Um arranha-céu de container

O uso do container nos projetos de arquitetura está se tornando cada vez mais comum. A alternativa vem ganhando cada vez mais adeptos e estruturas incríveis estão surgindo por aí. Apesar de seu formato quadrado, com dimensionamento padrão, existem muitas possibilidades para criação de casas, escritórios, e até mesmo arranha-céus, como veremos a seguir. Confira!

Os containers são estruturas de aço e por conta disso são extremamente fortes. Apesar de sua estrutura robusta, são peças leves, confeccionadas para um perfeito encaixe. São fabricados de acordo com um padrão, e exigem muito menos mão-de-obra, por serem facilmente realocados e montados. Apesar de ser uma peça padronizada, o container possibilita infinitas opções de layouts e formas. Uma prova disso são os inúmeros projetos modernos e arrojados que vemos por ai.

Container concurso favela Mumbai arquitetura sustentabilidade arranha ceu arquitete suas ideias (3)

Recentemente, aconteceu um concurso internacional promovido pela Superskyscraper intitulado “Cidade de aço: arranha-céu de container 2015 para Mumbai”. O concurso, como o próprio nome já diz, buscava soluções para abrigos temporários para reurbanizar a densa favela de Dharavi, em Mumbai. A favela de Dharavi ficou bastante conhecida após aparecer no filme vencedor de oito óscares “Quem quer ser um milionário? ”. Com certeza você conseguiu ter noção da dimensão deste local, que é considerado uma minicidade, contando com cerca de 100 mil fábricas ao seu redor. Mas, voltando ao concurso, vamos falar um pouco sobre o projeto que conquistou o primeiro lugar.

Container concurso favela Mumbai arquitetura sustentabilidade arranha ceu arquitete suas ideias (2)

 O escritório Ganti + Asociates (GA) Design, propôs um edifício de 100 metros de altura composto por uma série de conjuntos autoportantes de containers apoiados por vigas metálicas a cada oito pavimentos. Os arquitetos aproveitaram a propriedade do container que permite o empilhamento de dez peças sem qualquer suporte adicional para chegar nessa ideia final. O projeto segue a linha reciclável e modular das moradias originais, pois prevê a implantação de containers reutilizados, que podem ser facilmente encontrados na região, já que a mesma abriga um grande porto. Outro fator interessante no que diz respeito à sustentabilidade, é a aplicação de elementos vazados de tijolos de terracota nos fechamentos dos corredores do edifício, produzidos pela própria comunidade. Esses elementos vazados permitiriam o aproveitamento da luz natural. Segundo o próprio arquiteto “criar qualquer solução requer primeiro uma compreensão profunda da filosofia de como Dharavi funciona: não como cidade, mas como comunidade”.

Segundo o júri do concurso, o projeto apresentou um entendimento global do contexto local, da comunidade, da cultura e das necessidades para melhorar a qualidade de vida da população. Eles apreciaram a configuração clara do projeto que pode ser repetida e adaptada para criar um distrito que evitaria o surgimento de outras favelas.

Container concurso favela Mumbai arquitetura sustentabilidade arranha ceu arquitete suas ideias (4)

Todas as unidades têm as dimensões padrões de um container (12m x 2,6m x 2,4m) e estão simetricamente arranjadas em torno de um núcleo central, que abriga as escadas e os elevadores. As molduras das estruturas servem como dutos para a passagem dos sistemas elétricos e hidráulicos e na sua lateral foram colocados painéis solares e turbinas para geração de energia a partir do vento. Pensando na comunidade, ainda foram previstos no projeto a criação de jardins comunitários, para maior interação entre os moradores.

Container concurso favela Mumbai arquitetura sustentabilidade arranha ceu arquitete suas ideias (1)

E o senso de comunidade não se perde apesar da evolução da residência. O projeto prevê também jardinetes, como espaços comunitários para a interação entre as pessoas.

Texto escrito por Ana Spinelli para o Arquitete suas Ideias.

Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!

Gostou? Comente! E não esqueça de votar no Prêmio TOPBLOG 2015, é rapidinho, só clicar no banner a direita e confirmar o voto! Obrigado!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s