Top 10 faculdades de arquitetura do mundo e da América do Sul

(*atualizado em fev de 2015)

Com a missão de construir um guia completo para estudantes de arquitetura e urbanismo, o site Graduate Architecture produz listas anuais com as dez melhores universidades em nível mundial e continental. O Southern California Institute of Architecture, em Los Angeles, Estados Unidos, foi escolhido pelo portal como o melhor programa de ensino do mundo.

Melhores_faculdades_arquitetura_mundo_2014_arquitete_suas_ideias

Confira a lista completa com as melhores universidades do mundo segundo o Graduate Architecture:

Mundo

1 – Southern California Institute of Architecture, Los Angeles, Estados Unidos

Um instituto de arquitetura realmente impressionante que providencia ótimas oportunidades para o desenvlvimento de um arquiteto completo. A SCI-Arc é líder em design sustentável e um dos melhores em design computacional.

2 – Architectural Association, Londres, Reino Unido

É uma escola que demonstra ser líder mundial no campo da arquitetura. É sabido que muitos escritórios de arquitetura ao redor do mundo procuram contratar profissionais logo após se formarem por lá. Eventualmente, esse é um aspecto importante ao escolher a sua faculdade, não é mesmo? Pois ela te preparar para o mercado de trabalho.

3 – Massachusetts Institute of Technology, Massachusetts, Estados Unidos

Tem sido líder em engenharia nos tempos atuais e é muito envolvida nas inúmeras facetas do ensino de arquitetura. É quase impossível não encontrar um aspecto relacionado com a arquitetura que o MIT não esteja envolvido. Desta maneira, fomenta a paixão pela arquitetura ao mesmo tempo que te encaminha para o sucesso, apesar de ser uma faculdade bem cara para os estudantes.

4 – The Royal Danish Academy of Fine Arts, Copenhagen, Dinamarca

Os dinamarqueses tem demonstrado um ótimo entendimento da “nova” arquitetura que tem sido espalhada pelo mundo moderno. Eles mantém diversos programas em inglês para estudantes não europeus ao custo de R$15mil por semestre, mas bem menos ou quase de graça para estudantes europeus.

5 – University of Tokyo, Japão

Os japoneses são líderes em projetos relacionados a cultura, assim como uma arquitetura sólida e baseada no passado. Não somente estão no topo com relação à arquitetura, como são ótimos nas engenharias também. A universidade de Tóquio tem provado que é uma das melhores do mundo e para saber disso é só olhar para a capital japonesa por si só. Uma cidade densamente populada, moderna, bonita, funcional e que aguenta os maiores terremotos que assolam nosso planeta. E quem ganhou os últimos dois Prêmio Pritzker? Dois japoneses, Toyo Ito e Shigueru Ban.

6 – Technical University Delft, Holanda

Está entre as melhores do mundo, com inúmeros programas de arquitetura e engenharia. Nos últimos anos essa faculdade ficou sumida pois um desastre com uma cafeteira pôs fogo em suas instalações, obrigando os seus estudantes a terem aulas em tendas improvisadas. Mas o governo fez disso uma prioridade e reconstruiu o mais rápido possível, tornando o que já era bom em uma instituição ainda melhor.

7 – ETH Zurich, DARCH, Zurich, Suiça

Uma das melhores universidades de arquitetura da Europa. É notável como muitos arquitetos famosos se formaram neste local, incluindo os ganhadores do Prêmio Pritzker Jacques Herzog & Pierre de Meuron, assim como Santiago Calatrava e Hendrik Petrus Berlage. O único problema é que o espaço é limitado, então tudo se torna muito competitivo e não há garantias de se conseguir uma vaga por lá.

8 – Instituto De Arquitectura Avanzada de Cataluña, Barcelona, Espanha

Entre muitos programas, o mestrado em Arquitetura avançada é inovador, com matérias como sustentabilidade e design auto suficiente, que pode ser seguido ao longo de 2 anos de curso. Este instituto encontra-se em uma das mais bonitas e culturalmente ricas cidades do mundo, a majestosa cidade de Barcelona.

9 – The Glasgow School of Art, Glasgow, Escócia

Projetada por Charles Rennie Mackintosh, um antigo aluno e renomado arquiteto. Esta escola é definitivamente uma ótima escolha para aprofundar seus conhecimentos artísticos na arquitetura. A GSA é a única escola independente de artes na Escócia e uma das poucas na Inglaterra.

10 – American University of Sharjah, Emirados Árabes

Os estudantes dessa universidade vem demonstrado tremendas quantias de entusiasmo para se unirem na votação par colocar essa escola no TOP 10 mundial. Isso mostra quão integrados são os alunos com a universidade e a qualidade da satisfação que eles tem estudando por lá.

Já a categoria sulamericana conta com dois representantes brasileiros: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que ocupam o 4º e 7º lugar, respectivamente. No topo da lista está a Universidad de Buenos Aires, e no segundo lugar vem a Universidad de Chile, seguida pela Universidad Nacional de Bogota, na Colômbia.

América do Sul (*atualizado em fev de 2015)

1. Pontificia Universidad Católica de Chile (UC)

2. Universidade de São Paulo (USP)

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro

5. Universidad de Los Andes Colombia

6. Universidad de Chile

7. Tec de Monterrey (México)

8. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

9. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

10. Universidade Federal de Minas Gerais

*Segundo o QS University Rankings.

Fonte: Archdaily

Fonte: http://www.arcoweb.com.br e http://www.graduatearchitecture.com

5 responses to “Top 10 faculdades de arquitetura do mundo e da América do Sul

  1. acho que tem algum erro nessas da América do Sul, pois o Mackenzie, foi reprovado pelo MEC em 2013, acho melhor rever e não confiar nessas dados.

    Gostar

Deixe um comentário