Simples como uma vírgula

Este projeto chamado “little one-room house with a curve” ou “casa com um pequeno quarto em curva” do escritório japonês studio velocity, é um salão de beleza com apenas 41m². Confira:


Construído na cidade de Nagoya, no Japão, este projeto está situado em um terreno de forma aloganda medindo somente 9mX20m.

O desenho explorou múltiplas curvaturas até chegar em uma forma que pudesse demonstrar um espaço contínuo que gradualmente muda enquanto se caminha através dele.

Um das primeiras preocupações com a construção em um local tão pequeno foi evitar projetar uma estrutura que simplesmente “desaparecesse” em meio a escala dominante das casas ao seu redor.

Ao adotar uma forma não convencional para o salão de beleza, o projeto ganhou uma identidade única que marcou presença dentro do bairro.

Aproveitando ao máximo o estreito terreno, um pequeno estacionamento para dois carros foi reservado em frente a loja. Nesse sentido, a construção começa estreita perto da rua, e vai alargando tanto em sua largura quanto na altura a medida que se aproxima do final do terremo.

Um jardim externo também foi adicionado junto a curva da edificação, criando um espaço mais privado de reflexão que pode ser visto de dentro do salão. Na parte de trás da obra, um espaço para lavar e secar as toalhas fica escondido de quem passa pela rua.

Para desenhar a curva específica do salão de beleza, um estudo extenso foi feito para chegar ao balanço perfeito do espaço interior, para manter uma linha visual que percorra todo o projeto.

Definido em seções, a entrada leva até uma pequena sala de espera, depois à recepção, em seguida a área de corte e a área de shampoo. Para ir de um lado ao outro, um longo corredor é ritmicamente iluminado por pequenas janelas que dão para o jardim, providenciando boa iluminação dentro do salão.

Somando a isso, uma grande clarabóia na parte mais alta da curva da edificação “lava” as paredes e o espaço de trabalho com muita luz natural.

Leia também: Studio Velocity: Montblanc house

Fonte: designboom

Leia também:

Influência japonesa em uma casa moderna.

Abrigo de emergência usa técnica de origami.

Casas “cubo” Japonesas.

↓↓↓  Não esqueça de classificar este post!!!

Anúncios

5 responses to “Simples como uma vírgula

    • Marcelo, não posso te dizer com 100% de certeza, mas acredito que foi usado algum tipo de revestimento metálico. Pelo menos esse é o meu palpite.

      Gostar

  1. Pingback: Muito mais do que arquitetura e fachadismo « Arquitete suas ideias·

  2. Pingback: Arquitetura japonesa minimalista #05 | Arquitete suas Ideias·

  3. Pingback: Mais uma micro casa com 3m de largura | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s