Casa-AL no Rio de Janeiro

Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (2) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (22) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (5)

Um dos últimos projetos do escritório de Arthur Casas, situado em São Paulo, é a Casa AL. Este é mais um exemplo da conexão que o grupo tem com a escala horizontal. Construída em Joa, nas montanhas do Rio de Janeiro (não sei como foi feita a aprovação deste projeto) a casa de três andares foi projetada para se integrar com o ambiente, em uma interessante escolha de materiais. Mas o melhor de tudo é a paradisíaca vista para o mar.

O dono da casa é o jornalista Alex Lerner e ele tem nessa casa a oportunidade de se sentir como se estivesse de férias o ano todo. A princípio Lerner iria comprar uma cobertura no rio, mas como não conseguiu achar um apartamento que se encaixasse dentro de seus sonhos (um sonho caro não é mesmo) ele decidiu fazer tudo desde o início  e para isso contratou o arquiteto e designer Arthur Casas.

Lerner, que gosta muito de limpeza – ele tem até 4 aspiradores na casa – cuidou pessoalmente dos detalhes da casa, o que resultou em um projeto que se alinhou perfeitamente com o gosto do cliente.

Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (21)  Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (23) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (24) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (18) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (17)

A residência tem em torno de 480m². O primeiro piso contém cômodos para o jardineiro e empregada assim como dois quartos para hóspedes. O segundo piso, que se abre para o deck da piscina tem uma ótima vista do oceano é por onde se entra na casa. Já no terceiro piso fica o quarto do dono e escritório. Nas palavras de Arthur Casas: “Há momentos onde esta vista é de simplesmente tirar o fôlego, por isso as áreas comuns tem que estar alinhadas para tirar o máximo proveito disso. Os enormes vãos aumentam a sensação da proporção da escala da casa; entretanto, como regra, os projetos que fazemos tem as mesmas dimensões de uma obra convencional”.

Colocando de lado a continuidade presente no projeto, a cereja do bolo realmente é a VISTA, mas esta não estava pronta para ser “vista”. Pela inclinação do terreno, outra edificação iria atrapalhar a visão do mar e por isso Arthur optou por colocar o acesso da residência pelo segundo piso. Desta maneira as áreas de vivência e recreação, assim como a piscina, receberam de presente a pintura da paisagem em enormes paredes de vidro presentes na casa.

Esses grandes painéis de vidro podem correr, transformando toda a área de vivência e terraço em um único espaço para aproveitar a natureza.

Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (25) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (20) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (19) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (16) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (15) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (14) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (13) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (11)

De acordo com o pedido do cliente, muita pedra, madeira e vidro foram usados na obra. A pedra veio de Minas Gerais e ela foi trabalhada para que o impacto final fosse luminoso, apesar do estado bruto e natural. No deck da piscina foi usado o Cumaru, que é fácil de manter e dura bastante.

Arthur Casas também utilizou diversos materiais naturais na decoração interna da residência, mesclando tons neutros  com peças feitas a mão importadas. A maioria dos móveis do deck são removíveis e laváveis, uma questão bem importante para o dono. Desta maneira a casa pode se manter impecável por muitos anos ainda por vir.

É um design limpo, onde o bom gosto encontrou o dinheiro. O resultado é fantástico.

Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (10) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (9) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (8) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (7) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (6) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (4) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (3) Arthur-Casas-casa-AL-Brasil-foto-fernando-guerra-arquitete-suas-ideias-rio-janeiro (1)

Fonte: Yatzer

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s