Esta casa em Hiroshima, no Japão, projetada pelo escritório Suppose Design, é cercada por uma parede de concreto com objetivo de criar vários terraços entre as paredes internas e externas. Veja mais a seguir:
No primeiro e segundo andar, os espaços entre a parede externa e a casa foram preenchidos com placas metálicas perfuradas, criando terraços triangulares que permitem que a luz chegue nos pátios logo abaixo.
A parede externa foi feita com concreto armado, enquanto a casa possui estutura de Steel frame.
Esta casa foi projetada para um casal e duas crianças. No térreo ficam a garagem, suíte e hall de entrada. No primeiro andar ficam a cozinha e o espaço de convívio, enquanto no segundo andar ficam os quartos das crianças.
A casa fica localizada em um bairro onde até hoje existe um antigo shopping de rua. O terreno quadrangular conta com apenas 55 m². Por estar situada em uma área onde as casas estão muito próximas uma das outras, seria difícil fazer com que a residência fosse aberta para o exterior e ao mesmo tempo manter a privacidade.
Por este motivo o projeto foi concebido com um estilo único, onde a relação com o exterior ditou a forma da casa, que possui somente 29 m² de area construída (a área total dos 3 pavimentos é de 79 m²).
A casa foi locada em ângulo, sem estar paralela as paredes exteriores do terreno. Com isso a luz do sol pode chegar até o térreo, refletindo nessas duas estruturas.
Segundo os arquitetos as paredes providenciam uma boa condição de iluminação ao mesmo tempo que dão privacidade aos poucos espaços externos da casa.
Alem disso, a estrutura exterior consegue englobar o vão existente entre a casa e a parede interna como se fosse uma continuação da própria residência.
Apesar de a primeira vista, parecer um local muito fechado, o conceito usado neste projeto criou relações com o exterior mesmo a casa estando confinada entre 4 paredes. E ao fazer isso, criou espaços abertos que as casas vizinhas não possuem.
Casa em Minamimachi 3
Local: Hiroshima, Japão
Uso : residencial unifamiliar
Área do terreno: 54.56 m²
Área construída : 28.92 m²
Área total construída:79.232 m²( 1F:26.41 m² – 2F:26.41 m² – 3F :26.41 m²)
Ano de construção: Abril, 2010
Projeto: Março,2008 – Maio.2009
Período de construção: Junho, 2009 – Abril, 2010
Estrutura: Steel frame – Parede externa: Concreto armado
Arquitetos: Makoto Tanijiri [suppose design office]+ Kenji Nawa [Nawakenji-m]
Fotos: Takumi Ota.
Leia os posts anteriores sobre arquitetura minimalista japonesa #01, #02 e #03.
Fonte: Dezeen
↓↓↓ Não esqueça de classificar este post!!!
Pingback: 37º concurso de design residencial KITASUMA « Arquitete suas ideias·
Pingback: Arquitetura japonesa minimalista #05 | Arquitete suas Ideias·
Pingback: As diferenças entre as casas pequenas no Brasil e no Japão | Arquitete suas Ideias·
Pingback: Arquitetura Minimalista Conceito Idéias - ispic.net·