Exposição com trabalhos inéditos de Niemeyer em SP

Já reclamei algumas vezes que em minha cidade não há muitas opções culturais para usufruir. Então o jeito é aproveitar as oportunidades que surgem em outros lugares. E foi o que fiz quando fui a São Paulo na semana passada.

Exposição_Niemeyer_São_Paulo_Itaú_trabalhos_inéditos_Arquitete_suas_ideias (6)

Fui conhecer a Exposição Oscar Niemeyer: Clássicos e inéditos que está sendo exibida no prédio do Itaú Cultural na Avenida Paulista

São 3 andares com vários desenhos, maquetes e fotos das obras do maior arquiteto do Brasil. Além de projetos conhecidos por todos, há também algumas raridades, nunca antes mostradas ao público em geral. O conjunto mostra a vida e obra de Oscar, através de poemas, vídeos e é claro, seus inúmeros projetos desde o começo da carreira.

Exposição_Niemeyer_São_Paulo_Itaú_trabalhos_inéditos_Arquitete_suas_ideias (4)

“Com curadoria de Lauro Cavalcanti e expografia de Pedro Mendes da Rocha, além dos trabalhos em si, a mostra examina o processo de criação de Niemeyer, possibilitando uma percepção única de sua produção”.

Com o patrocínio do Itaú Unibanco, a Fundação Oscar Niemeyer realizou a digitalização de 4.800 desenhos e croquis originais de seu acervo, colocando tudo isso a disposição das pessoas nessa mostra com entrada franca.

Exposição_Niemeyer_São_Paulo_Itaú_trabalhos_inéditos_Arquitete_suas_ideias (8)

O edifício possui elevadores para acesso total a toda exposição. O que não gostei muito foi que os móveis onde estão dispostos a maioria dos projetos possuem corrediças muito duras e/ou que não funcionam direto. Desta maneira fica difícil visualizar os desenhos sem fazer um pouco de barulho ou força extra para puxar as gavetas. Tirando esse fato, ter ido visitar o espaço me agradou muito e aconselho a quem gosta de arquitetura a visitar o local.

A exposição ficar na Avenida Paulista 149. Caso vá de metrô (como eu) desça na estação Brigadeiro e ande uns 200 metros sentido contrário a saída do metrô.

Vá com tempo de sobra para conferir todos os croquis feitos pelo arquiteto e maquetes de algumas de suas obras. Destaco o projeto de uma residência que ele fez para si mesmo no Rio de Janeiro, porém não chegou a construir . Para variar a casa possuía um formato circular, forma que agravada muito o autor.

Exposição_Niemeyer_São_Paulo_Itaú_trabalhos_inéditos_Arquitete_suas_ideias (9)

Vale a pena dar uma volta por lá! Aproveitem!

Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos

De 5 de junho 27 de julho de 2014

Terça a sexta das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 11h às 20h

Fonte: Itaú Cultural

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s