Arquitetura mais verde

O Brasil é o quarto país do mundo em abertura de processos de certificação para construções, como o Leed, que atestam que uma obra é mais sustentável que as convencionais. Os chamados ‘greenbuildings’ (prédios “verdes”) já são vistos como avanço por ambientalistas.

Mas existe um movimento de arquiteto e outros profissionais que acreditam numa harmonia ainda maior das obras com a natureza. É a chamada bioarquitetura. 

A ideia é chegar perto de obras com materiais 100% sustentáveis e que gerem pouco ou nenhum impacto ambiental quando estão em funcionamento, além de contribuir para o bem-estar e saúde dos moradores. “Há adeptos da bioarquitetura que chegam a erguer construções que não são ligadas às redes de esgoto, por exemplo. Essas construções têm sistemas próprios de tratamento e reaproveitamento de resíduos”, explica Peter van Lengen, bioarquiteto, agroecologista e coordenador do Tibá, Centro de Tecnologia Intuitiva de Bioarquitetura.

O conjunto de práticas da “arquitetura viva” tem conceitos que ainda não são aplicados em grande escala, como o uso de materiais, como madeiras, exclusivamente locais e sustentáveis; a integração da economia solidária com a construção civil; o uso de técnicas que, mesmo mais lentas, resultem em menor impacto ambiental – o ‘slowbuilding’.“O cimento CPIII, por exemplo, leva mais tempo para se consolidar, mas causa bem menos impactos ambientais”, explica Lengen.

Um dos grandes obstáculos para a popularização da prática são, realmente, a falta de oferta de materiais e técnicas em larga escala, o que aumenta preços.“Nas grandes cidades, é claro que há mais dificuldades logísticas, mas isso não faz a bioarquitetura impraticável”, diz Lengen.

arquitetura_verde_casa_sustentabilidade_arquitete_suas_ideias_02

Fonte: odia.ig.com.br

Leia também:

TINTA TÉRMICA QUE PODE SUBSTITUIR AR CONDICIONADO JÁ ESTÁ NO MERCADO

COMO PLANEJAR UMA CIDADE!

CESTO DE LIXO FEITO DE PAPEL E 100% RECICLÁVEL

Dê seu feedback logo aqui em baixo!

Anúncios

One response to “Arquitetura mais verde

  1. Pingback: A maior estrutura de madeira do mundo | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s