Maior festival mundial de arquitetura premia projeto do escritório japonês Nikken Sekkei

No começo deste mês Singapura sediou o World Architecture Festival Awards, com mais de 300 projetos arquitetônicos disputando em 33 categorias.

Em seu quinto ano, o festival é a maior competição global de arquitetura do mundo. Desde a primeira edição do festival, realizada em 2008 na Universidade Bocconi, em Milão, na Itália, mais de 8.000 arquitetos de 65 países já participaram do evento.

Este ano, entre os projetos ganhadores quero mostrar o projeto ganhador na categoria “produção, energia e reciclagem”. Localizado em Tokyo, é o prédio de escritórios de pesquisas e desenvolvimento da Sony.

Exemplo de Sudare

Este edifício é a primeira estrutura que usa a chamada BIOSKIN, um novo revestimento baseado nos princípios do sudare, ou as tradicionais telas japonesas feitas de bambu. BIOSKIN reduz as ilhas de calor efetivamente ao resfriar o exterior do prédio com a água da chuva coletada na área do telhado e depois recebendo-a através de especiais canos de cerâmica porosos.

Enquanto a água evapora, reduz a temperatura da superfície dos canos de cerâmica e do ar em volta deles. Baseado em simulações, a estimativa é que a temperatura do ar possa ser baixada por volta de 2°C. Somando a isso, essa tela que funciona como um brise, evita a luz direta do sol, o que reduz o uso do ar-condicionado, diminuindo também a emissão de gás carbônico.

O projeto foi inspirado por uma ideia paradoxal de melhorar o ambiente através da presença de uma estrutura de larga escala. O prédio toma partido de um volume vertical fino, para assegurar a visão do entorno. Mais importante ainda, essa forma minimiza o efeito da ilha de calor ao posicionar seus lados mais estreitos contra os ventos predominantes da região e dessa forma permite que a briza que vem da baía de Tokyo passe através do edifício sem problemas. Todo o projeto foi concebido para que funcionasse como um massivo sitema de resfriamento que funciona quase da mesma maneira que uma floresta natural.

Por ser estreito, os escritórios tem plantas livres, flexíveis e sem colunas. Todos os mecanismos usados pelo edifício são integrados com as fachadas, que são projetadas em resposta ao ambiente. Elevadores e escadas foram colocadas na fachada oeste para bloquear o forte sol da tarde. Painéis solares na fachada sul funcionam como elementos sombreadores, gerando energia elétrica ao mesmo tempo que bloqueiam o calor.

A fachada leste foi coberta com veneziadas especiais de cerâmica que guiam a água da chuva através do sistema para funcionar como um enorme radiador, resfriando o ambiente. Então, longe de ser mais um catalizador do efeito das ilhas de calor, o prédio funciona como um “ponto frio” urbano.

Outro ponto forte do projeto são as sacadas usadas para casos de emergências em volta dos escritórios. As portas que dão para as sacadas também servem como meio de ventilação em caso de queda de energia. Essa segurança visual dada por esse meio de escape aumenta tanto a oportunidade de escapar quanto diminui a ansiedade a favor da segurança em todos os momentos.

Proprietáio: Sony Corporation
Local: Tokyo, Japão
Área do terreno: 16,558.52 sq.m.
Área do edifício: 10,611.26 sq.m.
Área Total: 124,041.48 sq.m.
Estrutura: aço e concreto armado.
25 andares
2 andares subterrâneos
Altura: 139.35m
Estacionamento: 253 carros
Construção: Feb 2009 – Mar 2011
Fotografias: Gankosha, Yutaka Suzuki.

Fonte: aqui e aqui.

Leia também:

Zaha Hadid ganha concurso para novo Estádio Nacional do Japão

As diferenças entre as casas pequenas no Brasil e no Japão

Muito mais do que arquitetura e fachadismo

↓↓↓ Não esqueça de classificar este post!!!

Anúncios

4 responses to “Maior festival mundial de arquitetura premia projeto do escritório japonês Nikken Sekkei

  1. Pingback: Como abrir o seu próprio escritório de arquitetura, parte 1 | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s