Este projeto chamado “little one-room house with a curve” ou “casa com um pequeno quarto em curva” do escritório japonês studio velocity, é um salão de beleza com apenas 41m². Confira:
Construído na cidade de Nagoya, no Japão, este projeto está situado em um terreno de forma aloganda medindo somente 9mX20m.
O desenho explorou múltiplas curvaturas até chegar em uma forma que pudesse demonstrar um espaço contínuo que gradualmente muda enquanto se caminha através dele.
Um das primeiras preocupações com a construção em um local tão pequeno foi evitar projetar uma estrutura que simplesmente “desaparecesse” em meio a escala dominante das casas ao seu redor.
Ao adotar uma forma não convencional para o salão de beleza, o projeto ganhou uma identidade única que marcou presença dentro do bairro.
Aproveitando ao máximo o estreito terreno, um pequeno estacionamento para dois carros foi reservado em frente a loja. Nesse sentido, a construção começa estreita perto da rua, e vai alargando tanto em sua largura quanto na altura a medida que se aproxima do final do terremo.
Um jardim externo também foi adicionado junto a curva da edificação, criando um espaço mais privado de reflexão que pode ser visto de dentro do salão. Na parte de trás da obra, um espaço para lavar e secar as toalhas fica escondido de quem passa pela rua.
Para desenhar a curva específica do salão de beleza, um estudo extenso foi feito para chegar ao balanço perfeito do espaço interior, para manter uma linha visual que percorra todo o projeto.
Definido em seções, a entrada leva até uma pequena sala de espera, depois à recepção, em seguida a área de corte e a área de shampoo. Para ir de um lado ao outro, um longo corredor é ritmicamente iluminado por pequenas janelas que dão para o jardim, providenciando boa iluminação dentro do salão.
Somando a isso, uma grande clarabóia na parte mais alta da curva da edificação “lava” as paredes e o espaço de trabalho com muita luz natural.
Leia também: Studio Velocity: Montblanc house
Fonte: designboom
Leia também:
Influência japonesa em uma casa moderna.
Abrigo de emergência usa técnica de origami.
↓↓↓ Não esqueça de classificar este post!!!
Hiroshi, sabe que material é esse foi usado na fachada?
GostarGostar
Marcelo, não posso te dizer com 100% de certeza, mas acredito que foi usado algum tipo de revestimento metálico. Pelo menos esse é o meu palpite.
GostarGostar
Pingback: Muito mais do que arquitetura e fachadismo « Arquitete suas ideias·
Pingback: Arquitetura japonesa minimalista #05 | Arquitete suas Ideias·
Pingback: Mais uma micro casa com 3m de largura | Arquitete suas Ideias·