Bibliotecas pelo mundo #08

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_01

Esta biblioteca é uma modesta adição a uma pequena vila de Huairou nos arredores de Pequim. A Biblioteca Liyuan fica a duas horas da capital da China.

Por um lado o projeto forma um complemente moderno a vila, ao adicionar uma biblioteca e espaços de leitra em um sítio de quietude e contemplação. Do outro lado, a arquitetura foi usada para maximizar a apreciação da natureza e as qualidades do entorno.

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_02

Ao invés de somente colocar um prédio novo no centro da vila, foi escolhido um local perto das montanhas, a agradáveis 5 minutos de caminhada do centro da vila. Fazendo isso a sensação que é dada ao usuário é a de “limpeza nos pensamentos” ou somente dar uma espairecida na mente ao caminhar até o local de leitura da biblioteca.

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_04

Por causa da grande beleza que o entorno proporcionada, o projeto acaba ficando modesto perante essa situação. “Não há como competir com seu esplendor”,  segundo o arquiteto do escritório Li Xiaodong, na China. A edificação se molda ao entorno pela delicada escolha dos materiais e a cuidadosa colocação do volume sobre a terra. A escolha dos materiais foi ao encontro das características regionais. Depois de muita pesquisa sobre os materiais existentes por lá, foi escolhida uma madeira que era amplamente encontrada na região.

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_09

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_03

Durante o ano os moradores reuniam grandes quantidades de madeira e gravetos que alimentavam seus fogões para cozinhar e aquecer suas casas. Então foi tomada a decisão de usar este mesmo material de uma forma extraordinária, revestindo a biblioteca, para que as pessoas se familiarizassem com a textura tão conhecida por todos, de uma forma sensível e sensitiva.

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_07

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_08

O interior foi pensado para se tornar uma característica expressiva também. Ele foi dividido espacialmente através de degraus e pequenas alterações de nível, para criar espaços distintos. As janelas emolduram a paisagem exterior e toda a construção funciona como um abrigo reconfortante. O prédio é todo revestido de vidro para que a luz natural invada todos os espaços. Os gravetos de madeira filtram a luz e proporcionam uma boa iluminação para os ambientes de leitura.

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_05

Biblioteca_Liyuan_China_madeira_arquitete_suas_ideias_06

Fonte: worldbuildingsdirectory

Veja onde estão as bibliotecas publicadas até agora:

Veja também:

Bibliotecas pelo mundo#07

Bibliotecas pelo mundo #06

Bibliotecas pelo mundo #05

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s