Claro que esses monumentos não vieram do futuro, mas podiam fazer parte de qualquer filme ou jogo sci-fi não é mesmo? Confira sua história a seguir:
Essas estruturas foram feitas na antiga Iugoslávia (hoje Sérvia, Montenegro, Eslovénia, Croácia, Macedónia e Bósnia e Herzegovina) pelo presidente Josip Tito entre os anos de 1960 e 70, em locais onde houveram batalhas da Segunda Guerra Mundial ou antigos campos de concentração.
Elas foram projetadas por diversos escultores e arquitetos para transmitir um forte impacto visual que mostrasse a confiança e força da república socialista.
Nos anos 80, esses momumentos atraíram milhares de visitantes por ano, especialmente jovens patriotas. Mas depois que a república foi dissolvida no começo dos anos 90, quando quatro das seis repúblicas deixaram a federação para formar Estados independentes, as estruturas foram completamente abandonadas.
Com o abandono, todo o simbolismo dessas figuras foi perdido e está sendo corroído pelo tempo.
Entre 2006 e 2009 o fotógrafo Jan Kempenaers andou pelos Balcãs, com a ajuda de mapas da década de 70, para fotografar e trazer à tona uma série, um tanto melancólica quanto impressionante, de fotos desses locais.
Suas fotos também trouxeram muitas indagações: Esses antigos momunentos continuam a existir como esculturas somente ou tem algum uso? Seu estado fisico dilapidado e a negligência institucional reflete uma fratura social na história? Ou por outro lado, por ainda existirem, mesmo esquecidos, são somente objetos de certa beleza sem nenhum significado simbólico atual?
Mais imagens:
Fonte: cracktwo.com
Leia também:
Pura arquitetura, engenharia e arte!
Quando a criatividade nasce da necessidade
Residência em forma de concha de Kotaro Ide
↓↓↓ Não esqueça de classificar este post!!!
Pingback: Construções monumentais: O que é preciso para se construir um ícone? | Arquitete suas Ideias·