O ecotelhado nada mais é que plantas na superfície da casa. Isso mesmo! A utilização das plantas no telhado, geralmente rasteiras, é como seu fosse um “jardim suspenso”. Nós adoramos a ideia e para mostrar mais sobre o telhado verde, separamos algumas dicas para você também ter no seu imóvel. Confere só:
Planta no telhado
A instalação do ecotelhado deve ser feita por técnicos especializados, pois consiste em uma série de fatores para sua segurança. Primeiro é necessário saber sobre a vedação adequada para não ter nenhum tipo de vazamento, qual é a inclinação e estrutura do telhado, e então aplicar a planta certa. As mais utilizadas para essa ocasião são aquelas que não necessitam de adubo, água e poda com frequência. É mais indicada e benéfica para centros urbanos que enfrentam problemas como calor e poluição.
Vantagens
Ameniza as ilhas de calor no meio urbano
Pode criar uma reserva de água da chuva para aproveitamento
Fácil manutenção
Conforto térmico e acústico
Aumento da biodiversidade
Alternativa para produção de alimentos
Pode ser instalado em cobertura de prédios
Planta na parede
Se não é possível instalar no telhado, não tem problema. Você ainda pode contribuir para o ambiente e ter benefícios colocando nas paredes, inclusive no gesso. Neste caso, mais conhecido como jardim vertical, eles possibilitam o cultivo de plantas e hortaliças em espaços pequenos. Também proporcionam conforto térmico e aumentam a biodiversidade no urbano, além de ficar um charme na decoração. A instalação e manutenção são fáceis e não precisam de auxílio técnico.
Interessante, né? Uma ótima alternativa para contribuir e colorir um pouco a cidade. Veja mais em Chave Fácil.
Curtiu? Compartilhe. Gostou? Deixe seu comentário!
Pingback: Arquitetura solidária: construindo um mundo melhor | Arquitete suas Ideias·
Pingback: Cinco vantagens do telhado verde | Arquitete suas Ideias·