Sendai Mediatheque / Toyo Ito

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_01

Com a intenção de projetar um centro cultural translúcido, usando um sistema único que permitisse total visibilidade e transparência para a comunidade local, a Mediateca de Sendai, no Japão, feita por Toyo Ito é revolucionária na sua engenharia e estética.

Seis lajes de aço nervurado, parecem flutuar a partir da rua, apoiado por apenas treze colunas verticais tramadas em aço que se estendem do chão para o telhado. Esta qualidade visual impressionante que é uma das características mais identificáveis ​​do projeto é comparável a árvores de grande porte em uma floresta, funcionam como shafts de luz e com outros usos como passagens de redes e sistemas.

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_08

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_02

Cada andar tem planta livre, enquanto que os pilares estruturais reticulados são independentes da fachada e flutuam em diâmetro à medida que vão de piso a piso. As mais simples intenções de se concentrar em planos (pisos), tubos (colunas) e pele (fachada e paredes exteriores) permite uma concepção poética e visualmente intrigante, bem como um sistema complexo de atividades e sistemas informacionais.

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_05

Os quatro tubos maiores estão situados nos cantos dos planos, que servem como o principal meio de apoio e sustentação. Cinco dos nove tubos de menor diâmetro são retilíneos e contêm também os elevadores, enquanto os outros quatro são mais tortuosos e carregam os dutos e fios.

Ao se aproximar da Mediateca de Sendai, o público é levado através da entrada princiapl de pé direito duplo, como se a cidade continuasse prédio adentro através de grandes painéis de vidro. Esta praça inclui um café, lojas e um espaço aberto a comunidade capaz de suportar exibições de filmes e outros eventos.

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_06

Outro aspecto singular deste edifício é o envolvimento de muitos profissionais no projeto, como se cada nível fosse incorporado por outra pessoa. Kazuyo Sejima projetou o térreo, colocando os escritórios administrativos por trás de uma tela translúcida. A Biblioteca Shimin encontrada no segundo e terceiro níveis, incluem um salão com acesso completo à internet e móveis especialmente concebidos pelo K.T. Arquitetura.

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_03

O aspecto natural, como árvores das colunas de metal da Mediateca, mesclam-se com o entorno natural da área, já que o projeto se encontra em uma rua ladeada de árvores. O edifício muda juntamente com as estações do ano, é aberto durante o verão, mas também acolhe as pessoas durante o inverno.

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_04

O espaço da galeria no quinto e sexto andar contém flexíveis espaços para exibições, utilizando paredes móveis, espaços mais estáticos, com paredes fixas e também uma área de descanso com bancos projetados por Karim Rashid. No 6º andar Ross Lovegrove ficou no comando, adicionando 180 cadeiras de cinema, junto com móveis verdes e brancos para a a biblioteca audio visual da Mediateca.

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_11

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_07

Arquiteto: Toyo Ito

Local: Aoba-ku, Sendai, Miyagi, Japão

Ano de projeto: 1995-2001

Área do terreno: 3.948.72m²

Área construída: 2.933.12m²

Área total: 21.682.15m²

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_09

Sendai_Mediatheque_Japao_Toyo_Ito_arquitetura_vidro_aco_arquitete_suas_ideias_10

Fotografias: RIBA, Archienvironment, Toyo Ito, Flickr- username: Yisris, Arch Daily

Anúncios

One response to “Sendai Mediatheque / Toyo Ito

  1. Pingback: Bibliotecas pelo mundo #02 « Arquitete suas ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s