O elo entre um forro de restaurante nos EUA e um templo no Japão

O designer japonês Takeshi Sano projetou um forro muito criativo utilizando milhares de estacas de madeira para o restaurante Tsujita em Los Angeles, na Califórnia. Confira a seguir:

Segundo Sano, ele queiria usar imagems de nuvens para o detalhe do forro. Sua influência veio de um templo chamado Izuno Taisha, no  Japão, que é um dos mais antigos e importantes templos, localizado na província de Shimane. Segundo as lendas japonesas, 8 milhões de divindades se reúnem nesse templo em outubro para descansar e nenhuma prece é atendida. Por isso este mês é conhecido como 神無月 (kannazuki) ou “mês sem deuses”. Somente as preces feitas nesse templo que são ouvidas. Vocês podem imaginar como esse local deve ficar cheio em outubro então, não é mesmo?

Não se sabe ao certo quando ele foi construído, mas antigamente o templo ficava a uma altura de quase 50 metros, como na imagem abaixo.

Em torno de 1200 ele foi reduzido e após incêndios por volta de 1700 ele foi reconstruído na forma atual. Indícios indicam que a altura original é verdadeira, já que no ano de 2000, restos dos pilares feitos com cedros gigantes com mais de 3m de largura foram achados no local do templo.

Para homenagear este templo, o designer escolheu as nuvens que podem ser vistas no local, pois são “misteriosas” segundo Sano. Para mostrar essas imagens em seu trabalho ele colou 25 mil estacas de madeira, no formato de baquetas de taiko (tambor japonês) no forro do restaurante.

Para deixar as nuvens mais reais, ele calculou o ângulo focal entre a linha de visão e as baquetas, e utilizou esses cálculos para saber a altura de cada elemento de madeira preso do forro. Além disso ele calculou a distância entre as baquetas, para dar um efeito estereoscópico na nuvem de madeira.

“Não somente para este projeto, eu sempre me desafio a projetar espaços em que coexistam arte e design de interiores. Quis fazer com que as pessoas sentissem a delicadeza da beleza, coisa que os japoneses tem de sobra, e ao mesmo tempo a atmosfera nipônica ao entrar neste espaço, para que quem viesse, sentisse vontade de ir visitar o Japão.”

Dessa maneira, Sano fez desse restaurante um elemento para a memória do Japão, mostrando a cultura, beleza e história desse país, mesmo do outro lado do mundo, em um “simples” forro de um restaurante.

Fonte: Contemporist

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