Como é o curso de arquitetura? (Perguntas e respostas) Parte 4

arquitetura_duvida_pergunta_resposta_aquitete_suas_ideias

Depois de escrever o primeiro post sobre o curso de arquitetura, muitas pessoas escreveram dúvidas sobre a faculdade, mercado de trabalho e outras coisas. Como muitas dúvidas era parecidas e outras perguntas bem formuladas, resolvi escrever um novo post em cima do que os leitores mais querem saber. Acompanhe a seguir!

01. Não tenho muita criatividade ou não sou um bom desenhista. São qualidades necessárias para fazer arquitetura?

A criatividade é algo que pode ser trabalhada, mas se você gosta do que faz, naturalmente vai correr atrás das tendências e de novidades. Desta maneira, vendo muita coisa já feita, você terá suas próprias ideias criativas. Aconselho a visita a uma faculdade de arquitetura, para conversar com alguns alunos para ver se é realmente isso que quer fazer. Quem sabe pegar uma matéria ou outra optativa para ter noção de como é o curso se for possível.
No quesito criatividade, saiba que ao longo do curso você pode melhorar isso, naturalmente, sem nem mesmo perceber. Quanto mais a gente aprende, mais se sabe. No futuro, quando tiver 30 anos de carreira, com certeza vai olhar para trás e achar que não era criativo(a) o suficiente. Existem matérias onde somos melhores que outras, cabe a você se dedicar naquilo que ainda não está 100%.

02. Existe idade máxima para cursar arquitetura? Se formar com 30, 40 anos é algo ruim?

R. Acredito que para fazer aquilo que você gosta, não tem idade. Muita gente nova nem sabe o que faz da vida e só descobre depois de realmente vivê-la, não é mesmo? E daí se você já tem 40 anos? Se a arquitetura é algo que você quer fazer, por mais difícil que possa parecer, você vai dar conta. Claro que haverão pedras pelo caminho, mas se você quer trilhar a vida de arquiteto, tens mesmo que correr atrás disso. Desde a faculdade ouço que uma das poucas profissões onde o profissional não se aposenta é o arquiteto. Então, começar na casa dos 40 não é assim tão problemático não é mesmo? O que importa é que você estará fazendo aquilo que gosta e que lhe faz feliz.

03. Quer dizer que arquiteto(a) não se aposenta?

Para responder essa pergunta, vou dar o exemplo de um dos maiores arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer. Mesmo vivendo mais de 100 anos, ele nunca se aposentou. O fato é: se você gosta do que faz, não vai querer se aposentar. Claro que todos nós merecemos um descanso um dia, então pela lei, mulheres devem ter no mínimo 60 anos e 15 anos de contribuição, homens tem que ter no mínimo 65 anos de idade e 15 anos de contribuição. Para se aposentar por tempo de contribuição, a mulher precisa contar com 30 anos de contribuições comprovadas e o homem 35 anos. Como arquiteto(a), que tenha seu próprio escritório por exemplo, talvez você não queira se aposentar com essa idade. Vai depender de você. Na faculdade sempre ouvia que arquiteto não se aposenta, sempre vai querer fazer uma obra a mais, pois sempre o próximo projeto que será o melhor. Mas claro, cada um é cada um.

04. E como está o mercado para quem começa com mais idade?

Existe a insegurança sobre o mercado de trabalho, mas acredito que se você confiar em si mesmo e no seu trabalho, a idade não será um fator agravante, afinal experiência vem com os anos não é mesmo? E essa preocupação está presente em qualquer profissão. Agora, se você pensa em querer se aposentar da carreira cedo, daí é um problema, pois o arquiteto(a) só fica bom (boa) mesmo, com a prática, e isso leva algum tempo para se adquirir.

05. Sei desenhar e gosto de arquitetura, devo mudar minha profissão atual e realizar meu sonho?

É muito difícil eu te dizer para mudar de profissão, pois cabe a você buscar informações de cada curso para saber se ele se encaixa na sua vida. Se você é criativo e gosta da parte de criar projetos, casas ou interiores vale a pena dar uma olhada mais de perto na arquitetura. Mas o curso não é só desenho e envolve planejamento de cidades, cálculos estruturais, urbanismo, paisagismo e outras tantas coisas mais. Mesmo para quem não sabe desenhar nada, acaba aprendendo durante o curso, por isso não é algo que seja imprescindível saber antes. Tudo depende se você gosta ou não da sua carreira atual também não é mesmo? Vale a pena fazer algo só pelo dinheiro que vai gerar no futuro, mesmo estando infeliz com a profissão?

06. Os materiais para a faculdade de arquitetura são caros? É necessário algum curso específico antes de começar o curso?

Para começar, você não precisa de curso nenhum para ingressar na arquitetura. Claro que quem já fez um curso técnico antes terá mais facilidade em algumas matérias, até mesmo pela experiência adquirida, mas não que seja fundamental. Bem provável durante o curso você verá matérias de desenho técnico e softwares como o AutoCad. Muitas pessoas gostam de fazer cursos antes, principalmente de desenho, mas cabe a cada um verificar suas pendências e saber se realmente precisa fazer algo antes. Eu entrei na faculdade sem fazer nada, mas antes da arquitetura eu cursei um pouco de design industrial, o que me ajudou nas horas de desenhar na arquitetura. Então se você tem tempo e interesse, conhecimento nunca é demais e com certeza irá te ajudar muito.

Eu acredito que exista um material básico para cursar arquitetura, mas são mais os instrumentos de desenho no início do curso. Como lapiseiras, canetinhas e materiais para fazer maquetes. Eu tirei muito xerox de livros também durante a faculdade, em vez de comprá-los.

07. É melhor ter um notebook ou um pc para trabalhar e/ou estudar aquitetura?

Depois de uma determinada etapa do curso, um notebook lhe cairá muito bem, pois terá que fazer projetos no computador e ter essa mobilidade de levar tudo de casa para a faculdade é uma ótima ideia. Na verdade é bem provável que você precisará de um notebook, então é bom ir pesquisando preços e modelos que possam te auxiliar a trabalhar com softwares pesados, para projeto e/ou edição de imagens. Eu sempre tive notebook e nunca passei aperto. A não ser que você queria algo bem mais potente e veloz, dai talvez precise de um desktop mesmo.

08. Estágios são obrigatórios? Posso começar desde a primeira fase? São bem remunerados?

Eu acho um pouco difícil conseguir estágio logo na primeira fase, já que você não terá muita experiência. Mas tudo depende dos seus conhecimentos prévios e o que o escritório pedirá para você fazer. Talvez esperar um ano por aí, para se ter noção do que é arquitetura seja uma boa ideia. Em uma entrevista sempre é perguntado suas experiência anteriores. Se você não tem nenhuma, fica mais complicado arranjar emprego, mas é sempre bom ter confiança e um bom portfolio para mostrar do que você é capaz.

A atual Lei do Estágio, em vigor desde 25/09/2008, define os parâmetros que regulamentam as contratações de Estagiários, entre elas, que diferentemente da CLT, a Legislação do Estágio não estabelece um piso mínimo para a Bolsa estágio, o valor da remuneração é definido de comum acordo entre as partes pactuantes no Contrato de Estágio. Desta maneira a remuneração do estágio e a cessão do auxílio transporte são compulsórias, exceto nos casos de estágios obrigatórios.

No começo é plausível não ganhar muito bem. Há ainda estudantes que querem aprender a profissão no ato do exercício e por isso fazem estágios voluntários.  Mas, você encontrará muitos estágios sem carteira hoje em dia, mas ao se formar também encontrará muitas ofertas de trabalho sem carteira, quiçá recendo o piso salarial, trabalhando assim na ilegalidade. Creio que quando você está na faculdade é bom ter vários estágios, para aprender na prática um pouco mais sobre a profissão e nem tanto procurar somente o retorno financeiro (mas também é com ser valorizado né).

09. Porque muitos estudantes de arquitetura demoram 6 anos ou mais para terminar o curso?

O curso de arquitetura tem 5 anos, mas ele é bem puxado, por isso é comum as pessoas pegarem menos matérias por semestre para dar conta de fazer tudo bem feito. São realmente poucas as pessoas que conseguem fazer tudo em 5 anos, além do mais, você precisará de tempo para fazer trabalhos e estagiar ao longo de toda a faculdade. Ou até mesmo fazer uma viagem de intercâmbio durante o curso e é por isso que muitas pessoas acabam alongando a permanência na faculdade.

10. Não tem área para trabalhar na árquitetura ou só está faltando profissionais no mercado? É preciso dominar o inglês?

Se você gosta do que faz, não terás problemas em trabalhar. Não posso dizer como está o mercado de trabalho de maneira fiel a realidade, pois depende de onde você está inserido e em que área vai querer trabalhar. Mas o que posso dizer é que não é tão simples trabalhar como arquiteto. No começo é difícil ganhar bem e trabalhamos muito. Mas qualquer área está assim não é mesmo? Cabe a você se sobressair em relação aos seus concorrentes. Estude bastante, faça curso de línguas ( eu acho que o inglês é fundamental) e tenha sempre algo de diferente para que o empregador escolha você ao invés de outra pessoa. Também já passei por fases onde parecia que seria impossível arranjar um emprego, mas corri atrás de um bom currículo. Ser um bom arquiteto exige tempo e trabalho. Temos sempre que melhorar mais e ganhar experiência. Não tem área para trabalhar? Pode até ser que sim, mas então caberá a você se destacar e achar um lugarzinho ao sol.

Tem mais perguntas? Não gostou das respostas? Curtiu? Dê seu feedback logo abaixo e não esqueça de comentar!

Anúncios

101 responses to “Como é o curso de arquitetura? (Perguntas e respostas) Parte 4

  1. Pingback: Como é o curso de arquitetura? Parte 1 | Arquitete suas Ideias·

  2. Oi, eu não consigo dominar muito o Autocad , como faço pra aprender melhor ? tô apensas me preparando antes de entrar na faculdade , quero entrar tendo uma noção pra não ficar muito perdida quando tiver que mexer de verdade.

    Gostar

    • Oi Paula, que bom que estás tentando mexer no Autocad. Mas se posso dar uma dica para você, é que tente aprender o REVIT. É um software que, poderia dizer, é a evolução do Autocad.
      Hoje nos escritórios de arquitetura ainda é muito usado o Autocad, mas cada vez mais o REVIT é requisitado.
      Para quem está começando a aprender a desenhar no pc agora, aconselho saber mexer no Cad, mas acredito que deverá ser colocado mais esforços para aprender o REVIT mesmo.
      Em ambos os programas, você aprenderá mesmo a medida que for fuçando neles. Sempre há a possibilidade de fazer um curso também, mas daí fica a seu critério.
      Procure por videos explicativos no youtube, lá tem muito material para aprender qualquer programa!
      Boa sorte!

      Gostar

  3. eu tenho um programa no meu pc que faz casas e varias coisas e no sei muito mexe ! na faculdade de arquitetura usar mais desenhos na mão ,né? por que eu tenho medo que seja no pc em programas que eu no sei muito mexer !

    Gostar

    • Então Betheson, na faculdade você desenhará a mão sim, mas acostume-se a grande maioria dos desenhos serão feitos no computador.
      Você terá que aprender a desenhar em alguns programas, mesmo porque o volume de trabalho é muito grande para que façamos tudo na mão. Os projetos são feitos no computador para facilitar e deixar o processo mais rápido.
      Com o tempo você aprenderá a mexer nos programas, no começo pode parecer difícil, mas creio que tomará gosto e se sairá bem!
      Boa sorte!

      Gostar

    • Olá Betheson!

      Cara, estágios tem aos montes por aí é só você correr atrás de algum. Talvez nem todos paguem muito bem, mas o importante é aprender e adquirir novos conhecimentos.
      Na verdade você deve fazer estágios durante a faculdade, depois de formado busque um emprego fixo mesmo! Ao longo do curso experimente diversas áreas, escritórios que trabalhem com linhas diferentes e daí você estará preparado para escolher com o que vai querer trabalhar depois!
      Obrigado pelo comentário!
      Obrigado.

      Gostar

  4. Olá. Vou cursar Arquitetura esse semestre, e gostaria de saber como posso me preparar, quero me preparar para os tópicos de matemática, pois não sou muito boa em cálculos. Gostaria que me ajudasse e se puder indicar um site para tirar dúvidas sobre cálculos ou livros que devo comprar, eu agradeceria muito. Obrigada !

    Gostar

    • Olá Paula, tudo bem?
      Olha, eu não sei em qual faculdade você irá cursar arquitetura, mas bem provável você terá “Cálculo A” logo no início. Assim de cabeça não lembro nenhum livro, mas se você pegar a ementa da disciplina, lá tem toda a bibliografia que lhe ajudará durante o curso.
      Creio que não será necessário comprar os livros, a não ser que você realmente queira, pois as bibliotecas universitárias normalmente tem os livros usados em sala de aula. Quando fiz faculdade eu lembro de tirar muitos xerox, pois saia mais barato do que ficar comprando todos os livros.
      Muito obrigado pelo comentário!
      Qualquer coisa é só deixar outro aqui!

      Gostar

    • Oi, com materiais você quis dizer o quê? Coisas que você usará durante o curso?
      Como em qualquer faculdade você terá que investir algum dinheiro, seja na compra de livros, material para desenho ou mesmo um computador.
      Mas aí cada pessoa tem que gerir suas finanças para se adequar melhor ao momento.
      Com certeza no que você mais irá gastar são as impressões dos trabalhos, pois precisam sair de uma gráfica, por causa do tamanho que eles são.
      Obrigado!

      Gostar

  5. Olá leio sobre Arquitetura a um tempo já, e a cada dia tenho mais certeza de que este é o curso que quero fazer. Não tenho muita facilidade com a matemática, ou em desenhar e etc.. Mais como você disse no post, se é o que eu gosto vou dar conta rs.. Muito obrigada pelas informações, me tranquilizaram muitoo!

    Gostar

  6. na minha cidade abriu o Senai ,ai vai abrir os cursos ai vai construção civil é bom?,pq quero fazer arquitetura ou engenharia

    Gostar

    • Olá Betheson!
      Cursos do Senai são bons, mas não conheço este de construção civil. Se você quer fazer um curso superior em uma faculdade, o que podes fazer para adquirir conhecimento é fazer um curso técnico antes.
      Mas também não precisa escolher um ou outro, se você tiver tempo e vontade, pode fazer quantos cursos quiser, mas é claro que fica mais difícil né.
      Informe-se sobre os cursos e escolha aquele que melhor se ajusta a você.
      Abraço

      Gostar

  7. Oi! Gostaria de saber se na faculdade de Arquitetura teremos MUITAS aulas de cálculo e se é “imprescindível” ser bom nisso. Sou ótima em desenho, criatividade, ideias e já sei mexer nos programas como autocad, sketchup, vray, revit e etc. Mas tenho receio dessa parte “matemática” do curso. Obrigada!

    Gostar

    • Bom dia! Tudo bem?
      No curso de arquitetura tem algumas matérias de cálculo sim, como Cálculo A, estruturas de madeira e aço, etc. Mas não é que seja imprescindível sem bom nisso. É bom saber sim, pois na hora de conversar com um engenheiro por exemplo, você vai querer saber se o que está propondo realmente ficará em pé ou não. Mas tem muitos arquitetos que não gostam de cálculo. Há pessoas que preferem seguir somente na parte de interiores, assim elas só fazem os cálculos durante a faculdade para se formar e depois não usam mais na carreira.
      Como você já sabe mexer nesses softwares (estes sim, imprescindíveis) já tem uma boa noção do que o mercado precisa.
      Uma coisa que digo para as pessoas que tem dúvidas sobre cursar arquitetura é que para se tornar uma arquiteta é preciso passar sim pela matemática do curso, mas depois você poderá seguir seu sonho como quiser, calculando ou não.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  8. Adorei saber pouco mais, muito bom, mas confeso agora fiquei um pouco mais insegura para a escolha do curso.
    Sobre trabalhar na ilegalidade e da dificuldade de conseguir um emprego. Nunca fiz nenhum curso de desenhos. Sabe algum aplicativo que eu possa ir conhecendo que seja parecido com o AutoCad? E não tenho experiência nenhuma em arquitetura, faço administração. Acha que eu deveria primeiro começar o AutoCad?

    Gostar

    • Olá Anny, tudo certo?
      Nos últimos anos o uso do AutoCad vem diminuindo, ferramentas mais completas como o Revit estão aos poucos substituindo softwares mais antigos. Um programa que eu recomento você usar é o Sketchup. Ele é muito usado para fazer modelos em 3D. É bem fácil mexer nele e o download pode ser feito gratuito no próprio site dele. A versão paga lhe oferece muito mais opções, mas para começar já vale a pena.
      Você também pode ver tutoriais no youtube, pois lá as pessoas ensinam a usar qualquer programa. Desta maneira você pode ir se familiarizando com a interface deles.
      Durante o curso e fazendo projetos você terá tempo para exercitar suas habilidades. Daí quando chegar a hora de procurar um emprego você já saberá mexer nos programas.
      Obrigado pelo comentário e qualquer coisa é só deixar um recado aqui!

      Gostar

  9. Ola, boa tarde! Tenho 22 anos e cabei de me formar em Administração e pretendo fazer Arquitetura a partir do segundo semestre de 2015. Gosto muito da área, principalmente na área de desenhos técnicos e planejamento em geral relacionado à área de arquitetura, além disso tenho muita facilidade para trabalhar com cálculos e com softwares como Autocad e REVIT, mas tenho medo de começar o curso e não dar conta de terminar. E possível trabalhar e cursar arquitetura, ou fazer os dois se torna mais difícil por ser um curso mais puxado?

    Gostar

    • Tudo bem Adriano!?
      Para responder sua pergunta, tudo vai depender de você mesmo. Muita gente trabalha e faz arquitetura, mas o curso é puxado sim, pois é integral. Tive semestre que tinha aula de manhã até de noite, então só podia fazer estágio de meio período.
      Dependendo de onde você trabalha fica difícil conciliar a faculdade, a não ser que você possa fazer seu serviço em outros horários, pois tem dia que você terá aula de manhã, outro dia de tarde e assim vai…
      Também existe a opção de ir fazendo o curso aos poucos, com poucas matérias por semestre, só que dai você vai demorar um pouco mais para terminar…
      Durante o curso você precisará ver cálculo e usar softwares para desenho, porém com o tempo você se acostuma, a questão é estudar e se esforçar!
      Boa sorte na sua jornada!
      Qualquer coisa é só mandar uma mensagem.
      Abraço!

      Gostar

  10. Sou Daiane tenho 18 anos.e gosto de arte ,decoraçao. Iluminaçao..artesanatos,jogos de cores , eu gosto de criar,sou bastante criativa..enfim..e penso em fazer arquitetura.. vc deixou tudo muito claro…mas a arquitetura tem haver com o que eu gosto de fazer?
    O que vc acha ?
    Me dê sua opniao..agradeço desde ja.

    Gostar

    • Olá Daiane, tudo bem?
      Pela sua descrição a arquitetura tem tudo a ver contigo! O arquiteto pode trabalhar com a decoração do ambiente, iluminação, cores, enfim, tudo o que se passa dentro e fora de um casa. Ser criativa ajuda e muito durante o curso e você verá muitas coisas interessantes.
      Claro que arquitetura não é só isso, mas muitas pessoas gostam e se especializam em design de interiores. Sendo arquiteta você poderá ir do macro ao micro, ou seja, poderá projetar uma cidade inteira até o banco da praça. É uma profissão bem completa, e até mesmo por isso muitas pessoas ficam meio perdidas, sem saber o que fazer direito.
      Boa sorte na sua escolha!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gostar

    • Olá Maiara, tudo bem?
      Você pode fazer o curso quando passar em um vestibular. Ou seja, logo após o segundo grau é só escolher uma faculdade de sua escolha e estudar bastante!
      Normalmente as pessoas entram com 17, 18 anos na faculdade, mas você pode cursar com qualquer idade.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Obrigado.

      Gostar

  11. Oi gosto muito do seu site e a minha duvida é, se terminar a faculdade vc sai com o titulo de arquiteto, mas se nao conseguir abrir seu proprio escritorio, vc poderá trabalhar com outra pessoa de outra empresa e receber um bom salario?

    Gostar

    • Bom dia Elder, tudo bem?
      É claro que você poderá trabalhar com outra pessoa. Na minha humilde opinião é o melhor a se fazer. Assim você adquire experiência e conseguirá ponderar se quer abrir seu escritório ou se prefere trabalhar para outras pessoas. Depende de cada um, alguns gostam de ter negócio próprio, outros nem tanto.
      Sobre salários, eles são bastante variáveis e dependem de vários fatores, inclusive a sua localização. É sabido que logo após formado você deve ganhar menos, mesmo porque não terá tanta experiência. Mas ao longo do tempo você vai se aprimorando e seu salário tende a aumentar também.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Obrigado.

      Gostar

  12. Olá, Boa Noite!
    Eu tenho uma dúvida simples… No começo do curso, digamos, no primeiro ano, como são as matérias? Principalmente matemática, que tipo de matemática a gente temque se especializar mais e focar mais? Não que eu não goste de matemática, mas gostaria de saber qual é a matemática mais usada em arquitetura e quais são as mais importante pra estudar… eu gostaria de me informar o máximo possível aqui e me preparar antes de entrar na faculdade. E bem… imagino que arquitetura tem história, geografia, biologia e arte… Isso não será um problema pra mim. A matemática é a mais complexa nesse curso, pelo menos pra mim… eu gostaria de saber o quão complexo irá ser?
    Desculpe o meu português, se eu expressei mal…
    Obrigado

    Gostar

    • Oi Lucas!
      Realmente a matemática é a vilã de muitas pessoas. Você não sabe quantas pessoas perguntam sobre este mesmo tema. O que eu sempre comento é que você terá que passar por essa e outras matérias para se tornar um arquiteto, não tem jeito. Então o negócio é estudar muito, principalmente se você não gosta muito de cálculo. É melhor sofrer um pouquinho e estudar agora, do que ter que repetir a matéria no próximo semestre. No curso tem muita história também, mas é mais história da arte, das cidades, da arquitetura em si. Matérias como geografia e biologia são mais específicas e você não verá nada disso durante o curso. No ensino médio você tem um apanhado geral de todas as matérias, mas depois na faculdade elas ficam mais restritas e no caso da arquitetura você verá mais história, matemática e física. Além de matérias específicas como projeto, urbanismo, estruturas e etc. Tudo é aplicado a arquitetura, diferente do que você foi acostumado a ver no ensino médio.
      No caso da matemática, é um pouco mais complexo sim, afinal é um curso superior. Mas é bem mais leve do que o na engenharia civil, por exemplo, onde o cálculo é bem mais puxado. A arquitetura é voltada para o lado mais artístico do que cálculo mesmo.
      Estudar a matemática que vai ver no curso não é algo que você precise ver antes de entrar na faculdade, mas você pode olhar a grade curricular da faculdade que quer entrar, para saber como são as matérias logo no início do curso.
      Obrigado pelo comentário.
      Qualquer coisa é só deixar outro por aqui!
      Abraço.

      Gostar

    • Olá! Tudo bem?
      Você não precisa saber desenhar muito bem para cursar arquitetura. Você também pode aprender durante o curso, mas o importante é conseguir passar a sua ideia, o que você está pensando sobre o projeto. Posso dizer que eu também não desenho muito bem, mas por isso fui para o lado das artes gráficas digitais, fazendo modelagem em 3D no computador.
      O curso de arquitetura é muito amplo e terá tempo para entender e compreender o que é, como se faz e em que área você vai querer atuar mais. Tem gente que desenha super bem, outros nem tanto, mas ambos podem virar grandes arquitetos(as).
      Boa sorte!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário!
      Abraço.

      Gostar

  13. Oi! Gostei bastante dos posts sobre arquitetura. Pretendo fazer o curso e tenho alguns “medos” em ralação a isso, como por exemplo: tenho uma certa dificuldade na área das exatas, isso pode me trazer problemas sérios ao decorrer do curso?. Também gostaria de saber quais são as cadeiras essenciais e as que você achou mais interessantes 🙂

    Gostar

    • Olá Maria Helena, tudo bem?
      Muitas pessoas perguntam exatamente isso: gosto de arquitetura mas tenho “medos” sobre algumas matérias ou se vão gostar do curso. O curso de arquitetura é um curso de exatas e por isso envolve matemática, física e outras matérias da área. Mas não que isso vá causar sérios problemas para você. Eu sempre digo que para se tornar uma arquiteta você terá que eventualmente passar por matérias que possa não gostar muito, mas que isso não é um problema tão grande vendo que você terá uma profissão que gosta para o resto da vida.
      A questão é se dedicar naquilo que não é seu forte, ai assim as coisas passam mais rápidas e fáceis.
      As matérias de projeto são a coluna vertebral do curso, são o que sustentam toda sua estada na universidade. Eu gostava muito de matérias com experimentação de materiais e aulas de projeto, mas no fim você terá que passar por todas não é mesmo?
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui, obrigado!

      Gostar

  14. Já sou graduado em Administração e vou começar o curso de Arquitetura e Urbanismo, vou me formar com 28 anos, com essa idade estarei muito velho para esta iniciando a minha carreira profissional na área após a graduação?

    Gostar

    • Oi Adriano, tudo bem!?
      Como sempre digo para as pessoas que se preocupam com a idade, não é preciso se preocupar. Dou o exemplo do grande arquiteto Niemeyer. Ele viveu mais de 100 anos e nunca parou de trabalhar. Se é o que você gosta mesmo, se formando com 30 anos ainda terá 70 anos de profissão.
      Claro que nem todo mundo quer trabalhar pra sempre, mas é difícil ver um arquiteto aposentado, sempre queremos fazer um projeto a mais, um projeto novo ou um projeto melhor. É um processo pouco demorado ganhar experiência e realmente virar um bom arquiteto. Então não se preocupe, trabalhe no que gosta de fazer e viva feliz!
      Obrigado pelo comentário, qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Abraço!

      Gostar

  15. Olá, estou concluindo o 3º ano e pretendo cursa Arquitetura e Urbanismo, porém o mercado de trabalho nessa área está caindo devido a crise, é possível saber se daqui alguns anos essa crise ainda estará prejudicando esta linda profissão?
    Ah, e quero saber se serei bem remunerada($) kk? Neste mundo capitalista é difícil viver ”sem fins”…

    Gostar

    • Bom dia Larissa, tudo bem?
      Realmente a crise abalou um pouco os negócios para todo mundo, mas é possível viver e trabalhar com tudo o que está acontecendo. Infelizmente não consigo te responder 100% como estaremos no futuro e se a “crise” ainda estará prejudicando qualquer profissão. Tivemos um boom da construção civil há alguns anos e agora vivemos uma calmaria, o que é normal.
      Mas acredito que você deve buscar uma profissão pelo gosto e não exclusivamente pelo dinheiro. É claro que todos nós queremos ganhar bem, mas se você for feliz no que faz, o dinheiro virá com mais facilidade. Pode ser que no começo você não ganhe tão bem, o que também é normal, mas com o tempo e experiência pode ter certeza que você vai ser melhor remunerada. Assim como você existem milhares de pessoas que estão almejando um lugar ao sol e cabe a cada um se esforçar ao máximo para se destacar no meio da multidão.
      O mundo é capitalista, sim, então você deve se sobressair entre todos para poder ter mais chances de ficar bronzeada (desculpe o trocadilho).
      Boa sorte com sua nova profissão! Estude muito, projete muito e principalmente seja feliz no que faz.
      Abraço!

      Gostar

  16. Oi, estou no 2° ano do ensino médio e quero cursar arquitetura na USP, e pelo o que vi existe uma prova específica para esse curso. Como posso me preparar para o vestibular?

    Gostar

    • Olá Isabela, tudo bem?
      Na prova específica da USP caem assuntos como Geometria, Funções, Linguagem Bidimensional e Tridimensional.
      Para maiores informações consulte o manual do candidato:
      http://download.uol.com.br/vestibular2/manual/fuvest2014.pdf
      De resto, tenha muita calma, alimente-se bem, estude muito e não esqueça de dormir e ter momentos relaxantes também, é bom para o cérebro dar uma acalmada nessa época de estudos intensos.
      Boa sorte!

      Gostar

  17. Pingback: Como é o curso de arquitetura? Parte 3 | Arquitete suas Ideias·

  18. Eu gosto muito de decoração e de matemática… Eu optei primeiro fazer o curso de arquitetura para ter mais conhecimento e depois fazer o que eu realmente gosto (design de interiores)! Eu gostaria de saber se você tem noção se vou usar bastante coisa da faculdade de arquitetura no meu curso e no dia-a-dia de design; se a faculdade de arquitetura vai me ajudar bastante ou não.
    Você acha que design de interiores e urbanismo estão em alta? Se tem bastante pessoas que contratam designers? Pois, o que eu quero mesmo é ajudar as pessoas em uma decoração (tanto interna, quanto externa) econômica, criativa, diferente, bonita e entre outras coisas. E se eu trabalhar mais como arquiteta do que designer? Eu não consigo me enchergar fazendo apenas obras, como um arquiteto faz… Na verdade, eu ainda não tenho noção se gosto de fazer uma obra (pode ser que sim ou não), mas já tenho noção de que gosto (e muito) de decorar ambientes! Tenho dois apps super legais de decoração e, felizmente, minhas amigas falam que eu me dou bem nessa área!!
    E mais uma coisinha… Você por acaso sabe como posso fazer para ver se gosto de projetar casas? Tem algum app mais básico, aqueles não profissionais, apenas para diversão?
    Obrigada e desculpe se perguntei muita coisa que você talvez não saiba responder… 😊
    Ana Letícia

    Gostar

    • Olá Ana, tudo bem?
      Bem, é normal ter várias dúvidas não é mesmo? Espero poder ajudar!
      Acredito que você escolheu o caminho certo, se gostas de decoração e matemática o curso de arquitetura pode ser uma boa pedida. Mas o que talvez você não saiba ainda é que você pode sim trabalhar com interiores fazendo somente arquitetura. Não é uma coisa que vemos profundamente durante a faculdade, mas muitas pessoas se formam arquitetas somente para trabalhar com interiores.
      Um post que talvez esclareça muita coisa é este aqui: http://arquitetesuasideias.com/2013/04/24/a-diferenca-entre-o-arquiteto-o-design-de-interiores-e-o-decorador/
      Então não necessariamente você precisará trabalhar com obras, mas também poderá fazê-as se quiser, coisa que se cursar somente design de interiores não poderá fazer.
      E outra coisa, se você gosta de decorar casas, por que não iria gostar de fazer uma? Desta maneira poderia pensar no projeto do seu jeito e depois decorar internamente! Não sei te dizer um app específico, mas você pode começar a projetar no papel mesmo, pensar nos ambientes, tamanhos, disposição e assim criando gosto em pensar nos espaços como um todo.
      Na arquitetura você verá outras coisas, pensará na cidade como um todo, mas depois pode escolher qual caminho quer trilhar.
      Qualquer outra dúvida é só entrar em contato!
      Boa sorte na sua carreira!
      Abraço.

      Gostar

  19. Olá!
    Eu sempre gostei de desenho, mas nunca soube desenhar muito bem, e acabei fazendo curso de hardware e programacao, mas a saida professional aqui em Portugal nao é a melhor para programadores.
    Enquanto voce tirou o curso, viu alguem que nao sabia desenhar aprender ao longo dos anos e sair com o curso feito? Sera que devo tentar seguir este sonho? Tenho apenas 20 anos!

    Um abraco de Portugal!
    David.

    Gostar

    • Olá David! Tudo bem?
      Desculpa a demora para responder!
      Que interessante saber que o Blog está chegando também a Europa. fico muito feliz que veio buscar aqui informações sobre sua futura carreira.
      Olha, saber desenhar não é algo imprescindível na arquitetura, o importante é saber transmitir ideias. Com o tempo você pode sim aprender a desenhar e com certeza muitas pessoas terminam o curso de arquitetura sem saber desenhar maravilhosamente bem.
      Se este é seu sonho, você deve segui-lo. Não importa se não gosta de uma matéria ou outra, se sabe desenhar bem ou não. O importante é seguir em frente e buscar aquilo que te faz feliz.
      E como ainda você é novo, pode fazer uma faculdade sem problemas. Na verdade, mesmo que já fosse mais velho eu diria para fazer a mesma coisa. siga seus sonhos e busque o que te faz feliz.
      Muito obrigado pelo seu comentário e depois volte a comentar aqui para dizer o que escolheu para sua carreira!
      Grande abraço e boa sorte!

      Gostar

  20. Quero fazer o curso de arquitetura e urbanismo , mais eu quero saber se não envolve muita matemática sim ou não

    Gostar

    • Olá Israel, tudo bem?
      O curso de arquitetura tem matemática sim, assim como física e outras matérias de cálculo. Mas também tem matérias de projeto, desenho, história e muitas outras matérias.
      Para se tornar um arquiteto você terá que passar por todas as disciplinas e com certeza vai gostar mais de umas do que de outras, mas tudo bem, pois para alcançar seu objetivo deverá passar por algumas dificuldades também.
      Tem menos matemática do que a engenharia civil por exemplo, mas é bom o arquiteto ter uma noção do que ele pode fazer.
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário.
      Obrigado!

      Gostar

    • Olá Eloísa, tudo bem?

      Não é necessário ser um matemático para fazer arquitetura, porém você verá matérias com matemática sim. É imprescindível que você passe por elas caso queira ser uma arquiteta. Com certeza matérias de projeto são a coluna vertebral do curso, mas há diversas outras matérias que deverá cursar como história, matemática, física, desenho entre outras.
      Para seguir seu sonho não é porque não gosta de uma matéria ou outra que vai desistir não é mesmo?
      Boa sorte na sua jornada!
      Qualquer dúvida é só comentar aqui, obrigado!

      Gostar

  21. Eu gosto de desenho, só que matemática e física não é o meu forte! Arquitetura tem muita física e matemática?

    Gostar

    • Oi Pâmela, tudo certo?
      O curso de arquitetura tem matemática sim, assim como física e outras matérias de cálculo. Mas também tem matérias de projeto, desenho, história e muitas outras.
      Para se tornar uma arquiteta você terá que passar por todas as disciplinas e com certeza vai gostar mais de umas do que de outras, mas tudo bem, pois para alcançar nossos objetivos eventualmente passamos por algumas dificuldades também né?
      Tem menos matemática do que a engenharia civil por exemplo, mas é bom o arquiteto ter uma noção do que ele pode fazer. Nada que um empenho mais focado nessas matérias (já que não gosta muito) não resolva para você passar sem problemas.
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário.
      Obrigado!

      Gostar

    • Olá Elivelton, tudo bem?
      Olha, depende muito de como você quer fazer a faculdade. Tem pessoas que não tem como para de trabalhar e por isso tem que pegar menos matérias todos os semestres para dar conta. Se você fizer o curso integral, fica bem complicado de achar tempo para as aulas, projetos e ainda trabalho. Caso seja somente um estágio, não vejo problema. Eu mesmo tive épocas que ia para faculdade de manhã, estagiava a tarde e tinha aula a noite.
      É bem corrido, mas é possível. Mas a dedicação é bem grande a maioria das pessoas ou fazem somente a faculdade ou um estágio de até 6h por dia.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Obrigado!

      Gostar

  22. Oi.
    Desde pequena quero ser Arquiteta, estou no 2º ano do ensino médio e fico me martirizando com a ideia de fazer faculdade. Eu já li muito sobre arquitetura em muitos sites diferentes para saber um pouco de pensamentos diferenciados e na maioria deles as pessoas dizem que a Arquitetura é um curso bom porem difícil. Assim, eu não tenho medo e sim vou fazer sendo difícil ou não, mas eu tenho muitas duvidas. Se eu fizer o ENEM e quiser entrar pra faculdade, essas notas do ENEM vão realmente mostrar meu potencial nos estudos ou simplesmente me dar a passagem para o curso ? Obrigado!
    Atenciosamente Marcia !

    Gostar

    • Olá Marcia, como você está?
      Mas porque você fica se martirizando? Fazer faculdade não é algo bom?
      Realmente concordo com as demais opiniões, o curso é muito bom, mas é complicado sim. Demanda muito tempo dentro e fora da faculdade. Não é fácil e você precisa dedicar várias horas extra classe para fazer vários trabalhos e projetos.
      Que bom que você está convicta de fazer arquitetura, mesmo com dificuldades é preciso fazer aquilo se gosta e seguir o seu sonho!
      O ENEM não mostra o potencial no curso, pois é somente uma prova com nota de corte para que somente uma parcela dos estudantes possa entrar na faculdade. Assim como muitos vestibulares de faculdades, simplesmente são feitos pois é necessário notas de corte para os alunos, já que não existem vagas para todos. Há algumas universidades que tem sim provas específicas, que daí você precisa estudar conteúdos relacionados ao curso que quer prestar, mas não são muitos eu acredito.
      Se precisar de alguma coisa é só avisar.
      Obrigado pelo comentário e boa sorte na sua nova jornada!

      Gostar

    • Oi Kamilla, tudo certo?
      Bem, como arquiteta é realmente muito bom conhecer o mundo não é mesmo?
      Mas isso depende muito de você mesma! O país que escolher depende da língua que quer falar e da cultura que quer aprender. No meu caso por exemplo, fui estudar arquitetura no Japão, mas não é todo mundo que sabe ou quer aprender japonês não é mesmo?
      A arquitetura é muito rica em diversos países, mas a cultura influencia muito também. Não posso dizer para onde você deve ir exatamente né. Comece procurando por arquitetos que você gosta e verifique de onde eles vem, quem sabe dessa forma fica mais fácil poder escolher para onde ir.
      Hoje um dos “points” da arquitetura são os Emirados Árabes Unidos, onde fica Dubai, e por lá saem os mais incríveis projetos são feitos todos os anos. Mas se você já gosta um pouco mais de história da arquitetura, por que não ir para algum país da Europa?
      Pesquise bem, veja onde teria mais facilidade de se adaptar e boa viagem!
      Depois de escolher um destino, mande notícias para o Arquitete suas Ideias.
      Abraço!

      Gostar

  23. Olá, gosto muito de cálculos e tenho facilidade. Por muito tempo pensei em cursar engenharia civil. Contudo estou com dúvidas, pois gosto também de decoração e projetar.. Portanto não sei qual me identificaria mais, arquitetura ou eng civil. Em relação a arquitetura, tenho alguns medos porque não sei desenhar. É necessário o desenho? tem que dominar o inglês? Tem cálculos?

    Gostar

    • Olá Letícia, como vai?
      Acredito que seja normal as pessoas ficarem em dúvidas entre arquitetura e eng. civil, mas os cursos são bem diferentes. Podemos dizer que a arquitetura é mais artística e engenharia mais exata. Não que em uma você só vai ficar desenhando e na outra só vai ficar calculando, mas o foco é diferente. Dentre inúmeras disciplinas, você verá o projeto arquitetônico durante toda a faculdade de arquitetura, enquanto que na civil só terá um semestre sobre isso. Ou seja, o arquiteto é o profissional habilitado a fazer projetos arquitetônicos inclusive pode trabalhar na área de decoração. Neste caso, o inverso não se aplica, o decorar não pode trabalhar como arquiteto.
      Para cursar arquitetura não é necessário saber desenhar muito bem não, claro que é muito bom você conseguir passar ideias para seu cliente de forma rápida e nem sempre via ter um computador ao seu lado não é mesmo? Mas o importante é saber passar aquilo que você tem em mente. O desenho não é um pré requisito, mas ajuda sim se você já souber.
      Já o inglês vejo como necessário em qualquer área profissional que você escolher. Durante o curso você não precisa usar, mas hoje em dia só saber o inglês não é mais um destaque no mercado de trabalho. Uma terceira língua é sim o que lhe torna diferente perante outros candidatos. Saber inglês hoje é quase como saber escrever em português, imprescindível!
      A engenharia tem muito mais matérias de cálculo de estruturas do que a arquitetura. No curso vemos somente uma pincelada de cálculo, matemática e física, além de estudar superficialmente estruturas de madeira, aço e concreto. Precisamos saber como fazer, mas não estudamos tão a fundo não. A coluna vertebral do curso é sim o projeto, a cidade e a relação de tudo isso com as pessoas.
      Qualquer dúvida é só enviar um comentário!
      Obrigado e boa sorte na sua escolha!

      Gostar

    • Olá Dora, como vai?
      Não sei se entendi bem a sua pergunta. Curso em ciências do quê?
      Você já é formada e quer saber se depois de um curso é mais fácil fazer arquitetura? Creio que privilégios não existem, mas ter experiência e uma carga de conhecimento de uma faculdade anterior ajuda em qualquer momento sim. Agora se é pelo fato de poder validar alguma matéria, daí eu não saberia dizer.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato.
      Obrigado!

      Gostar

  24. Olá,eu penso em fazer arquitetura,porém já ouvi falar que o curso é muito puxado e com muitas atividades e trabalhos fora da faculdade pra fazer.Logo teria como conciliar trabalho e estudo,ou seria muito desgastante?

    Gostar

    • Oi Eliza, tudo bem?
      Serei bem sincero com você, o curso é bem puxado. Realmente não é fácil conciliar estudo e trabalho, quando se faz arquitetura. As horas extras fora a faculdade para estudar e principalmente fazer trabalhos são bem desgastantes. Trabalhar 8h por dia é meio complicado. Já no caso de estágios de meio período é muito bem vindo. Aí é possível conciliar, apesar de ficar corrido. Eu mesmo, a partir da metade do curso mais ou menos comecei a estagiar e não parei mais até o final. Tem gente que começa mais cedo, mas depende de cada um também.
      Tudo é questão de organização do tempo também. Quando se consegue organizar os horários é possível levar tudo ao mesmo tempo, mas é corridinho sim, sem dúvida.
      Boa sorte e qualquer coisa é só avisar!
      Obrigado!

      Gostar

  25. Bom dia, vou começar a cursar… vou precisar de um notebook TOP (R$ 10.000,00) para cursar? Ou durante o aprendizado não vou usar um tão bom assim?

    Gostar

    • Tudo bem John?
      Logo no começo do curso não é necessário um notebook tão bom assim! Claro que se você tiver a oportunidade de ter um, mal não vai fazer. Mas durante o curso creio que um note um pouco mais simples será o suficiente. Eu mesmo acabei de comprar um, e uso para trabalho e paguei em torno de R$5mil. O que já é um valor alto para um notebook. Indico se quiser realmente um notebook bom a marca da AVELL, pois você pode personalizar as configurações do jeito que quiser. Mas se quiser um mais simples existem diversas marcas e modelos. Fique atento a um bom processador e uma placa de vídeo boa, para mexer em programas mais pesados e trabalhar com renders ou imagens.
      Qualquer coisa é só avisar!
      Abraço!

      Gostar

  26. Boa noite, meu nome é Breno. Estou pensando muito a respeito em cursar o curso de arquitetura, tenho curiosidades em projetar desenhos mas não são muito bom neles, mas garanto que com a experiência consigo melhorar. Apesar de eu não ser muito bom em matemática, acredita que com minhas curiosidades eu posso me tornar um bom arquiteto?

    Gostar

    • Olá Breno, tudo bem?
      Acredito que sempre devemos fazer aquilo que gostamos. Então no começo é possível que não saibamos direito como fazer as coisas, mas com a experiência tudo se resolve. Você pode não ser muito bom a princípio, mas como é algo que vai gostar de estudar ou trabalhar com o tempo ficará bom com certeza. Sempre digo para quem tem a mesma dúvida que não é porque não gosta de uma matéria ou outra que vai desistir não é mesmo?
      Siga seu sonho e seja feliz! Se tiver alguma dificuldade pelo caminhe, é só se esforçar mais para alcançar seu objetivo!
      Boa sorte nessa sua nova jornada!
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Abraço.

      Gostar

  27. Olá, pesquisei sobre o curso e vi que em algumas universidades precisam de enem e prova específica para entrar. Qual universidade você recomendaria para cursar no Brasil? E você recomenda, para quem vai fazer prova específica de Arquitetura que faça um curso de desenho? Vi em algumas provas que as questões pedem para desenhar… Esse método ainda é aplicado?

    Gostar

    • Olá Karol, tudo bem?
      Olha, a escolha da universidade depende de vários fatores, como o local onde você mora, onde quer morar, quanto quer ou pode pagar etc… No Brasil algumas das melhores faculdades de arquitetura são a USP, UnB, UFMG, PUCRS, UFPE, UFRJ, UNICAMP, entre outras. Normalmente a melhor escolha é uma universidade federal, pois ela é de graça, porém para entrar a concorrência é bem maior.
      Sobre as provas específicas eu não saberia dizer onde ainda é aplicado, mas creio que nas provas onde tem desenho, seria bom sim ter uma noção de como passar suas ideias para o papel. Procure por provas passadas para ter uma noção do que é perguntado e vá treinando para ter um traço mais firme na hora de fazer a prova. Na hora sempre ficamos mais nervosos não é mesmo?
      Boa sorte na sua jornada, qualquer coisa é só enviar um comentário.
      Abraço!

      Gostar

  28. Oi eu ouvi fala que se fizer curso técnico de designer de interior e depois faculdade de arquitetura tira um ano de faculdade é verdade???

    Gostar

    • Olá Estephany!
      Ao fazer um curso técnico ou de nível superior você com certeza verá matérias duplicadas, se as áreas forem as mesmas. Não quer dizer que você poderá fazer um ano a menos de faculdade, mas a validação de créditos é possível. Isso significa que caso tenha feito uma matéria com os mesmos conteúdos com grade curricular com mesmo horário ou superior, daí sim você poderá validar e não precisará fazer a mesma matéria de novo.
      Porém não sei se em um curso técnico você terá a mesma quantidade de horas de uma matéria igual em um curso de nível superior. É provável que você tenha que refazer até mesmo algumas matérias que já tenha feito.
      Mas tudo isso tem que ser verificado, principalmente o currículo de ambos os cursos.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  29. Bom primeiramente meu nome é Fábio tenho 14 anos e sei que sou muito novo pra pensar no meu futuro mas desde já já venho pensando sempre gostei de arquitetura e sempre tive curiosidade pra saber como que é ser um arquiteto Como que um arquiteto vive isso me tirou várias dúvidas Então muito obrigado mesmo parabéns por ter realizado os sonho de vocês e enfim muito obrigado mesmo.👏👏👏

    Gostar

    • Olá Fabio!
      Que bom que já estás pensando em qual carreira seguir. Ainda tem um bom tempo pela frente, mas é legal ter uma ideia do que ser não é mesmo? Assim você tem mais tempo para pesquisar sobre outras coisas ou até mesmo se aprofundar um pouco mais na arquitetura!
      Boa sorte na sua jornada!
      Grande abraço!

      Gostar

  30. Olá, curso engenharia civil, estou no primeiro período, mas estou insatisfeita com o curso , ou com o pouco que vi dele. Arquitetura tem se destacado aos meus olhos. O que você poderia falar sobre a satisfação em estudar/trabalhar com projetos de casas ou mesmo urbanísticos, que envolvem a área social?

    Gostar

    • Olá Vi, tudo bem?
      Bem, arquitetura e engenharia são áreas que se completam, mas são bem diferentes uma da outra. Essa parte social pode ser trabalhada em ambas, porém creio que na arquitetura você pode focar mais em como as pessoas vivem e habitam um local.
      Não tenho muita experiência nessa área, mas tive a oportunidade de fazer um trabalho certa vez em uma comunidade carente de minha cidade. Realmente é muito gratificante você pode ajudar as pessoas com o seu trabalho. Como arquiteto você tem o poder de pensar melhor as cidades e conseguir de certa forma melhorar a vida das pessoas, incluí-las na sociedade e dar uma melhor perspectiva de vida a elas.
      A arquitetura percorre um caminho mais artístico do que técnico como na engenharia, então cabe a você escolher o que mais lhe agrada. Se possível tente cursar algumas matérias de arquitetura para entender melhor e ver se é isso que você quer fazer realmente.
      Boa sorte na sua jornada!
      Abraço.

      Gostar

  31. N sei desenhar bem mas sou mto criativa e gosto de arquitectura , designer de interiores e afins será q devo mesmo fazer arquitetura

    Gostar

    • Olha, costumo dizer que não é necessário saber desenhar bem para cursar arquitetura. É preciso ter noção, para que se possa passar sua ideia através de um desenho. Ao longo do curso você poderá treinar seu desenho a mão livre também, mas o uso de softwares de desenho é extremamente difundido. Você deverá sim, aprender a mexer nesses programas para fazer seus projetos.
      Não desista do seu sonho somente por não saber fazer uma coisa ou outra, você terá bastante tempo para melhorar neste sentido!
      Boa sorte!

      Gostar

  32. Passei no vestibular e já fiz a matrícula para cursar Arquitetura aqui em S.J.Rio Preto/SP. Era um sonho que hoje com 55 anos estarei realizando.

    Gostar

    • Nossa que legal!
      É muito bom ver exemplos de pessoas que correm atrás daquilo que amam, não importa a idade. Espero que você seja muito feliz na carreira. E como sempre digo, se lembrarmos do famoso Oscar Niemeyer que viveu mais de 100 anos, ainda tens uns 40 anos de profissão pela frente! hehehehe
      Grande abraço! E qualquer dúvida ao longo do curso é só perguntar.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  33. Estou pensando seria mente em fazer arquitetura…
    estou terminando o ensino médio esse ano..
    e meus maiores medos são :
    *Não entrar em uma boa Universidade.
    *A estabilidade financeira.
    *E não conseguir meu espaço… já que sou de família muito pobre, e não tenho condições assim que terminar a faculdade, montar meu próprio escritório ou algo do tipo.

    Por favor se puder me ajudar!
    com conselhos, dicas… desde já agradeço.

    Gostar

    • Oi Larissa, tudo bem?
      Realmente essa fase é complicada não é mesmo? Essa transição entre o ensino médio e a faculdade deixa qualquer um nervoso. Mas não se preocupe, você deve focar nos estudos para sempre buscar as melhores oportunidades.
      Claro que sempre é bom entrar em uma boa universidade, mas não esqueça que quem faz a universidade ser o que é são os próprios alunos, ou seja, você deve buscar sempre o melhor para si mesma.
      Devo dizer que não será fácil buscar a estabilidade financeira, vida de estudante é bastante apertada, principalmente se você precisa trabalhar para se sustentar. O curso de arquitetura é integral e não vai lhe sobrar muito tempo além de estágios ao longo do curso. Mas é preciso ser organizada para dar conta de tudo!
      A minha dica é que você não precisa abrir um escritório logo depois de terminar a faculdade. Experiência sempre é bom, então procure trabalhar em outros escritórios para ver como eles funcionam e só quando se sentir segura, partir para o próprio negócio. Não tem porque correr se a nossa profissão precisa de uma fase de amadurecimento antes de nos tornarmos verdadeiros arquitetos.
      Qualquer outra dúvida é só deixar um comentário aqui.
      Boa sorte na sua nova jornada!

      Gostar

  34. Olá !
    Acho um máximo Arquitetura , e quero cursar Minha faculdade na Usp, Queria Saber se a prova nesse ramo é muito difícil ?, precisa desenhar algo na hora da prova ?, Posso Cursar meio período ou é obrigatório Cursar integral ?
    Por favor se puder me ajudar!
    Pode Ser com conselhos , dicas… Agradeço Muito !

    Gostar

    • Olá Matheus!
      Que bom que quer ser um arquiteto, estude bastante!
      Mas desculpe, não saberia dizer como é a dificuldade da prova da USP, mas acredito que é uma das mais concorridas do país. As matérias você que escolhe quais quer fazer e quando, mas isso acrescenta mais tempo no total da sua faculdade. Não que você precisa ter pressa para se formar, mas também não precisa ficar lá por 10 anos né?
      O importante é adquirir experiência ao longo do curso, então não esqueça de procurar estágios quando se sentir seguro para trabalhar na área. Na minha opinião, depois do primeiro ano de curso já é uma boa hora de começar a se engajar.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  35. Ola amei o post.
    Me ajudou mt.
    Gostaria desaber se e mt dificil levar a faculdade arquitetura com filho e trabalhando, ja que e muito puxado.

    Gostar

    • Olá Kary, tudo bem?
      Olha, não saberia dizer por experiência própria como seria trabalhar, cuidar de um filho e ainda fazer a faculdade. Mas parece bem puxado não é mesmo?
      Trabalhar e estudar é normal, mas ter uma criança na equação deve deixar as coisas mais complicadas. O que você pode fazer é escolher menos matérias por semestre para ter mais tempo livre. Talvez só de manhã ou só a tarde, pois a faculdade é em tempo integral, e dependendo do ano você pode ter até aula de manhã até de noite direto.
      Escolhendo as matérias você pode montar uma grade que melhor se encaixe no seu dia a dia. Claro que vais levar mais tempo para concluir a faculdade, mas isso também não é um problema assim tão grande.
      Mas se o seu trabalho for de 8h mais o seu filho, creio que é quase impossível. Em algum momento você terá que fazer as matérias durante o dia, pois nem sempre há opções noturnas.
      Boa sorte na sua jornada!

      Gostar

  36. Olá, tenho me interessado pelo curso de arquitetura e sua matéria me esclareceu muitas dúvidas. Sei irá depender de diversos fatores como a fluência em outros idiomas ou da experiência e tempo no mercado de trabalho, mas gostaria de ter uma noção básica de quanto um arquiteto recebe mensalmente, ou por projeto.
    Obs.: Ficaria muito grata se me dissesse valores mesmo, já que não encontrei nada em nenhum outro site.. rs

    Gostar

    • Luísa, tudo bem?
      Essa é uma das grandes perguntas na arquitetura. Quanto ganha um arquiteto? E isso depende muito de onde você está, onde trabalha, qual é a sua experiência e outros fatores.
      Existe uma tabela do CAU sobre honorários que os arquitetos devem cobrar, você mesma pode acessar em http://honorario.caubr.gov.br/auth/login
      Mas na arquitetura existem fatores que influenciam neste valor, por exemplo, se o arquiteto é famoso ou não, se ele tem um grande escritório ou se acabou de se formar etc. Uma dura realidade é que é difícil encontrar empregos que paguem carteira assinada, ou seja, muitos arquitetos trabalhar como autônomos ou até mesmo na irregularidade. Pelo CAU o salário mínimo deveria ser assim:

      Jornada de 6 horas diárias = R$ 5.280,00…… 6 salários mínimos

      Jornada de 8 horas diárias = R$ 7.480,00…… 8,5 salários mínimos

      Jornada de 9 horas diárias = R$ 7.920,00…… 9 salários mínimos

      Isso já contando o novo salário mínimo de 2016 que é R$880,00 mas que pode variar de estado para estado. Mas creio que um arquiteto recém formado deva ganhar algo em torno de R$ 3 mil por mês.

      Quando um projeto é feito, há diversas formas de cobrar, as mais usadas são cobrar por m² projetado ou uma porcentagem do CUB (Custo Unitário Básico – é um indicador monetário que mostra o custo básico para a construção civil) vezes o m².

      Os arquitetos podem ganhar mais ou menos do que isso, como é uma profissão que envolve diversos fatores, é difícil mensurar um número exato. Já conheci arquitetos que ganham R$ 15mil por mês, enquanto outros ganham R$ 5mil, e outros que penam para tentar ganhar algo todo mês, quando não tem clientes…

      Espero ter ajudado um pouco!

      Abraço.

      Gostar

  37. Adorei as perguntas e ainda mais as respostas, meu nome e weverton e tenho 31 anos, trabalho com marcenaria 11 anos e amo oq faço, mas sempre quiz fazer arquitetura. Cursei ADM há alguns anos mas não conclui. Mas espero e sei q vou concluir este desejo em nome do Senhor Jesus serei um arquiteto abençoado. Até mais

    Gostar

  38. Olá, pretendo cursar o curso de arquitetura mas fiquei com algumas dúvidas em relação ao estágio. Vi na internet que na FAU o curso é em período integral, como que eu faria com o estágio?

    Gostar

    • Olá João, tudo bem?
      Sim, normalmente os cursos de arquitetura são integrais, mas isso não significa que não conseguirás trabalhar durante a faculdade. Claro que o tempo fica mais apertado e você ficará bem ocupado, mas poderá aproveitar as janelas que terá durante a semana para trabalhar. Mas é claro que estamos falando de estágios, pois não tem como trabalhar 8h por dia e ainda fazer faculdade.
      Durante a faculdade também estagiava 4h a 6h por dia e tinha aula nos outros períodos, fica puxado, mas vale muito a pena profissionalmente.
      Qualquer dúvida, é só deixar um comentário!
      Abraço.

      Gostar

  39. Olá, desde há muito tempo quero ser arquiteta mas todos me falam que se eu fizer engenharia civil vai ser mais facil de conseguir emprego ja que sair da facul e depois ate posso fazer uma especialização em arquitetura ou ate tentar faculdade de novo que em 2 anos me formo pois elimino varias matérias. Minha vontade é trabalhar com construções e principalmente plantas de casa. Devo fazer arquitetura ou eng civil?

    Gostar

    • Olá Isabela, tudo bem?
      Bem, os cursos de arquitetura e eng. civil podem ser parecidos em um primeiro momento, mas eles são bem diferentes também. Tem as mesmas atribuições, mas o que você estuda é bem diferente. Na arquitetura você estuda muito projeto, história, arte, materiais e um pouco de estruturas. Na engenharia o foco é muito mais em cálculo estruturas, saneamento, transportes e mecânica dos solos.
      Ou seja, você tem que escolher bem o que quer fazer, porque gosta, não somente pensar se é mais fácil de conseguir emprego ou ganhar melhor salário. Pelo pouco que você disse, creio que será melhor fazer arquitetura, pois matérias de desenho e projeto arquitetônico são apenas complementares na engenharia, enquanto que na arquitetura você estuda todos os semestres.
      Boa sorte na sua escolha!
      Qualquer dúvida é só deixar um novo comentário aqui no Blog, abraço!

      Gostar

  40. Olá ! Esse ano Eu Quero fazer Faculdade De Arquitetura Na Usp, Quero saber se a prova de lá é muito difícil, se precisa fazer desenhos, para ser um arquiteto é necessariamente ser uma pessoa criativa ?
    Esse Ramo é difícil ?

    Gostar

    • Olá Matheus, tudo bem?
      Não saberia dizer se a prova da Usp é muito difícil, mas com certeza ela é bem concorrida.
      Normalmente quem gosta de arquitetura são pessoas criativas, que gostam de desenhar e que gostam de coisas relacionadas ao projeto, casa, decoração e a cidade. Mas não é algo que seja um pré-requisito. Você pode se tornar um bom desenhista ou adquirir mais experiência em ser criativo ao longo do curso, mas o mais importante é gostar do que se estuda. Desta maneira ninguém poderá segurá-lo enquanto busca o seu sonho.
      É um ramo difícil assim como qualquer outro, mas gostando do que se faz, tudo fica mais fácil e prazeroso.
      Boa sorte na sua jornada!

      Gostar

      • Obrigado Pela Resposta !
        Outra Dúvida, Nas provas Pode ser que tenha que desenhar algum projeto ?
        Sabe de Algum escritório de jovem aprendiz ?

        Gostar

      • Matheus, não sei se a prova é especifíca na USP, melhor dar uma olhadinha direto no site da universidade. Se tiver desenhos para fazer, não será de projetos, mas sim para entender se você tem noção em desenhos, volumetria e perspectiva.
        O escritório depende de onde você mora, mas até mesmo na faculdade você encontrará escritórios que estão precisando de estagiários.
        Boa sorte!

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s