Quer estudar na Europa?

Euro-Pós traça panorama das relações do ensino superior entre Brasil e Europa e oferece oportunidades de encontro entre estudantes brasileiros e instituições europeias. Feira acontece em novembro, em São Paulo.

 Euro pos estudo europa cursos Brasil arquitete suas ideias (2)

O continente onde surgiram as primeiras universidades do mundo é um dos principais destinos escolhidos por brasileiros interessados em estudar fora do país, da graduação à livre docência. A tradição aliada à qualidade do ensino e pesquisa, a receptividade e as possibilidades de troca entre culturas, além da oferta de um  número cada vez maior de bolsas de estudo, são pontos fortes que despertam  o interesse de estudantes brasileiros pelo Velho Mundo. Somente em 2013,  cerca de 9 mil brasileiros ingressaram em algum curso universitário (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado) em países como França, Holanda e Alemanha. E as portas da Europa continuam abertas para os brasileiros. Quem procura uma oportunidade para o ensino superior e tem a Europa como destino poderá visitar a Euro-Pós, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo.

A Euro-Pós é uma feira de educação superior europeia, que acontece com grande sucesso em outros países da América Latina, como Colômbia, México, Chile e Venezuela e acontecerá pela segunda vez no Brasil.  Promovida conjuntamente pelas instituições de fomento ao ensino superior da França (Campus France), Alemanha (DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e Holanda (Nuffic – Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior), o evento contará com a participação de países como Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Suíça, Holanda, Alemanha e Itália. “Será uma oportunidade para que os estudantes interessados em cursos superiores na Europa conheçam mais sobre a instituição onde desejam estudar. Na última edição, realizada em 2011, tivemos um público de 6 mil participantes e este ano a expectativa é de 10 mil. Teremos aproximadamente 85 expositores entre universidades europeias e instituições oficiais de informação”, afirma Silvia Bauer, coordenadora de marketing do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Na Holanda, segundo levantamento feito pelo Nuffic Neso Brazil, em junho deste ano, existem no país mais de mil estudantes brasileiros e esse número cresce, em média, 20% ao ano. Na Alemanha são cerca de 4.500 e na França foram 3.800 estudantes em 2013. Os brasileiros que resolvem estudar na Europa encontram o continente de portas abertas e, prova disso, é a quantidade de bolsas de estudo que são oferecidas aos estudantes. São diversas possibilidades: somente na Holanda são mais de 2 mil cursos ministrados em inglês, 62 programas de bolsas de estudo, além de um programa de bolsas voltado exclusivamente para brasileiros, o Orange Tulip Scholarship, lançado neste mês de outubro. Na França são 190 e na Alemanha mais de 80 programas de bolsas, de acordo com o nível do estudante (seja graduação, mestrado, doutorado ou pós-doc, além de estadias de pesquisa) e das cooperações entre as universidades brasileiras e alemãs.

A tradição europeia em algumas áreas é primordial na hora da escolha: interessados em moda e design vão para a Itália; arquitetura tem na Espanha um importante destino; Portugal ainda é forte em Letras; Alemanha tem na engenharia um importante celeiro; a França possui uma forte cultura política; na Suíça o destaque são os centros econômicos, entre outros. “O Brasil é um dos países-foco para as universidades holandesas, que pretendem ampliar a cooperação com as universidades brasileiras, o mesmo vale para a Alemanha. A França é o segundo maior destino depois dos Estados Unidos e representa 1,7% dos estudantes estrangeiros. O interesse pelos brasileiros está em serem tradicionalmente sociáveis, comunicativos e bons em construir relacionamentos, características muito valorizadas”, aponta Vincent Gleizes, diretor de marketing da Campus France.

Hochschul-Shooting 2012

O que encontrar

Durante a Euro-Pós, o estudante poderá ter contato direto com as universidades europeias e receberá informações sobre requisitos, funcionamento do processo seletivo, como se candidatar aos programas de bolsas de estudo, orientação sobre estágios, informações sobre trabalho e estudo, visto, moradia, seguro-saúde e afins. Será possível também conversar com brasileiros que já estudaram na Europa e trocar ideias sobre a experiência. “Da Holanda serão apresentadas algumas empresas com oportunidades profissionais e cases de sucesso” cita Simone Perez, Education promotion da Nuffic – Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior.

O evento é exclusivo para universidades europeias e representações oficiais de países europeus, com a finalidade de dar uma atenção especial e mostrar as vantagens de estudar na Europa. A Euro-Pós contará com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A feira conta com o apoio e a participação da Comissão Europeia, que terá um estande na exposição.  Da Alemanha estarão presentes 20 universidades e consórcios de universidades, o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), maior organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico, e duas instituições oficiais de ensino alemão; da Holanda serão 12 instituições e o Nuffic Neso Brazil, escritório de representação oficial do ensino superior holandês no Brasil; e da França serão 12 instituições, entre universidades, escolas de comércio, escolas de engenharia e escolas especializadas.

Áreas contempladas

A Euro-Pós contará com uma ampla rede de instituições de países europeus que oferecerão cursos de graduação, curta duração e de férias, pós-graduação, especialização, MBA, mestrado, doutorado e projetos de pesquisa. Da Holanda, por exemplo, serão contempladas todas as áreas de estudo, com destaque para Medicina e Ciências da Saúde, Engenharia, Direito, Administração e Economia, Meio Ambiente, Design, Comunicação e Ciências Sociais. Da Alemanha também serão representadas todas as áreas, além de graduação sanduíche e doutorado pelo Ciências Sem Fronteira (CsF) e projetos de pesquisa.

Seminários

Durante a feira, os participantes terão a oportunidade de assistir a seminários informativos gratuitos com palestrantes especializados de universidades e organizações governamentais europeias.  A vida acadêmica e social nesses países, o sistema educacional,  informações sobre vistos e requisitos de candidatura, média de gastos com custo de vida serão alguns dos temas.

Euro pos estudo europa cursos Brasil arquitete suas ideias (3)

Saiba quais universidades estarão na Euro-Pós 2014:

Holanda

Da Holanda estarão representadas seis universidades de pesquisa e seis de ciências aplicadas, que oferecem cursos voltados para a prática, orientados para o mercado de trabalho. Das 12, 11 participam do programa Ciência Sem Fronteiras e quatro delas (Maastricht University, Radboud, Groningen e VU Amsterdam) oferecem oportunidades para alunos de medicina dentro do programa, incluindo a parte clínica. A maioria delas oferece bolsas de estudo exclusivas para brasileiros por meio do programa Orange Tulip Scholarship (OTS Brazil), administrado pelo Nuffic Neso Brazil, como VU University Amsterdam, The Hague University of Applied Sciences, Radboud University, Twente University, Saxion University, NHTv, Maastricht, HU University of Applied Sciences Utrecht e University Medical Center Groningen.

Todas as universidades oferecem cursos de graduação e pós totalmente ministrados em inglês. As áreas mais procuradas pelos brasileiros são Engenharia e Tecnologia, Indústria Criativa, Ciências da Saúde, Administração e Direito. Também é notado o interesse crescente dos brasileiros pelas áreas de meio ambiente e sustentabilidade.

França

Várias universidades tradicionais da França reconhecidas pela excelência acadêmica já confirmaram participação na Euro-Pós 2014, como Université Paris-Diderot, Université de Lyon, Université de Toulouse, Aix-Marseille Université, todas com representação no Brasil. Além disso, participam escolas especializadas, como a École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg e AUTOGRAF. As escolas de comércio francesas, consideradas as melhores do mundo, também confirmaram presença: a Audencia Nantes École de Management, ESC School of Business, EM Lyon Business School, ESCP EUROPE, Studialis – International Office, CNAM – École MS Dept MIP e IIM. As áreas de Humanas, Relações Internacionais, Engenharia, Tecnologia e Agricultura e Agronomia são o foco dos brasileiros que realizam, em média, um ano de estudos superiores em território francês. O Campus France Brasil, como agência oficial para a promoção dos estudos na França, estará igualmente presente com o objetivo de fornecer orientação aos estudantes sobre todas as etapas necessárias dos procedimentos, desde a escolha do curso, até a obtenção do visto de estudante.

Alemanha

Várias universidades alemãs participarão da feira, como Universität Heidelberg, Universität Stuttgart, Freie Universität Berlin, Universität zu Köln, Westfälische Wilhelms-Universität Münster e Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg, além delas mais três consórcios de universidades: Universidades de Baviera, TU9 German Institutes of Technology e UAR – Universitätsallianz Ruhr. Voltadas para a área tecnológica estarão Technische Universität Berlin, Technische Universität Ilmenau, Technische Universität Chemnitz e Technische Universität Kaiserslautern. De Ciências Aplicadas, focadas na prática e orientadas para o mercado de trabalho estão Hochschule Offenburg, Hochschule Rhein-Waal, Fachhochschule Lübeck e Hochschule Esslingen. Há também três Business & Law Schools, como Bucerius Law School Hochschule für Rechtswissenschaft, WHU – Otto Beisheim School of Management e Frankfurt School of Finance & Management.

Por fim, duas instituições oficiais de ensino alemão: Goethe-Institut, que fará o sorteio de duas bolsas de curso de alemão durante a feira, e Fachverband Deutsch als Fremdsprache. A maioria dos estudantes fica entre um e dois anos na Alemanha. Os brasileiros buscam principalmente as áreas de Engenharia, Humanas (Direito, Administração, Música, Arte, Design e Indústria Criativa), Biologia (Ciências Biomédicas e da Saúde), Computação e Tecnologias da Informação.

Saiba mais sobre a Euro-Pós no site www.europosbrasil.com

SERVIÇO

Euro-Pós 2014 – Feira de Educação Superior Europeia

Quando: 29 e 30 de novembro de 2014

Horário: das 14h às 19h

Onde: Centro de Eventos São Luís (Rua Luis Coelho, 323)

Entrada Gratuita

Fonte Rojas Comunicação

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s