Dicas para aumentar o espaço de seu apartamento pequeno

 Dicas para aumentar o espaço do seu apartamento arquitete suas ideias (3)

A decoração de um espaço exerce grande diferença na maneira em como ele é percebido pelas pessoas. Dependendo da cor, da disposição dos móveis, da luminosidade, as percepções de um ambiente podem mudar. Por isso separamos algumas dicas do arquiteto Diego Revollo para quem deseja otimizar os apartamentos pequenos, dando a impressão de que são maiores e mais aconchegantes.

  1. Tente manter um pé-direito de 2,60m. Para isso, as vezes é necessário abrir mão dos forros de gesso que aumentam a sensação de aperto em um apartamento pequeno. Você pode trocar as lâmpadas embutidas por pendentes decorativos.

  2. Diminua o número de ambientes. Quanto maior o número de divisões, maior a sensação de ambientes apertados. Por isso, invista em ambientes integrados, como a sala integrada com a cozinha, por exemplo. Isso acrescentará centímetros valiosos aos cômodos.Dicas para aumentar o espaço do seu apartamento arquitete suas ideias (2)

  3. Atenção para as mesas de centro. Uma mesa de centro não pode dificultar a passagem. Para maior conforto, o mínimo necessário para a circulação é de 0,70 cm. Você pode investir em formatos inusitados que se encaixem melhor na sua sala, como mesas compridas, estreitas, ou até mesmo um agrupamento de mesas menores.

  4. Utilize cores claras e pinte as paredes e o teto do mesmo tom. As cores claras nos transmitem a sensação de que um ambiente é maior. Invista nos tons de branco, caso pretenda colocar quadros na parede. Se for optar pelo tom de cinza, aplique tons quentes, com o bege, para tornar o ambiente menos frio.Dicas para aumentar o espaço do seu apartamento arquitete suas ideias (4)

  5. Use tapetes grandes. Os tapetes devem envolver todos os móveis de um ambiente. Tapetes pequenos dão a impressão de que o ambiente é mais apertado. Caso não queira colocar tapete em grandes dimensões, opte por deixar o piso a mostra.

  6. Utilize espelhos em superfícies inteiras. O espelho é um grande aliado quando queremos dar a impressão de que um ambiente é maior do que ele realmente é. Além disso, são itens de decoração. Um espelho bem colocado é aquele que se torna imperceptível no ambiente (é necessário olhar duas vezes para perceber que a peça está lá.) Para alcançar tal efeito, utilize espelhos que cubram paredes inteiras, ou armários inteiros. Evite espelhos em formatos inusitados. Dicas para aumentar o espaço do seu apartamento arquitete suas ideias (1)

  7. Use poucos móveis, em tamanho grande. Se utilizarmos muitos móveis pequenos, teremos a impressão de estar vivendo em uma casa de bonecas. Opte também por colocar móveis suspensos, para que seja possível enxergar o chão “desaparecer”. Uma boa opção é suspender os móveis colados na parede. Dicas para aumentar o espaço do seu apartamento arquitete suas ideias (1)

    Gostou das dicas? Compartilhe!

    Texto escrito por Ana Spinelli para o Arquitete suas Ideias.

    Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s