Cinco vantagens do telhado verde

Os telhados verdes, apesar de estarem em alta, são uma prática antiga. Muito utilizados nos anos 20, na arquitetura moderna, faziam parte dos cinco pontos fundamentais da nova arquitetura segundo Le Corbusier. No Brasil, muitos arquitetos seguiram essa linha moderna e implantaram telhados verdes em suas obras. Hoje, mais do que uma solução estética, o telhado verde por vir como uma alternativa para as grandes cidades.

Para quem não sabe, essa técnica consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, que tanto pode ser uma laje impermeabilizada quanto um telhado convencional. Existem algumas camadas antes de chegar na laje, ou telhado, como podemos observar na imagem a seguir.

vantagens_telhado_verde_arquitete_suas_ideias_01

A seguir, algumas vantagens do uso do telhado verde

Diminuição da poluição e da temperatura. Com as áreas verdes, há uma melhor captação de carbono e de outros gases de efeito estufa decorrentes da poluição, além disso, contribuem para uma queda de temperatura nas chamadas ilhas de calor (muito comuns nas áreas urbanas devido ao calor armazenado nas edificações)

vantagens_telhado_verde_arquitete_suas_ideias_04

Maior retenção da água da chuva. A vegetação presente no telhado verde ajuda na drenagem da água da chuva, fato que reduz a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto, filtrando a poluição das águas. Além disso, diminui a possibilidade de enchentes, já que o excesso de água não vai para a rua.

vantagens_telhado_verde_arquitete_suas_ideias_03

Melhora o isolamento térmico e acústico da edificação. Os telhados verdes conseguem atuar como isolantes, evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação.

vantagens_telhado_verde_arquitete_suas_ideias_02

Reduz o consumo de energia. Com a diminuição da temperatura interna, ocasionada pela vegetação, minimizam os gastos energéticos referentes ao uso de aquecedores e refrigeradores.

vantagens_telhado_verde_arquitete_suas_ideias_06

Aumento da biodiversidade. Toda essa vegetação persente no telhado verde, atrai pássaros, borboletas, e outros bichos que pouco eram vistos na selva de concreto que são as grandes cidades.

vantagens_telhado_verde_arquitete_suas_ideias_08

Em Recife, agora é lei: todo novo prédio com mais de 4 pavimentos e com área coberta acima de 400 metros quadrados, deverá implantar o telhado verde. A lei 18.112/2015 prevê o plantio de gramas, hortaliças, arbustos, arbusto e árvores de pequeno porte nas lajes dos edifícios, contribuindo para o aumento de verde na cidade. Além disso, a lei prevê a construção de reservatórios para a captação de água da chuva em novos imóveis residenciais ou comerciais.

vantagens_telhado_verde_arquitete_suas_ideias_07

Na sua cidade você já vê muitos telhados verdes? O que acha dessa ideia?

Vote no Prêmio TOPBLOG 2015, clique no banner a direita e confirme seu voto!

Obrigado!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s