O escritório FORM/Kouichi Kimura Architects projetou esta casa em Aichi, no Japão, no mesmo local que a antiga, para substituí-la.
Chamada de Casa da Ressonância, ela possui dois andares que rodeiam uma bem iluminada escada central.
Os primeiros degraus da escada são feitos de metal e tem um design mais solto, levando a uma escada monolítica alguns passos acima.
A residência foi projetada para o casal com um filho e mais um gato.
Os clientes moravam na antiga casa há varios anos, construída no mesmo local. Como a casa foi ficando velha, eles decidiram que era hora de se mudar (sem sair do lugar) para uma nova casa.
Com toda uma história por trás, a proposta foi concebida como “uma casa renovada em um ambiente familiar”.
A aparência externa foi estabelecida através da união de vários volumes em cores diferentes.
O arranjo cuidadoso das cores, deu as fachadas dos volumes profundidade, e ainda produziu um ótimo efeito logo na entrada.
A configuração interna foi disposta com a escada e o forro aberto, para a entrada de luz natural ao centro, como o núcleo da construção, com os quartos e o pátio ao seu redor.
Os materiais, cores e luzes que combinam com cada cômodo foram especialmente escolhidas para dar uma forte expressão do espaço projetado.
Como resultado, os espaços surgem e criam movimento entre si, misturando as texturas dos materiais, cores, luzes e sombras, gerando diversas sensações.
Em especial, o jogo de luz e sombra faz do espaço um local vivo, que ressoa com o entorno, adicionado ainda mais beleza a residência.
Fotografias de Takumi Ota.
Arquitetos: FORM/Kouichi Kimura Architects
Local: Aichi, Japão
Ano de construção: 2010
Área do terreno: 235,52 m2
Área construída : 116,72 m2
Fonte: Dezeen
Leia também:
Arquitetura minimalista japonesa #05
10 casas japonesas extraordinárias!
↓↓↓ Não esqueça de classificar este post!!!