Conheça 5 exemplos de arquitetura humanitária pelo mundo

A arquitetura está a serviço das pessoas, acima de tudo. Em um mundo com tanta desigualdade, as iniciativas humanitárias destacam-se em nosso meio. Pensando em valorizar esses projetos, separamos aqui estes cinco exemplos que unem a arquitetura e a solidariedade pelo bem das pessoas.

1º: Shigeru ban e a arquitetura de papel

arquitetura humanitaria pelo mundo arquitete suas ideias 01

Shigeru Ban é famoso por sua arquitetura sustentável e pelo seu trabalho humanitário ao redor do mundo. Com suas alternativas de materiais baratos e fáceis de encontrar, como o papelão, o arquiteto constrói abrigos para refugiados e desabrigados em cenários de tragédias e desastres naturais. Um exemplo disso, são os abrigos construídos para os atingidos pelo terremoto em Kobe, no Japão. Os abrigos são feitos de tubos de papelão e tem como base caixas de cervejas preenchidas com areia.

2º: O orfanato da luz (Quênia)

arquitetura humanitaria pelo mundo arquitete suas ideias 02

Idealizado pela Orkistudio, uma cooperativa de projetos humanitários, o ST Jerome´s Center é um abrigo para crianças abandonadas e desfavorecidas na região keniana de Nakuru. O edifício foi construído com a ajuda da comunidade étnica Kikuyu e de um grupo de estudantes ingleses. Em apenas oito semanas conseguiram inaugurar o prédio, que se distingue por sua luminosidade e pela simplicidade dos materiais.

3º: O superadobe de Nader Khalili

arquitetura humanitaria pelo mundo arquitete suas ideias 03

Projetado pelo arquiteto premiado pela ONU, Nader Khalili, o superadobe foi um projeto revolucionário dos anos 70. Após muitas pesquisas, o arquiteto desenvolveu um sistema de construção a prova de abalos sísmicos e extremamente barato. O superadobe consiste em sacos cheios de terra unidos por um arame farpado em diversas camadas. A sua ideia foi considerada tão revolucionária que a NASA passou a estudar o método para futuras instalações lunares.

4º: Um exemplo de multifuncionalidade

arquitetura humanitaria pelo mundo arquitete suas ideias 04

Esse é um exemplo de multifuncionalidade na arquitetura. O edifício foi construído pelo arquiteto Greg Elsner em uma área rural do Quênia, que sofre com a seca. Ao mesmo tempo em que serve como local de estudo para as crianças, também é utilizado para reuniões e outros encontros. O espaço conta com capitalização da água da chuva, que é armazenada para o uso dos estudantes.

5º: Casas de areia na Cidade do Cabo

arquitetura humanitaria pelo mundo arquitete suas ideias 05

Após vencer um concurso de arquitetura, a empresa local MMA apresentou seu projeto de casas com esqueleto de sacos de areia. Parecido com a ideia de Nader Khalili, as casas oferecem abrigo aos menos favorecidos da Cidade do Cabo, que possui boa parte da população beirando a linha da pobreza.

Texto escrito por Ana Luiza Shimomura Spinelli para o Arquitete suas Ideias.

Gostou? Compartilhe!

Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!

Advertisements

One response to “Conheça 5 exemplos de arquitetura humanitária pelo mundo

  1. Pingback: O uso do bambu na arquitetura | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s