Como sobreviver ao TCC

É inevitável. Você precisa passar por isso também. Lá se foram longos 5, 6, 7…infindáveis anos até a etapa final, o trabalho de conclusão de curso. Como sobreviver a ele?

Chegou o momento, você olha para trás e se pergunta, o que eu fiz durante a faculdade? Então você começa a lembrar das viagens, festas, ressacas, provas, noites sem dormir, casos amorosos, brigas, paixões, bebedeiras, novos amigos, projetos, professores, confusões, enfim, cada um aproveita o tempo como bem sabe não é mesmo?

Mas chegou a hora. O projeto final. E com ele vem inúmeras perguntas: o que escolher, como fazer, com quem assessorar, que cerâmica que vou colocar no banheiro? Ok, talvez um pouco mais pra frente, quem sabe. Mas o que é certo é que este trabalho exigirá muito da sua mente e corpo. Mulheres, vocês ganharão peso. Homens, vocês perderam peso e cabelos. Mas caso vocês consigam sobreviver, estejam prontos para encarar o mundo como mal pagos e explorados arquitetos recém formados. Motivador não?

Mas não se preocupe, nem sempre as coisas são ruins, elas podem dar certo também, cabe a você correr atrás das suas realizações. Mas agora que já começou e você não terá mais tempo para sua vida social, deixo aqui uma lista de dicas para sobreviver ao seu TCC:

1. Mantenha contato. Principalmente com os estudantes e professores que você conheceu durante a faculdade. Muitas pessoas se isolam em casa enquanto estão fazendo seus trabalhos e simplesmente esquecem do mundo. Uma opinião de fora sempre ajuda, e muito! Principalmente dos seus melhores amigos, que são ótimos para criticar suas ideias idiotas não tão boas e colocá-lo(a) de volta no caminho certo. Ao mesmo tempo que sempre é bom ter alguém sofrendo dos mesmos males, com quem você poderá reclamar e que também te entenderá (principalmente se você não gostar do seu (sua) orientador (a).

2. Aprenda a subornar. No bom sentido é claro. Quando um amigo seu te pedir um favor durante a faculdade, faça sem hesitar. Quando você precisar de uma ajuda na maquete ou para passar um desenho a limpo, use essas palavras: “lembra aquela vez que eu te ajudei…”

3. Nunca, nunca e jamais fique doente. Proteja-se com máscaras, não divida bebidas, não de apertos de mãos nem abraços em “suspeitos” e mantenha um estoque de vitamina C em casa. Você vai lembrar disso se no último mês de TCC você pegar uma gripe que não o deixará projetar/trabalhar o dia inteiro.

4. Lembre-se de comer. É muito comum você estar a frente do computador e realizar que são 3 da manhã e você ainda não comeu nada o dia inteiro! Ou o dia acabou de começar? Ou você ainda nem dormiu desde ontem? Não importa, pare tudo e tenha uma boa refeição. O corpo não funciona sem energia, só não vale sobreviver a base de coca e batatinha frita. É bom ter um pouco de junk food estocada em casa, mas comer bem faz bem (talvez chocolates te ajudem a praticar o item 2).

5. Mantenha a calma. Tenha consciência que o trabalho vai tirar você do sério, então não desconte na sua namorada ou namorado. Ele ou ela até pode te ajudar, principalmente se for da área, mas o trabalho é seu e você precisa dar conta dele. Tem gente que dá um tempo no relacionamento e outros que até terminam. Saiba que TCC dura um ano, mas sua felicidade é para a vida toda. Por isso tire um tempo para dar um oi para seus avós, um abraço nos seus pais e quem sabe uma balada com seus irmãos?

6. Descanse. Não consegue manter o foco? Cada vez que você olha para o lado até o dedinho do pé estrala? Está cheio de ideias confusas? Tire um tempo para si mesmo e descanse um pouco. Mantenha um relacionamento feliz, volte e leia o item 5 e depois leve sua namorada ao cinema ou seu namorado para jantar fora. Durma. Um noite de sono bem dormida esclarece suas ideias, te dá mais energia para projetar e ânimo para continuar nessa jornada.

7. Goste do que estiver fazendo. Não adianta projetar um aeroporto porque está na moda ou um centro para idosos porque sua mãe acha interessante. Este é o SEU trabalho e você deve fazê-lo somente para agradar nínguem menos que você. Antes de desenhar o projeto propriamente dito você terá que ler muito, pesquisar, ver imagens e se debruçar sobre o tema. Então que seja algo que você realmente goste, pois serão muitas horas passadas trabalhando neste trabalho. Lembre-se: MUITAS horas.

8. Tenha medo do TCC. Sim, medo é um ótimo motivador. Todo mundo que faz e fez um TCC pensou em algum um dia, alguma hora, no meio de uma ideia que não deu certo, no momento em que tempo parece voar ou mesmo antes de ir dormir, na possibilidade de não passar. A possibilidade existe, cabe a você fazer com que ela desapareça. Esforce-se para fazer o melhor trabalho que você puder, tenha gosto pelo projeto e desta forma o medo de uma reprovação aos poucos desaparece.

9. Respeite o TCC. Não é porque você fez um projeto megalomaníaco que o seu projeto é melhor do que a igreja do bairro do seu amigo. Boas ideias aparecem em qualquer lugar e o modo de resolver e pensar um projeto é diferente para cada um. O trabalho final pode te engolir, se você não souber como domá-lo. No fim você pode correr o risco de mostrar um grande projeto sem grandes ideias.

10. Tenha a consciência limpa. A melhor sensação é poder olhar para trás e ver que todo trabalho duro, as noites sem dormir, as festas que você não foi, os litros de café que você tomou, as broncas dos seus pais e aquilo que você chama de comida que você comeu, ou não, deram resultado. Tenha a certeza de que você fez o que pode, e que não tem muitos arrependimentos. Organize-se para dar conta de tudo, trabalho, diversão, descanso e tudo dará certo. Prepare-se para a apresentação final, acredite, há casos que ela salva o trabalho inteiro, e depois ouça tudo o que a banca examinadora tem para falar e responda prontamente. Com tudo nos eixos, meus parabéns, você será um arquiteto(a).

Bônus: Separe 2 semanas antes da entrega para somente organizar o trabalho. Pranchas, desenhos, maquete, plotagem e ajustes finais. O trabalho nunca acaba, então acabe com ele. Estipule um prazo e fixe-se ao combinado, se não você estará no dia da entrega chorando na sala de plotagem porque não deu tempo de terminar.

Boa sorte!

Fonte: aqui  e aqui

Leia também:

COMO É O CURSO DE ARQUITETURA? PARTE 2

É ESTRESSANTE SER ARQUITETO?

A INCRÍVEL ESTÓRIA DO ARQUITETO SURDO QUE ENCONTROU O CLIENTE ANALFABETO

↓↓↓  Não esqueça de classificar este post!!!

 

Anúncios

7 responses to “Como sobreviver ao TCC

  1. Pingback: Como é o curso de arquitetura? Parte 3 | Arquitete suas Ideias·

  2. Pingback: Como abrir o seu próprio escritório de arquitetura, parte 2 | Arquitete suas Ideias·

  3. Its fantastic as your other content : D, thanks for posting . “Love is like an hourglass, with the heart filling up as the brain empties.” by Jules Renard.

    Gostar

  4. Pingback: Você sabe o que um arquiteto pode fazer em sua carreira? | Arquitete suas Ideias·

    • Oi Thaisa! Obrigado por compartilhar seus momentos final do curso também!
      Gostei do que eu li!
      Boa sorte na sua carreira como arquiteta!
      Abraço!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s