Os três melhores pavilhões da Expo Milão 2015

A Expo Milão 2015 aconteceu no período de 1º de maio até 31 de outubro, na Itália. Para quem não conhece, a expo é uma exposição universal que ocorre de cinco em cinco anos em locais diferentes, reunindo dezenas de países interessados em compartilhar novos avanços da humanidade. Nesses eventos ocorre uma grande troca de conhecimento entre povos com valores e estilos de vida diferentes. São espaços para compartilhar tecnologias, inovação, e novas descobertas que vão influenciar no mundo da arte, educação, design, arquitetura, comércio, turismo e relações internacionais.

A história dessas exposições universais é bem antiga. A primeira edição aconteceu no ano de 1851, e tinha como objetivo o lançamento de novos produtos e invenções nas mais diversas áreas. Eram eventos associados a inovações tecnológicas. Foi nesse ambiente que surgiu o elevador, o telégrafo e o telefone, por exemplo. Também foi durante uma exposição universal em 1899, que foi construída a Torre Eiffel, uma herança deixada para os franceses.

Em 2015, o a Exposição Universal foi realizada em Milão, na Itália, contando com a participação ativa de 144 países. O tema desta edição “Alimentando o planeta, Energia para a Vida”, veio com o objetivo de promover um debate sobre a nutrição do planeta de maneira sustentável, justa e saudável, promovendo as identidades culturais.

A Expo Milão abrigou muitos pavilhões representando diversos países. Os três melhores pavilhões, segundo o fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu, foram respectivamente Reino Unido, Áustria e Brasil.

O pavilhão brasileiro foi projetado pelo Studio Arthur Casas e o Atelier Marko Brajovic, que tiveram o desafio de criar um ambiente que transmitisse os valores brasileiros e as aspirações da nossa agricultura e pecuária diante do tema proposto. Ele consiste em um grande volume aberto, totalmente permeável, com uma estrutura de ferro que ressalta a brasilidade nos seus tons terrosos. Possui uma grande rede que cria espaços inusitados de descanso e lazer e cria um ambiente mais lúdico e interativo. A sustentabilidade está presente no sistema de montagem e desmontagem eficiente com elementos pré-fabricados, no reaproveitamento da água e no emprego de materiais certificados e recicláveis.

brasil expo milao 2015 arquitete suas ideias (3)

brasil expo milao 2015 arquitete suas ideias (2)

brasil expo milao 2015 arquitete suas ideias (1)

O segundo lugar ficou com o Pavilhão da Áustria. Com direção do arquiteto Klaus Loenhart, este pavilhão veio com a ideia de integração da natureza com a tecnologia, e chama atenção para um elemento crucial em nossas vidas: o ar. A instalação é rodeada de árvores e espaços verdes, e conta com 12 espécies vegetais encontrados na Áustria, com árvores que chegam até 12 metros de altura. Toda essa interação com a natureza acaba tornando o próprio pavilhão uma exposição por si só.

Austria expo milao 2015 arquitete suas ideias (2)

Austria expo milao 2015 arquitete suas ideias (1)

Austria expo milao 2015 arquitete suas ideias (3)

O primeiríssimo lugar ficou nas mãos do Reino Unido, que trouxe tecnologia e inovação. O espaço foi projetado pelo artista Wolfgang Buttress em colaboração com o engenheiro Tristan Simmonds e o escritório de arquitetura BDP. A estrutura conta com 169.300 componentes individuais de alumínio que resultam em um formato inspirado nas colmeias de abelhas. O pavilhão trabalha com a ideia de como a pesquisa e a tecnologia estão ajudando a resolver a questão da biodiversidade e escassez de alimento no planeta.

reino unido expo milao 2015 arquitete suas ideias (3)

 reino unido expo milao 2015 arquitete suas ideias (1)

reino unido expo milao 2015 arquitete suas ideias (2)

Texto escrito por Ana Spinelli para o Arquitete suas Ideias.

Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!

Gostou? Comente! E não esqueça de votar no Prêmio TOPBLOG 2015, é rapidinho, só clicar no banner a direita e confirmar o voto! Obrigado!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s