Arquitetura Perigosa?

A arquitetura tem a função de abrigar, proteger, seja dos fatores externos naturais ou artificiais. Como também tem a intenção de abrigar os equipamentos e objetos para nossas necessidades cotidianas.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 01

Geralmente, a arquitetura, inicialmente concebida por arquitetos apresenta um caráter artístico, muitas vezes abstraindo elementos necessários para a segurança e bem estar dos usuários. Sendo usado quando se trata de propostas iniciais, ou apresentadas em concursos de projeto, onde o apelo estético é o foco.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 02

Entretanto, uma arquitetura 100% humanizada, muitas vezes, vai em oposição a essa estética simplificada. Em uma representação, onde o foco não está nos guarda-corpos ou nos corrimões de escadas, ou na sinalização dos pisos e desníveis, e sim no fato de explorar o formalismo do projeto ou sua leveza, a omissão desses elementos acaba sendo bastante comum.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 03

Principalmente na faculdade de arquitetura, onde o foco é a proposta projetual, com prazos curtos e mais diversas outras matérias ao mesmo tempo, a especificação ou representação de tais elementos voltados para a “segurança”, fica em segundo plano.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 04

Já a arquitetura projetada como conceito, por sua vez também não responde exatamente as necessidades básicas dos humanos, sendo necessária adaptá-la a realidade do usuário, ainda que para isso seja necessário interferir no resultado estético.

 arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 05.jpg

O ser humano é uma espécie dinâmica, inteligente e com uma as mobilidades mais desenvolvidas. Porém, nas diferentes fases da vida, as pessoas tem sua mobilidade reduzida e suas necessidades modificadas.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 06

Seja uma criança ou um idoso, suas necessidades vão ser diferentes das demais pessoas jovens e adultas. Com isso, a arquitetura também deve responder a essas necessidades específicas, dando suporte e proteção a diversas faixas etárias.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 07

Apesar das mais diversas propostas arquitetônicas, impressionantes e ousadas, nós arquitetos, devemos nos conscientizar, da mesma forma que atualmente o tema da acessibilidade ganhou espaço, que o tema da mobilidade e também da segurança deve ser repensado, e aqui propor uma reflexão sobre o que é ou não adequado para cada projeto em questão.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 08

A criação arquitetônica não tem limites, a transformação das propostas, a releitura, a estetização, influenciada pelo processo criativo e pela necessidade de inovação, algumas vezes pode chegar a um resultado extremamente inovador, porém o mesmo pode não ser eficiente ao responder ao usuário.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 09

Uma das áreas mais exploradas é o design de escadas. A evolução dessa é praticamente inimaginável.  A estetização atingiu um nível nunca antes atingido, tornando o elemento escada uma obra de arte, responsável por compor a decoração e valorizar estética do ambiente.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 10

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 11

Mas essa estetização unicamente formal deixa a desejar na questão funcional, fazendo com que algumas vezes, por mais impressionante que possa ser o elemento, a sua beleza exclui a possibilidade de segurança.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 12

Os ambientes, com o passar do tempo, evoluíram de cômodos enclausurados para ambientes integrados, aparentemente, uma próxima evolução parece surgir no cenário, considerando a necessidade de espaços compactos, devido ao crescimento exponencial da população. Como já ocorre no Japão e em outros países, a exploração do espaço vertical, ou seja, a verticalização dos ambientes, o que ocasiona por sua vez, a verticalização das atividades.

arquitetura perigosa projeto faculdade arquitete suas ideias 13

Dessa forma, ao acompanhar mais esse processo de transformação, mais uma reflexão é proposta. Ao avaliarmos nossos hábitos, nosso corpo e nossos movimentos, estamos, nós, preparados para essa nova forma de habitar?

Estaria nossa arquitetura preparada para nos abrigar de forma segura, funcional?  Ao menos no aspecto estético, as soluções arquitetônicas estão respondendo de forma gratificante, com inovação e criatividade.

E você? O que acha de uma arquitetura mais “segura”? Deixe seus comentários e visite nossa página do Facebook e o Twitter!

Texto escrito por Thaisa M. Porfirio, colaboradora do Arquitete suas Ideias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s