Seja um arquiteto de um ambiente de trabalho positivo!

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Todos nós já entramos em um ambiente de trabalho onde o ar parece…pesado. A negatividade está no ar. Você pode praticamente cortar a tensão com uma faca. As pessoas parecem miseráveis. O ambiente faz com que você tenha vontade de virar as costas e correr o mais longe possível – e é isso que seus clientes e empregados vão querer fazer.

É claro que esses locais de trabalho negativos podem ter consequências devastadoras paras as pessoas que trabalham ou fazem negócios nesse ambiente. A boa notícia é que você sempre pode melhorar o espaço onde trabalha. É de responsabilidade de todos. Cada pessoa, em qualquer nível, tem um impacto. Então todos os dias você precisa escolher se você vai contribuir para a negatividade ou criar um local mais positivo. A última opção sempre é a melhor e por isso aqui vão algumas dicas para lhe ajudar a começar.

1. Procure concordar e fazer as pessoas pensarem sobre o assunto. Todos nós já trabalhamos com aquele colega que sempre vê o pior em toda situação. Quando você chega com uma ideia, ele ou ela acha um milhão de problemas. A primeira coisa que é dita sempre tem uma inclinação para achar que não vai dar certo e parece que essa pessoa gosta de gerar conflito.

Não seja uma pessoa negativa. Ao invés disso, procure oportunidades que se aliem com o que as pessoas a sua voltam falam. Você é um arquiteto(a) então ache soluções, não problemas. Foque em um objetivo comum em áreas que você concorde. Discuta, faça com que as pessoas pensem sobre o fato e não simplesmente diga que não vai dar certo. Depois disso, se você tiver algo que não esteja gostando e que não concorde, vocês podem construir algo em comum para procurar um meio de contornar o que pode dar errado. Um ambiente de trabalho que leve isso em consideração é muito mais positivo e consequentemente mais produtivo para todos os envolvidos.

2. Seja um líder. Todos, sim todos, gostam de se sentir apreciados e reconhecidos por suas contribuições no trabalho. Receber um feedback positivo pode fazer maravilhas para a motivação ou o estado geral da mente.

Infelizmente, o ambiente de trabalho de hoje em dia está devendo nessa área. Tire um pouco do seu tempo para conversar com as outras pessoas e diga a elas que estão fazendo um bom trabalho. Qualquer pessoa gosta de receber um elogio, principalmente saber que seu trabalho está surtindo efeito. Mesmo que você não seja o gerente ou o encarregado, você com certeza pode encorajar as pessoas a sua volta, seja um colega de trabalho, um sócio e até mesmo seu superior. Desde que o reconhecimento seja autêntico, é apropriado e normalmente apreciado (principalmente pelos estagiários).

3. Construa a confiança. Confiança é uma incrível emoção que faz com que as pessoas se sintam seguras. Quando você ajuda a fazer com que esse sentimento cresça entre seus colegas de trabalho, você cria um ambiente confortável e calmo para todos. Quando não há confiança, as pessoas começam a se resguardar mais, ficam com medo, nervosas e até mesmo hostis.

Sempre comece confiando que seus colegas são capazes e competentes. Ter fé que eles te darão apoio e suporte ao mesmo tempo que você também fará o mesmo, deixa as relações mais fortes e seguras. Na maioria dos casos, as ações vão ao encontro das expectativas e assim a confiança crescerá naturalmente.

4. Torne (um pouco) pessoal. Muitos de nós passa mais tempo com os colegas de trabalho do que com seus amigos ou família. Então porque não os conhecer melhor, até mesmo em um nível mais pessoal? Claro que não precisa saber o nome do animal de estimação de quando a pessoa tinha 10 anos, mas um pouco mais de interação pessoal pode vir a calhar. Achar algo em comum com as pessoas com que se trabalha pode tornar o ambiente muito mais saudável. Talvez vocês tenham filhos da mesma idade, gostem dos mesmos restaurantes ou até joguem os mesmos jogos de videogame.

Conheça a pessoa que trabalha todos os dias ao seu lado, não somente como seu empregado ou colega, mas se interesse pela vida do próximo. Certamente tudo tem limites, e caso a pessoa não queira se abrir e conversar sobre a vida pessoal, você não deve forçar a barra. Mas se tudo der certo, as conversas podem ser muito mais agradáveis durante a jornada de trabalho. Ainda mais que sabemos que trabalhando em um escritório de  arquitetura, as horas podem ser longas e ir noite a dentro às vezes.

5. Ilumine o ambiente. Enquanto o ambiente social e mental pode ter sério impacto no seu trabalho como um todo, o ambiente físico deve ter a mesma preocupação. Caso trabalhe em um local escuro, caótico e monótono, não é de se surpreender que você se sinta um lixo ao final do expediente.

Abra algumas janelas, traga plantas para o escritório, quem sabe algumas fotos pessoais ou uma música mais alegre. Sabemos que a maioria dos locais de trabalho usam as luzes fluorecentes e essencialmente elas não nos fazem bem a saúde. Então faça tudo o que você puder para que o meio físico esteja agradável para o trabalho. Um jeito simples de melhorar o ânimo do local é simplesmente jogar fora livros e revistas velhos. Descartar papéis que não vai usar mais ou reciclá-los de maneira divertida. Na minha opinião tudo o que fica guardado por mais de 2 ou 3 anos e não é tocado nesse período, pode ser jogado fora ou passado pra frente. Limpe o ambiente e aproveite a claridade e leveza dele.

Essas foram algumas simples e fáceis dicas para se por em prática no dia a dia. Fazendo isso você poderá criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. E lembre-se: todos temos impacto direto ou indireto onde trabalhamos, então sempre mantenha uma pergunta em mente – estou usando meus poderes para o mal ou para o bem deste local?

Faça a mudança hoje. Você (e todo mundo do seu trabalho) ficará feliz com esse primeiro passo.

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Fonte: aqui e imagem

 

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