Uma cidade pensada para pedestres

As cidades estão crescendo cada vez mais a cada ano. Mais carros na rua, mais edifícios, mais comércio, mais trânsito e muito mais estresse. Pensando em promover bairros mais confortáveis aos pedestres e orientar o crescimento urbano de San José, na Califórnia, a Associação de Pesquisa e Planejamento Urbano de San Francisco (SPUR), realizou uma pesquisa na qual aponta sete dicas para criar uma cidade pensada para pedestres. As dicas foram pensadas para uma intervenção em San José, mas podem facilmente servir de guia para muitas outras cidades ao redor do mundo. Selecionamos algumas para mostrar:

cidade pensada pedestres arquitete suas ideias (2)

A primeira dica seria não permitir que quadras inteiras se fechem para as ruas, afinal é muito mais agradável quando caminhamos em uma rua onde existem lojas, restaurantes e cafés do que naquelas onde os únicos “atrativos” são estacionamentos e edifícios comerciais, não é mesmo? Para isso, é necessário que essas quadras possibilitem a circulação de pedestres, através de passeios e entradas para os edifícios.

cidade pensada pedestres arquitete suas ideias (3)

A segunda dica para criar uma cidade para pedestres é voltar os edifícios para a rua, ou seja, diminuir a distância entre o edifício e a calçada, atraindo assim a atenção das pessoas. Aqui já podemos descartar aquelas lojas que possuem um enorme estacionamento na sua entrada principal e acabam diminuindo o interesse das pessoas em entrar no recinto. Segundo o planejador da SPUR, ao diminuir essas distâncias estamos criando “uma espécie de intimidade e sentido do lugar”.

cidade pensada pedestres arquitete suas ideias (4)

Outro passo importante citado é a construção de “estacionamentos invisíveis”, isto é, que não estejam localizados na parte frontal do prédio. A preferência deve ser sempre do pedestre, afinal, “todos os condutores são pedestres quando saem dos seus automóveis”. Para isso podem-se adotar alternativas como estacionamentos na parte posterior do edifício ou subterrâneos. E claro, deve-se priorizar o caráter multiuso do edifício, com acessos seguros para pedestres.

A criação de “ruas completas” também é citada na pesquisa. As “ruas completas” seriam aquelas que não visam apenas priorizar e facilitar o uso dos automóveis. Elas devem seguir um desenho urbano que explore todo o seu potencial, com a presença de espaços sociais, comerciais, para transporte público e bicicletas. Assim, podemos criar espaços públicos mais úteis, onde as pessoas sintam-se a vontade para permanecer e permear.

cidade pensada pedestres arquitete suas ideias (1)

Algumas cidades levaram a sério a questão da prioridade dos pedestres e estão adotando medidas para a diminuição dos automóveis nas ruas. Não apenas uma questão de valorizar o uso do espaço público, a diminuição dos automóveis é também sinônimo de melhoria na poluição atmosférica e consequentemente na qualidade de vida das pessoas. Em Paris, por exemplo, a poluição chegou a um dos níveis mais críticos no ano passado. Para tentar reverter essa situação, foi restringido o uso dos automóveis durante alguns dias e oferecido transporte público gratuito. O nível de poluição diminuiu cerca de 30% em algumas horas. Após esse episódio, a cidade resolveu proibir a entrada de carros no centro nos finais de semana como forma de incentivo ao uso de outros meios de locomoção. Até 2020, espera-se duplicar o número de ciclovias, proibir automóveis movidos a diesel, e fazer com que nas ruas mais movimentadas circulem apenas veículos elétricos e de baixa emissividade.

E aqui no Brasil, o que podemos fazer para melhorar nossas cidades? Deixe seu comentário e compartilhe!

Fonte: Archdaily aqui e aqui.

Texto escrito por Ana Spinelli para o Arquitete suas Ideias.

Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s