As mídias sociais e a Arquitetura: Como um escritório posiciona-se no mercado digital

As mídias sociais Arquitetura escritório mercado digital arquitete suas ideias

Atualmente a internet está presente nas vidas de muitas pessoas. Somente no Brasil somos 105 milhões de internautas. Algumas já não vivem sem a internet e a usamos desde para adquirir alimento até saber a melhor rota para voltar para casa. Mas o impacto da rede mundial de computadores em uma das mais antigas profissões do mundo altera o modo que o arquiteto deve se posicionar frente a ela.

As pessoas têm mais acesso a conteúdos que antes não eram de seu domínio dentro da imensidão de informações presente na internet. Desta maneira, está cada vez mais fácil ver projetos, dicas e até coisas como “faça você mesmo” na frente do computador. O aumento da procura por respostas online pelas pessoas levanta uma questão: qual é o impacto para um escritório de arquitetura estar presente nas mídias sociais?

É indiscutível que a internet traga facilidade ao dia a dia, mas como ela pode ajudar o profissional de arquitetura a conquistar novos clientes? Como delimitar até onde e qual o retorno para um escritório de arquitetura? O uso das mídias sociais pode trazer vantagem competitiva entre tantos outros escritórios?

Então focando em entender este questionamento comecei a pensar se é preciso posicionar um escritório de arquitetura no meio digital. É válido ou ainda o “boca a boca” é o mais importante na nossa área?

Este ano, o Brasil deve ultrapassar o Japão e se tornar o 4º país mais conectado no mundo, somente atrás da China, EUA e Índia. Esse número é muito expressivo. Dentre os brasileiros, 57,2 milhões de usuários acessam regularmente a internet.

Entre as pessoas que usam a internet, muitas acabam comprando produtos e, em 2014, a receita gerada pelas compras online alcançou R$35 bilhões, resultado 21% maior que em 2013. Desta maneira destaca-se o uso da internet como um meio forte e eficiente de comércio. Mas será que as pessoas estão dispostas a “comprar arquitetura” na frente do computador?

Com o uso cada vez maior da internet para a procura de produtos, cresce também a procura por serviços. Com relação à publicidade vista antes da compra, 90% dos consumidores consideram sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online. Ao decidir adquirir um serviço, as pessoas tendem a buscá-lo também na internet, pois hoje é o meio mais natural de se achar a informação procurada.

Desta forma vê-se a importância do profissional de arquitetura em ter o que mostrar no meio digital. Mas o como usar essa plataforma em prol do crescimento profissional e/ou seu escritório é que ainda está um pouco nebuloso.

A arquitetura é uma área onde o cliente busca a confiança no arquiteto, que pode ser adquirida ao conhecer seus trabalhos passados. E para isso nada mais válido do que um portfolio, coisa que todo arquiteto deveria ter, mas a eficácia do uso das mídias sociais na hora da escolha do profissional precisa ser averiguada.

Para isso gostaria a ajuda dos leitores do Blog. Sei que há muitos arquitetos, recém formados e pessoas interessadas em arquitetura que passam por aqui diariamente. Estariam vocês dispostos a responder uma rápida enquete sobre o tema? Essas informações poderão ajudar milhares de profissionais de arquitetura no futuro.

São dois questionários, um voltado para escritórios de arquitetura e outro para as demais pessoas e clientes. Agradeço muito a quem tiver disponibilidade de investir 5 minutinhos para responder as perguntas:

Clique aqui para responder o questionário para escritórios de arquitetura

Clique aqui para responder o questionário geral (não arquitetos)

Obrigado a todos que participarem!

Depois vou compartilhar aqui o resultado desta pesquisa!

Fonte imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s