Uma ideia genial: Manual para parklets

Um refúgio no meio da cidade sempre é bom para poder sentar, descansar ou até mesmo praticar atividades físicas. Esse é o conceito dos parklets, esses espaços temporários de lazer são instalados sobre vagas de estacionamento em espaços públicos destinadas aos automóveis. A ideia, que surgiu em São Francisco (EUA), ganhou adesão em São Paulo por meio de um decreto, assinado pelo prefeito Fernando Haddad em abril, que regulamenta a criação dessas áreas na cidade.

parklet_manual_sao_paulo_rua_cidade_carro_arquitete_suas_ideias

Agora, qualquer pessoa interessada em criar espaços de convivência na cidade de São Paulo agora poderá ver seu desejo se tornando realidade. Isso porque a própria prefeitura disponibilizou um material para ajudar os paulistanos a se organizarem pela ampliação das áreas de lazer.

A instalação dos parklets pode ser de iniciativa da administração pública, como também de pessoa física ou jurídica. Nos dois últimos casos, é preciso que o solicitante assine um termo de compromisso de instalação, manutenção e remoção da área. Em seguida, a subprefeitura vai averiguar o pedido e publicar um edital para conhecimento público da ação.

O manual explica todo o processo passo a passo, dividido em como implantar, projetar, construir e gerir. Além disso, explica que a proposta deve atender às normas técnicas de acessibilidade, estabelecidas pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).

É uma ótima ideia que espero que seja instalada por todo o Brasil. Precisamos de mais espaços para aproveitarmos as nossas cidades e não vê-las somente pela janela dos carros.

Baixe o Manual Parklet em São Paulo e veja como é possível, passo a passo, instalá-los na cidade.

Fonte: ciclovivo.com.br

Advertisements

2 responses to “Uma ideia genial: Manual para parklets

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s