Você já quis morar em uma casa na árvore? Pois no Japão essa história foi levada a sério e o arquiteto usou os troncos das árvores para sustentar a residência. Veja a seguir:
Pode-se dizer que esta é uma casa na árvore, apesar de ela estar no nível do chão. A construção é cortada por dois troncos, que passam pela cozinha e pelas salas de estar e de jantar. Mais que isso, eles são membros estruturais que fazem parte do sistema de sustentação. O design diferente foi uma solução do arquiteto Hironaka Ogawa para uma família em Kagawa, no Japão. A filha se casou e queria viver no mesmo terreno que os pais, mas em uma nova casa. O problema é que o quintal era ocupado pelas árvores zelkova e cânfora, plantadas há 35 anos e queridas pelos moradores. “Ela tinha memórias de subir nelas quando era pequena”, conta o profissional.
Então, em vez de colunas, foram usados galhos. Eles ganharam nova vida ao serem integrados à construção. Para transformar os troncos maciços em membros estruturais, foram necessárias duas semanas de secagem em estufa e a remoção da casca. A moradora era tão apegada às plantas que até pediu para um padre xintoísta abençoá-las quando foram cortadas. O resultado é uma casa de 50 m² bem iluminada, com poucas delimitações de espaço, decorada com madeira e cores claras.
Fonte: Revista Casa e Jardim
Leia também:
AS DIFERENÇAS ENTRE AS CASAS PEQUENAS NO BRASIL E NO JAPÃO
UMA CASA JAPONESA NADA CONVENCIONAL
UMA CASA SEM JANELAS, MAS MUITO BEM ILUMINADA
Avalie este post:
Pingback: A maior estrutura de madeira do mundo | Arquitete suas Ideias·