O uso do bambu na arquitetura

O bambu sempre foi um material muito utilizado em lugares como o Japão e a China, desde os primórdios. De um tempo pra cá, esse material vem surgindo como uma alternativa sustentável na construção civil, entre outros materiais. Muitas pesquisas já foram realizadas e comprovam sua resistência, flexibilidade e durabilidade. Por esse motivo, o bambu foi ganhando cada vez mais espaço e hoje em dia é utilizado por arquitetos em obras modernas ao redor do mundo.

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (1)

No Brasil, existem grandes reservas naturais da planta. No Acre, por exemplo, os bambuzais cobrem 38% do estado. Apesar deste fato, o uso do bambu na construção civil ainda só está começando. Há muitos defensores desse recurso no país, como é o caso do professor do Departamento de Engenharia Civil da PUC-RJ, Khosrow Ghavani. Ele estudou por mais de 20 anos sobre o material e afirma que o bambu é resistente o suficiente para substituir o aço em algumas estruturas, além de não poluir, ser renovável, forte e flexível.

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (6)

Entre as vantagens do bambu, estão a economia e a durabilidade. Se tratarmos adequadamente contra pragas e intempéries, a sua duração pode atingir até 25 anos. Já economicamente falando, a utilização na construção civil pode diminuir em até 30% o valor total da obra. O bambu é uma alternativa sustentável e eficiente em termos de energia, apresenta um crescimento rápido (em três anos, já pode ser cortado) e é muito leve, o que facilita o trabalho manual. Em locais propensos a terremotos, o bambu é uma ótima escolha, pois devido a sua flexibilidade, ele resiste bastante aos tremores, o que já não é bem o caso do Brasil, mas que pode ser usado em outras áreas afetadas por esses eventos.

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (4)

Um dos exemplos do uso do bambu na construção civil encontra-se em Bali, na Indonésia. O lugar, conhecido por suas belezas naturais e sua rica cultura, abriga o condomínio Green Village, com enormes casas todas construídas com bambu. Planejado pela empresa Ibuku em parceria com a designer Elora Hardy, o green village é um projeto que busca o menor impacto possível no meio ambiente, adaptando-se às condições da floresta ao redor e do terreno, que não sofreu modificações.

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (2)

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (8)

Cada casa da vila apresenta um projeto único feito de bambu, desde a estrutura até os móveis. Pensando no clima equatorial de Bali, foram projetados espaços com amplas janelas, para melhor circulação do ar e aproveitamento da luz natural. Os moradores têm acesso a produtos orgânicos e comidas caseiras dos jardins nativos, além de estarem em contato com a natureza magnífica do local.

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (3)

Outro exemplo desse tipo de construção encontra-se próximo ao condomínio Green Village, em Bali, Indonésia. É a Green School, considerada a escola mais ecológica do mundo. A instituição sem fins lucrativos, oferece cursos diferenciados para crianças do ensino infantil ao médio. Os cursos exploram a questão da sustentabilidade e da cultura local. Além disso, os alunos têm a oportunidade de aprender música, dança e teatro.

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (5)

Bambu arquitetura sustentabilidade madeira escola arquitete suas ideias (7)

A escola é feita inteiramente de bambu, e conta com sistemas de reutilização da água e captação de energia solar através de placas. Fugindo do formato de uma “caixa”, a estrutura da escola se assemelha a duas hélices e abriga salas de aulas abertas, com ventilação e iluminação naturais. A Green School é uma escola que foge de qualquer padrão e está sendo procurada por pais, professores, estudantes e voluntários do mundo todo.

Texto escrito por Ana Spinelli para o Arquitete suas Ideias.

Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!

Gostou? Comente! E não esqueça de votar no Prêmio TOPBLOG 2015, é rapidinho, só clicar no banner a direita e confirmar o voto! Obrigado!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s