Google mapeia potencial de telhados para gerar energia solar

project sunroof google arquitete suas ideiais. energia telhado tecnologia 02jpg

A arquitetura está sempre procurando otimizar a eficiência energética de projetos e hoje já é largamente divulgado que o sol é uma grande fonte limpa de energia, mas até agora essa alternativa  ainda parece cara e não gera uma quantidade suficiente de eletricidade para que consigamos dispensar os meios tradicionais de energia. Apesar disso, a energia solar é uma das maneiras mais óbvias para reduzir o nosso impacto ambiental e talvez até mesmo poupar dinheiro a longo prazo, mas qual é o custo da instalação, e será mesmo que vale a pena?

project sunroof google arquitete suas ideiais. energia telhado tecnologia 01jpg

O Google anunciou no seu Google Green Blog (blog da empresa voltado para iniciativas ambientais) o Project Sunroof. O Projeto Sunroof funcionará em conjunto com o Google Maps para mostrar o  quanto de energia solar um telhado pode gerar diariamente. Os usuários poderão então ver o quanto de energia eles serão capazes de gerar por mês e, mais importante, a quantidade de dinheiro que eles podem poupar ao instalar um painel solar. O Google também poderá designar para você quais são as lojas e os profissionais de instalação de painéis mais próximos de você.

As primeiras cidades que estarão no Project Sunroof são Boston, São Francisco, e Fresno. O resto dos EUA serão cobertos no projeto em breve – e embora não confirme com todas as palavras, o Google admite no vídeo que talvez ofereça o mesmo para o resto do mundo. Mas isso não deve acontecer em breve, já que mapear instaladores desses sistemas no mundo todo pode levar tempo – todo o resto de informação necessária o Google provavelmente já tem.

Hoje no Brasil já vemos empresas que por mais ou menos 20 mil reais prometem suprir uma casa com placas fotovoltaicas que irão gerar energia suficiente e quiçá devolver o excedente para a rede de transmissão. Porém ainda não é algo tão comum. As placas solares, usadas para aquecer água, já são uma realidade em diversas partes do nosso país, assim como o reuso das águas das chuvas, mas nem todo mundo busca este tipo de ação por causa do valor agregado.

E você? Já tem algum tipo de dispositivo para poupar, gerar ou reutilizar energia? Deixe nos comentários!

Fonte: Arquitortura

Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s