Ciclovias para uma cidade melhor

Um de nossos desejos para esse ano de 2016 é uma cidade melhor para se viver. Uma cidade com mais investimentos na infraestrutura urbana, como por exemplo na mobilidade. Afinal, o aumento de carros nas ruas é perceptível a cada ano que passa. E em meio a todos esses carros, estão os ciclistas. Vulneráveis em estradas que não estão devidamente estruturadas para recebê-los. Mas, hoje viemos trazer exemplos de lugares que adotam o uso da bicicleta no seu cotidiano e estão com novos projetos para melhorar a sua infraestrutura local.

Pelo mundo há inúmeros exemplos de cidades que vêm adotando o uso da bicicleta, que além de ser um meio de transporte ecológico, faz bem para saúde. Aliás, nem precisamos ir muito longe para pegar exemplos de cidades que andam investindo em ciclovias. A prefeitura de São Paulo, apesar das muitas críticas, vem tentando aos poucos implantar ciclovias ao longo da cidade. É claro que falta muito ainda a ser feito, mas já é um começo. Principalmente tratando-se de uma cidade com uma quantidade imensa de carros nas ruas.

Ciclovias_arquitete_suas_ideias_04

Os exemplos que vamos mostrar nesse post vêm lá da Alemanha. Um deles é um projeto chamado “Radbahn”, que está chamando a atenção de muita gente por lá. Trata-se de uma ciclovia coberta com extensão de nove quilômetros. A ideia surgiu para atender a necessidade de milhares de ciclistas que sofrem com os dias de chuvas, principalmente nos temporais, trazendo mais segurança a eles. Apesar dessa ciclovia coberta já existir, outro ponto bastante interessante no projeto é o foco na sustentabilidade: o atrito causado pelos pneus no chão gerará energia que será convertida em iluminação por todo o trajeto através de semáforos e placas informativas. Como se não bastasse, o trajeto ainda contará com espaços para descanso, cafés, estações de serviços com assistência técnica, aluguel de bikes e até uma horta urbana. Quem poderia imaginar que uma ciclovia poderia ser tão bem equipada, não é mesmo?

Ciclovias_arquitete_suas_ideias_02

Ciclovias_arquitete_suas_ideias_03

Não contentes com esse projeto inovador, os alemães acabam de inaugurar o primeiro trajeto da sua autoestrada para uso exclusivo de bicicletas. Sim, são cem quilômetros de estrada exclusiva para uso de ciclistas e pedestres, que poderão passear livremente sem o contato com automóveis. A autoestrada juntará dez cidades e quatro universidades. Estima-se que quando a estrada estiver concluída, poderá retirar das ruas cerca de 50 mil carros todos os dias. Quem sabe esses exemplos não servem de inspiração para nossas cidades? Afinal é ano novo, então não custa nada sonhar um pouco!

Ciclovias_arquitete_suas_ideias_01

Você consegue andar de bicicleta tranquilamente na sua cidade? Deixe seu comentário:

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s