O estádio nacional japonês foi construído em 1964 para ser o palco principal das Olimpíadas de Tokyo e foi um marco para a nação japonesa. A competição internacional foi feita com o objetivo de reconstruir esse símbolo do pós-guerra do Japão, como um novo santuário para os esportes.
Os pré-requisitos para esse novo estádio foram mais vastos e complexos do que eram em comparação com o antigo estádio. Os desafios deste concurso podem ser sumarizados em 3 pontos:
O primeiro desafio foi a própria escala do projeto. Eventos esportivos internacionais precisam de um local para acomodar confortavelmente 80 mil pessoas. O projeto pede por uma grande área, porém em um espaço disponível era estreito, entre a galeria de pinturas memoriais da Era Meiji, o Estádio Jingu Meiji e o ginásio metropolitado de Tokyo.
O segundo desafio era abordar todo o complexo projeto. Além de dispor os espectadores sentados em diversas posições, de acordo com o evento, como futebol ou rugby, em uma excitante atmosfera, considerações técnicas precisavamm ser feitas com relação a manutencção do gramado e sobre o telhado retrátil que deveria ser usado para receber shows e eventos culturais.
O terceiro desafio do projeto é o tempo. O novo estádio já esta agendado para ser usado na copa mundial de Hugby em 2019 e para as Olímpiadas e Paralímpiadas que Tokyo está tentando sediar em 2020. O novo estádio precisa ser planejado e construído dentro dessa apertada agenda.
Como é um projeto em âmbito nacional, que será construído em uma época de estagnação social, o novo estádio deverá suprir não somente as necessidades funcionais, mas já está determinado que este estádio vai criativamente transmitir uma mensagem positiva para a sociedade japonesa, servindo como um símbolo de uma nova era. Essa inspiração pra o projeto estava exposta logo no início do concurso, com uma proposta que deveria “ser um símbolo de esperanca para a humanidade”.
Apesar do pouco tempo que foi dado para apresentar as propostas, 46 projetos únicos e ambiciosos vindos do toda parte do mundo foram apresentados a comissão julgadora. Na primeira etapa, 11 projetos foram selecionados, baseado em aspectos como design, funcionalidade e viabilidade de construção, em uma seleção anônima, por uma comissão formada por 8 jurados japoneses.
Na segunda etapa os projetos foram revisados por um comitê de 10 jurandos, que incluíram o os ilustres Norman Foster e Richard Rogers, que agraciaram a julgação com sua perspectivas globais. Os projetos selecionados foram avaliados pela sua originalidade projetual, suas ambições técnicas, o ambiente que iriam providenciar durante as copetições esportivas e suas viabilidades construtivas.
Como resultado, os projetos ganhadores foram: Primeiro lugar – Zaha Hadid Architects; Segundo lugar – Cox Architecture; Terceiro lugar – SANNA (Sejima and Nishizawa and Associates) + Nikken Sekkei.
Zaha Hadid Architects projetou um estádio fluído e inovador, que expressa o dinamismo apropriado para atividades esportivas. Com uma forma única, o projeto exibe uma conexão excelente estre estrutura e espaço, apresentando ideias fortes e claras de conexão com a cidade. As ideias para a cobertura móvel são passíveis de serem executadas e oferecem a oportunidade de criar espaços ricos e efeitos espaciais para eventos culturais. O espaço dinâmico da arena criado diretamente apartir da estrtutura é digno de nota. Não é por menos que são formas que o escritório tem usado nos seus últimos trabalhos.
As propostas para sistemas naturais de iluminação, sistemas passivos de ventilação, gereção de energia por painés fotovoltaicos, uso de energia geotérmica, uso das aguas cinzas e sistemas de resfriamento usando agua da chuva providenciam amplas oportunidades para a implementação de tecnologias avançadas de sustentabilidade japonesas. Apesar de alguns fatores como conexões com o entorno devam ser revisadas, para se adequarem melhor a realidade, o projeto foi escolhido como primeiro lugar em reconhecimento do íncrivel projeto que promete demonstrar as possibilidades de uma avançada estrutura junto com tecnologias sustentáveis do Japão, mostrando ao mundo a força e a inovao do espírito de uma nação.
A proposta do escritório Cox Architecture foi caracterizada com um delicado e transparente domo com acabamento em madeira. A elegante e tranquila qualidade do projeto foi muito bem recebida. Os assentos foram planejados por setores e são extremamente funcionais, passíveis de construção e prometem um grande e rico ambiente para assistir aos jogos. O estádio também foi recomendado por conter um projeto hospitaleiro devido aos seus jardins. Entretanto, enquanto a transparência do domo transmite uma refinada qualidade, ela deixou o júri com a impressão de que pecaria em transmitir uma forte mensagem e senso de festividade digno de um santuário esportivo. Estes fatores fizeram com que o projeto ganhasse o segundo lugar.
A proposta do SANAA (Sejima and Nishizawa and associates) + Nikken Sekkei foi organizada pelo seu telhado e assentos, que com uma forma ondulante se adequa ao terreno e ao programa iterno, dando a impressão de um estádio aberto. Foi identificado no projeto uma forte conexão com o entorno e propõe novas maneiras de coexistir com a atual época da sustentabilidade. Embora os espaços presentes no projeto foram bem recebidos, problemas relacionados com os materias, manutenção e estrutura do telhado em curva, assim como a operação das paredes contra insolação e do próprio telhado; além da distância entre o telhado ondulado e a arquibancada, que poderia confundir os espectadores, preocuparam o comite julgador se o projeto poderia manter sua beleza acima da sua realização física. Por isso o projeto ficou com o terceiro lugar.
As opniões dos jurados ficou dividida entre os três projetos finalistas e isso gerou um grande debate até que o projeto do escritório Zaha Hadid foi escolhido pela sua excelência geral e pela sua construtibilidade. O concurso internacional provou-se muito apropriado e eficaz na escolha de um projeto que se adequasse as diretrizes de um projeto nacional.
Agora, para colocar o projeto em adamento, um grupo de planejamento local será formando para dar apoio ao desenvolvimento desse íncrivel projeto e todo seu processo construtivo.
Fonte: site oficial do concurso
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