Como é o curso de arquitetura? Parte 1

fonte: http://blog.hugomaesta.com

Hoje vou falar a minha opinião sobre o curso de arquitetura. Já comecei com uma imagem bem clichê sobre o assunto. Você sabe o por quê?

Bem, pra começar, arquitetura hoje não é feita com esquadros ou com transferidores. No tempo da faculdade, ouvia os professores dizerem como era difícil na época deles, sem computadores ou impressoras, quando o desenho devia ser passado a limpo, desenhado a mão e  (quase) sem erros.

Você acha que de linhas e garranchos não nasce um projeto?

Digo isso porque somos humanos e erramos muitas vezes, mesmo quando não podemos errar. Principalmente naquela noite antes da entrega do projeto quando, sem tempo, fazemos vista grossa com uma linha que saiu torta no desenho. Imagina como era há 30, 40 anos. Uma geração somente e o mundo não deu voltas, deu cambalhotas.

Na minha opinião acho muito importante o arquiteto saber se expressar, seja pelo desenho a mão, seja por uma maquete física ou digital, mas o arquiteto não vai estar pronto até ele saber resolver problemas em uma folha de papel ou in loco, na obra. Ou você acha que quando surgir alguma coisa você poderá dizer: “só um instante, vou abrir meu notebook para desenhar esse detalhe e daqui a 2h eu te digo a resposta”. Acho que não.

Hoje, mais importante do que saber desenhar a mão, é saber compreender os softwares de projeto. Eu digo mais importante, pois um projeto se resolve com plantas, cortes, fachadas e principalmente modelos volumétricos em 3D. O início, algum detalhe de execução ou uma discussão da proposta, sempre são feitos a mão, mas o corpo do projeto é todo feito no computador.

Durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, você verá diversas matérias, muitas das quais irá pensar que nunca mais usará, outras que não vai usar mesmo, mas tudo tem um propósito: formar um profissional completo. Mas você sai um profissional completo da faculdade? Infelizmente, não. Muito pelo contrário, você se forma completamente perdido no meio de tantas variáveis do mercado. Não há ninguém que saia de uma faculdade de Arquitetura e que possa dizer, estou “formado”. A formação, no significado de transformar-se em alguma coisa – no caso, o artista que projeta – dá-se ao longo de muitos anos. Na faculdade você tem uma base, a ponta do iceberg de tudo o que você poderá fazer no mundo da arquitetura. Para quem fez, para quem quer fazer ou quem não conhece essa área, saiba que ela é bem grande e variada.

Só para exemplificar: depois de formado, você poderá escolher entre áreas como edificações e construção, paisagismo, cenografia, conservação e preservação de patrimônios históricos, design gráfico, comunicação visual, móveis, decoração, interiores, meio ambiente, luminotécnica, urbanismo entre outros ou, como todo arquiteto, você deve ser bom em tudo isso. TUDO ISSO? Bem, quase tudo. Dependendo do projeto, você passará por várias fases que envolverão todos esses aspectos e ainda vários outros, desde a troca de informações com o corpo de bombeiros para projetar uma escada contra incêndio, ou o estudo das leis ambientais sobre o uso do solo até mesmo a escolha do tipo de pastilha que será colocada no banheiro.

Por esses e outros motivos, o arquiteto precisa buscar sempre estar antenado com o que acontece no mundo e à sua volta. Ele precisa de informações que podem vir das mais diversas áreas. Para que isso aconteça, é necessário estudo, experiência e força de vontade. Uma boa saída para adquirir conhecimento é fazer cursos de Pós-graduação no Brasil, ou até mesmo lá fora, para conhecer e entender as especificidades da nossa área e de outras também. Como o ditado diz: “conhecimento nunca é demais, e você vai precisar dele”.

Não é fácil ser arquiteto com tantas variáveis a serem definidas, mas esse tema fica para o próximo post.

______

Leia também os demais posts da série, parte 2, parte 3, parte 4 (perguntas e respostas dos leitores)

E não esqueça de deixar seu comentário ou dúvida!

212 responses to “Como é o curso de arquitetura? Parte 1

  1. Cara, tem 46 anos, tenho bastante facilidade para usar e conheço bem de computador. Também gosto muito de fazer atividades em casa nos finais de semana. Tipo pintura de parede, arrumar ou fazer um telhado, colocar forro, colocar uma calha, um forro pvc, etc. Geralmente sou bastante curioso mas antes de fazer algo normalmente penso nas varias possibilidades, materiais, procuro informações e manuais na Internet e mãos a obra.

    Tenho nível superior na área de tecnologia mas me identifico muito com essas atividades que faço em casa. No último ano pensei bastante na possibilidade de fazer um curso de arquitetura.

    Seria muito tarde para eu pensar em ser um arquiteto?

    Gostar

    • Caro Mário, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário.
      Olha, vou ser bem sincero contigo. Todo mundo diz que você só se torna um arquiteto a partir dos 40 anos. Isso quer dizer que mesmo depois de sair da faculdade, leva algum tempo para você adquirir experiência e confiança na área.
      Acho muito interessante você querer fazer um curso de arquitetura, mas vou logo avisando: não é fácil nem rápido. E há vários tipos de arquitetos, aqueles que gostam de colocar a mão na massa-como parece ser o seu caso-assim como aqueles que gostam somente de projetar, deixando o trabalho a cargo de outras pessoas. Mas como você já tem nível superior na área de tecnologia, será que não seria mais prático fazer uma especialização, ou quem sabe uma pós na área de arquitetura?
      Por exemplo, uma pessoa formada como técnico em edificações pode fazer muitas coisas como os arquitetos, com algumas restrições, como a escala dos projetos.
      Mas agora, tudo depende do pique que você tiver e do que realmente gosta de fazer. Caso queira projetar e assinar esses trabalhos, é necessário fazer um curso de arquitetura ou de técnico de edificações. Mas há também cursos de designer de interiores por exemplo, ou projetista de móveis. A questão é pensar no que você realmente gosta de fazer e no que gostaria de se dedicar. Quem sabe, até pela sua descrição, você se encaixaria como um faz-tudo? Dando suporte para as pessoas nas suas casas?
      Seu trabalho pode se tornar o seu hobbie e você deve trabalhar em algo que realmente goste.
      Espero que tenha ajudado a clarear um pouco suas dúvidas!
      Até!

      Gostar

      • olá ! o meu nome é betheson e tenho 15 ano e quero ser arquiteto,mais eu tenho varias duvidas ! exemplo ,precisa desenha muito? um arquiteto tem ferias ,trabalhando pra se mesmo? e pra ser um bom arquiteto precisa de ser que?

        Gostar

      • Olá Betheson, tudo bem?
        Um outro post que fiz, pode tirar algumas das suas dúvidas: http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

        Na arquitetura, você acabará desenhando sim, mas se você não desenha bem a mão livre, poderá partir para desenhos no computador, com modelos 3D por exemplo. Com relação a férias, sendo autônomo, você poderá tirar férias quando quiser, mas sendo dono do próprio negócio, se não trabalhar, não vai ganhar dinheiro né? E com projetos rolando, você não poderá sair a qualquer momento deixar seus clientes na mão hehe!

        Para ser um bom arquiteto, acredito que é necessário experiência, gostar da profissão e querer sempre aprender coisas novas. Não se pode parar no tempo, temos sempre que nos reciclar, procurando novas ideias para implementar nos projetos. Mas existem outros diversos fatores que não saberia listar todos aqui. Bom senso, bom gosto e bons clientes? Isso ajudará muito!

        Obrigado pelo comentário!
        Abraço!

        Gostar

      • Olá anônimo(a)!
        Bem, já que nem pode dizer seu nome, não posso agradecer de maneira correta não é mesmo?
        Caso queira compartilhar melhorias na forma de escrever um post, pode mandar algo para que possamos ler então?
        Obrigado pelo comentário!

        Gostar

  2. Pingback: Como é o curso de arquitetura? Parte 2 « Arquitete suas ideias·

  3. Pingback: Como é o curso de arquitetura? Parte 3 | Arquitete suas Ideias·

  4. gosto muito de arquitetura, mais tenho medo de fazer e me dar mal tenho várias dúvidas, eu estou fazendo o 3º ano do ensino médio e não consigo tirar arquitetura da minha cabeça quando me perguntão pra qual área vou fazer o vestibular, procuro informações na internet mais sempre fico com dúvidas como: como faço para entrar em uma faculdade de arquitetura? Será que tenho que fazer algum teste ou especialização antes de entrar na faculdade? etc.. Se você pudesse me mais ajudar agradeceria.

    Gostar

    • Adlison, obrigado pelo comentário.
      Para você entrar em uma faculdade de arquitetura é necessário fazer o vestibular primeiro. Dependendo do curso, da cidade onde você escolher, as provas são diferentes. Há locais onde as provas são específicas e há locais que as provas são as mesmas para todos os cursos.
      O melhor que você pode fazer é conversar com pessoas próximas a você que cursaram ou estão cursando arquitetura, para que tenhas uma ideia de como é o curso. Informações na internet sempre ajudam, mas nada melhor do que “ver com os próprios olhos” como é o curso. Se na sua cidade tem uma faculdade de arquitetura, melhor ainda, você pode ir lá e até mesmo conversar com professores e alunos.
      Qualquer dúvida é só escrever ai!
      Vlw!

      Gostar

  5. Bom,estou em dúvida entre eng. civil e arquitetura .Me disseram que vale mais a pena fazer a civil que também é 5 anos. Estou confusa!

    Gostar

    • Olá!
      Olha, eu não posso dizer que um curso é melhor que o outro. Eu sou arquiteto e posso falar muitas coisas boas e ruins de cada curso. Você precisa escolher pelo o que você mais gosta. Procure conversar com outros alunos dos dois cursos, entenda as matérias que você será obrigada a ver, pesquise quais das duas faculdades se encaixa melhor no seu perfil.
      O que posso dizer com certeza é que na engenharia você fará mais cálculos, sendo uma área mais tecnológica e na arquitetura você trabalhará com mais desenho e criatividade.
      Nenhum dos dois cursos são fáceis, os dois levam no mínimo 5 anos e são completamente diferentes. Pense, pesquise e escolha uma carreira para sua vida!
      Qualquer dúvida, entre em contato novamente!
      Obrigado pelo comentário e boa sorte!

      Gostar

  6. Pingback: A diferença entre o arquiteto, o design de interiores e o decorador | Arquitete suas Ideias·

  7. Olha quero muito fazer arquitetura mas tenho medo de nao me dar muito bem nos calculos, pois nao sou muito bom em exatas, mas quero muito cursar arquitetura.

    Gostar

    • Olha Rodrigo, como tudo na vida, é preciso um pouco de garra e vontade. Você pode não ser muito bom em cálculo, mas será necessário sim cursar essas matérias para se formar. Não se preocupe, nem todo mundo sabe bem cálculo, ou desenho, ou alguma matéria de todo o currículo. Mas você estará na faculdade para aprender certo? Se esse é mesmo seu sonho, corra atrás dele! Não deixe que simples matérias de cálculo te afastem disso. Coragem! Siga em frente e esforce-se para fazer um excelente curso de arquitetura.
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer coisa, é só falar!
      Abraço!

      Gostar

  8. tenho medo, sou insegura em tudo o faço, mais sou apaixonada por arquitetura, não sei calcular entre outras infinidades de coisas. me ajuda por favor.

    Gostar

    • Oi Alice, tudo bem?
      Olha, mesmo sendo insegura, você tem que correr atrás daquilo que gosta. Para se tornar uma arquiteta você terá que passar por coisas que vai gostar e outras que nem tanto. Eu mesmo passei por isso, há matérias em que você tem mais afinidade e outras que você simplesmente não gosta. Mas tudo o que tem dentro do curso, lhe dará uma visão geral da profissão. Mas garanto que verá coisas que vai gostar muito e que farão tudo valer a pena. Agora, se tiver que fazer um cálculo ou dois pelo caminho, garanto que será para seu próprio bem.
      Boa sorte!

      Gostar

    • Cleiton, teoricamente:

      SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL (SMP) A PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2013.

      Jornada de 6 horas diárias = R$ 4.080,00…… 6 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 8 horas diárias = R$ 5.763,00…… 8,5 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 9 horas diárias = R$ 6.102,00…… 9 x salário mínimo (R$ 678,00)

      Mas eu digo teoricamente, pois infelizmente é difícil que escritórios de arquitetura trabalhem com carteira assinada. Muitos, ou a maioria, não pagam carteira e por isso o salário é bastante variável. Creio que somente em escritórios grandes que sigam a lei corretamente.
      Um arquiteto recém formado, deve vai ganhar em torno de 2 mil reais por mês.
      Depois, tenho conhecimento de arquiteto que ganha até 15 mil. Mas isso vai depender do tempo de trabalho/escritório/localização.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  9. Eu estou no Nono ano, Prestes a entrar no ensino médio. Me interesso muito por Arquitetura mas, acho que é muita coisa pra uma pessoa só. Mas penso em seguir a carreira 🙂

    Gostar

    • Bom dia Jessely.
      Que bom que você se interessa pela arquitetura. Realmente não é um curso fácil e você verá muitas coisas diferentes durante o curso. Alguma delas irá gostar e outras nem tanto, mas todas as matérias são necessárias para que você tenha uma ideia geral do que é realmente a arquitetura. Você não precisa saber tudo sobre tudo e o curso é bem abrangente, por isso no futuro você pode escolher no que vai se dedicar mais.
      Espero que sigas aquilo que gostas.
      Boa sorte e obrigado pelo comentário.

      Gostar

    • Olá Matheus, tudo bem?
      O que tenho a dizer para você é que se realmente gosta de arquitetura, não saber desenhar não será um problema. Você tem a faculdade inteira para aprender. E digo mais, saber desenhar bem não é um pré requisito para cursar a faculdade. Claro que ajuda e muito na hora de se expressar, mas com o tempo você vai tomando gosto pelo desenho e pode acabar um ótimo desenhador.
      Eu mesmo nunca fui um bom desenhista a mão, faço croquis para expressar ideias e tudo mais, mas meu desenho final não é “bonito”. Mas em arquitetura é passar uma ideia, uma emoção ou conceito. Então não precisa se preocupar tanto.
      Ainda mais que hoje em dia o uso do computador está muito ligado a essa área e se você não desenhar bem, sempre pode recorrer a modelos em 3D, renders, imagens e tudo o que achar necessário!
      Espero que tenha lhe ajudado!
      Boa sorte nessa nova jornada!
      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Gostar

  10. Boa Noite, Hiroshi estou no ultimo ano do meu curso de fotografia (9ºano) para o ano vou para o 10º se tudo correr bem. Eu gostaria de saber se a area de arquitetura tem um curso de 10º,11º e 12º e depois faculdade não sei.
    Ou quais são os passos que vou ter que seguir. Por exemplo começar a estudar arquitetura no 10º se tenho que ir para faculdade/universidade. Essas coisas, das quais eu não consigo perceber. já tentei saber mais sobre varias areas que gosto. mas torna-se tudo sempre tão confuso que eu acabo por desistir. na verdade é que é já para o ano e ainda nao sei que area eu quero seguir. Eu gosto bastante de tudo oque tem a ver com casas, desde construir a mobilar. Sou um grande viciado em The sims (Jogo) onde eu passava a vida desde pequeno a construir casas e acabava uma começava outra. e quando me faltavam ideas procurava sitios onde encontrar. e acho que arquitetura tem a ver comigo. Agradecia a resposta
    Abraço 😀

    Gostar

    • Olá Nuno, tudo bem?
      O que eu posso dizer para te ajudar a escolher uma carreira, é que você deve realmente ir atrás para saber mais informações sobre ela. Se possível, caso tenho uma faculdade na sua cidade, vá conversar com alunos de arquitetura para que você entenda melhor o curso. Assim conseguirá ter uma visão geral que poderá te ajudar nessa escolha.
      Já que você gosta do tema, de casas e tudo mais, fica mais fácil conversar sobre o assunto não é mesmo?
      Concordo que pode ser meio confuso nessa fase da vida escolher o que se quer fazer, mas com o tempo isso vai melhorando. E também não precisa ser uma decisão para todo o sempre né? Sempre podemos mudar de ideia durante a caminhada.
      Obrigado pelo comentário, qualquer dúvida é só perguntar!

      Gostar

  11. olá… amo decoração, design de moveis, interiores, paisagismo… sou boa em calculos, adoro arte em geral… mas mal sei desenhar um dado em perspectiiva 😦 … nao saber desenhar e ter que aprender isso no faculdade pode me prejudicar no curso de arquitetura?

    Gostar

    • Olá Mara, tudo bem?
      A resposta é não. Isso não ira te prejudicar durante a faculdade. Durante o curso você pode e deve buscar o aperfeiçoamento no desenho, mas você não precisa virar uma artista plástica também. Na arquitetura o importante é passar aquilo que você quer para o cliente, seja na forma de um croqui, um belo desenho perspectivado, uma imagem 3D ou aquele rabisco no guardanapo. Se você já gosta de artes e do curso, será mais fácil buscar ferramentas para te auxiliar na hora de projetar.
      Eu mesmo não desenho super bem, por isso parti para o computador, fazendo imagens em 3D e renderizações. Mas todo arquiteto deve saber sim, um pouco de desenho a mão livre, pois na hora que você precisar, nem sempre terá um computador a mão, ou tempo para fazer um desenho mais elaborado.
      Boa sorte nessa sua nova jornada!
      Qualquer dúvida, é só perguntar…
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  12. Boa tarde, gostava de saber qual é o curso que inclui arquitetura e design para tirar no 10º ano. Já estive à procura mas nenhum deles parece ter.. Tenho jeito para desenho e acho que me sairia bem num curso assim. Obrigado pela resposta 🙂

    Gostar

    • Olá Hugo, tudo bem?
      Não sei se entendi direito sua pergunta. De que curso você se refere? Não seria o fato de cursar arquitetura ou design (gráfico ou industrial)? Se você gosta de desenhar é muito bom procurar cursos como esses, mas nem somente de desenho se faz uma faculdade. Você terá que passar por outras matérias também. Procure informações sobre cada curso e o que você realmente quer fazer durante sua vida. Quer construir casas, planejar cidades? Ou prefere pensar em produtos ou projetos referentes a imagem de uma marca, por exemplo?
      Tendo dúvidas, não deixe de escrever!
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  13. me enteressei a pouco tempo pelo curso de arquitetura e achei um maximo só que tem um problema não sou muito bom de calculo e no desenho isso pode me prejudicar na falculdade?

    Gostar

    • Olá Krithony, tudo bem?
      Como você se interessou pela arquitetura, o que tem que fazer é correr atrás daquilo que é preciso. Com certeza você passará por matérias de cálculo e desenho, mas para alcançar seus objetivos é preciso esforço não é mesmo? Quem sabe durante o caminho você não descubra que gosta de cálculo ou quem sabe se torne um ótimo desenhador? Sempre somos bons em algumas coisas e nem tanto em outras, por isso precisamos nos dedicar para sempre melhorarmos. Não ser bom em um determinado assunto, não quer dizer que será prejudicado, só significa que você terá que ser mais disciplinado para obter resultados melhores.
      Boa sorte nessa sua nova jornada!
      Qualquer coisa deixe um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gostar

  14. Olá sou apaixonada por decoração e artes desde de pequena,me amarro em mudanças, criações me identifiquei com o curso de arquitetura mesmo sendo péssima em desenho e cálculos , mais como li nos comentários anteriores percebi que isso não seria problema. Mais depois de uma pesquisa conheci o curso Design de Interiores achei mais especifico no que desejo fazer pra vida inteira que é a parte de projetar moveis espaço que além de serem bonitos sejam funcionais como arquiteta também poderei fazer isso?
    Não seria melhor fazer um curso especifico ao invés de cursar arquitetura e depois ter que me especializar na área que mais gosto?
    Pois essa parte de construção noção de espaço projetar edifícios, bairros e até cidade não é muito a minha cara…. Me ajudaaaa
    Mais o pior é que na cidade que atualmente moro não tem esse curso de Design de Interiores, será que com o que gosto valeria apena investir 5 anos em arquitetura???

    Gostar

    • Olá Micaelle, tudo bem?
      A resposta para você não é tão simples. Mas sim, fazendo arquitetura você poderá projetar móveis e espaços sem problemas nenhum. O curso de arquitetura sem dúvida é mais completo e fazendo design de interiores você não poderá, por exemplo, alterar a estrutura da casa, como retirar uma parede para aumentar o espaço do ambiente.
      Em um curso mais específico como esse, com certeza você verá matérias mais focadas na decoração e design de móveis, coisas que às vezes é deixado de lado em um curso de arquitetura. Mas se você gosta, poderá correr atrás disso também.
      Eu particularmente prefiro fazer um curso mais completo, onde posso construir obras inteiras, do que ficar preso somente ao interior delas. Se você curte somente essa parte, e realmente não quer ter que estudar todas as matérias que um curso de arquitetura oferece, então estudar somente interiores é uma opção.
      Para sanar suas dúvidas aconselho ler este outro post também:

      http://arquitetesuasideias.com/2013/04/24/a-diferenca-entre-o-arquiteto-o-design-de-interiores-e-o-decorador/

      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gostar

  15. Boa tarde!
    Gostaria de saber se uma pessoa que não é boa em cálculos consegue se formar em arquitetura, se tem muita matéria de cálculo? Obrigado desde já!

    Gostar

    • Olá Lucas, tudo bem?
      Olha, você não precisa ser bom em cálculos para fazer arquitetura, mas justamente por isso que terá que estudar um pouco mais. O curso tem sim matérias de cálculo estrutural, física e de materiais como aço e madeira. Para se formar é imprescindível que você passe por essas matérias, ou seja, mesmo não gostando terás que estudar cálculo. Mas não ser bom em alguma coisa não te impossibilita de cursar arquitetura, como em qualquer coisa na vida, quando se não se tem muito aptidão em determinados assuntos, devemos correr atrás para alcançar nossos sonhos.
      Eu mesmo nunca fui um bom desenhista e mesmo assim sou arquiteto. Sei desenhar a mão, mas não é nada especial. Passo as minhas ideias e faço croquis rápidos. Justamente por isso resolvi me especializar em modelos tridimensionais no computador.
      É o que você pode fazer, esforce-se e o curso não será assim tão difícil.
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gostar

  16. eu gostaria de saber se eu fizer um curso técnico de edificações me ajudaria na faculdade de arquitetura… pois pretendo fazer os dois juntos e se não iria me prejudicar no desempenho da faculdade fazendo os dois ao mesmo tempo?
    Obrigada!!!

    Gostar

    • Boa tarde Iara, tudo bem?
      Eu acredito que um curso só complementa o outro! Se você tiver a oportunidade de fazer os dois, um soma-se ao outro. Mas por que fazer os dois juntos? Algum motivo em especial? Conheço várias pessoas que fizeram o curso técnico de edificações, principalmente no segundo grau e depois fizeram arquitetura.
      Não vejo problemas em fazer os dois ao mesmo tempo, a não ser a questão do tempo. O curso de arquitetura é puxado e demanda bastante atenção aos trabalhos e projetos. Caso você seja eficiente em separar tempo para os dois cursos, só posso desejar uma boa sorte!
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer dúvida é só falar…

      Gostar

  17. Boa tarde, estou prestando vestibular para arquitetura (UFMG) para iniciar ja em 2014… você poderia me informar em qual período que é necessário levar notebooks para a faculdade? Estou pensando em comprar primeiro um desktop pra usar esses programas em casa com mais conforto (tela maior, mais potente, etc) e mais tarde, um ano ou dois a frente, comprar um notebook. É uma boa ideia?

    Gostar

    • Bom dia Caio, tudo bem?
      Essa é uma boa pergunta. Porém cada faculdade tem seu estilo de ensinar e os tempos mudam também. Quando eu estudei na UFSC e nem faz tanto tempo assim, só fui utilizar notebook lá pra 4ª fase. Eu não sei como será na UFMG, mas acredito que nos primeiros semestres você ira desenhar mais a mão, para aprender a fazer um traço mesmo. O notebook realmente é uma mão na roda, quando você começa a projetar e precisa levar seu trabalho para a sala de aula. Mas a pergunta é, você tem condição de comprar um desktop hoje, e um notebook daqui a um ano? E depois de comprar os dois, será que um deles não ficará ocioso?
      Claro que você pode querer ter uma máquina potente, para jogar ou fazer renders por exemplo, e outra para levar para a faculdade. A escolha é sua.
      Eu por exemplo, optei por comprar logo um notebook, pois queria mobilidade. Depois troquei por outro notebook ainda mais potente para que pudesse trabalhar com os arquivos cada vez mais pesados, sem ter que me preocupar. E acredito que fiz a escolha certa. No meu caso também, tinha um fator agravante que era a falta de espaço físico para ter um desktop mais um notebook em casa.
      Era isso, espero ter ajudado um pouco. Qualquer coisa é só enviar um comentário aqui.
      Abraço!

      Gostar

  18. Boa tarde, estou muito em duvida em relação a faculdade de arquitetura, pois comecei a cursar engenharia civil e não me dei muito bem e resolvi parar. Queria saber se arquitetura é menos difícil, pois tenho um pouco de dificuldade em cálculos . Obrigado!

    Gostar

    • Olá Samuel, tudo bem?
      Você procura arquitetura por achar que o curso é mail fácil ou porque gosta? Tanto engenharia quanto arquitetura tem cálculo em sua grade curricular. Mas o curso de arquitetura com certeza tem menos, apensar de que não seja “fácil” passar por essas matérias. Não posso aconselhar você a estudar arquitetura somente por ter menos cálculo, mas acredito que você deva estudar aquilo que mais gosta. Engenharia civil e arquitetura são cursos bem distintos e não há como dizer que um é melhor que o outro.
      Se você quer se tornar um engenheiro, mas as matérias de cálculo são pesadas, você acha que deve desistir de um sonho por causa disso? Na arquitetura você terá que fazer muitos projetos e isso tomará muito tempo fora da faculdade. Se você não estiver disposto a passar horas a fio desenhando, fazendo maquetes ou projetando na frente do computador, será que também não desistirá da arquitetura?
      A dica que eu deixo é a seguinte: você deve buscar aquilo que gosta. E corra atrás das dificuldades. Se é algo que você tem prazer em fazer, uma matéria ou outra que seja mais difícil, não é nada comparado a uma vida inteira em uma carreira que você escolheu pra si.
      Espero ter ajudado! Qualquer coisa deixe um comentário aqui!
      Abraço!

      Gostar

  19. Ola estou pretendendo fazer o curso tecnico de edificações e um de Autocad durante o ensino médio, será que esses cursos podem me ajudar a entrar numa faculdade pública e até mesmo dá um diferencial no meu curriculo há queria saber também se por eu ter esses cursos completos e me formar em arquitetura posso ganhar um pouco mais que um arquiteto iniciante ganha?

    Gostar

    • Nathanael, muito obrigado pelo comentário, tudo bem com você?
      É muito bom saber que você está interessado em aumentar seu conhecimento ainda no ensino médio. Estes cursos com certeza lhe ajudarão depois de entrar na faculdade, pois você já terá uma boa base de projetos e desenhos. Porém para entrar em uma universidade pública, receio que não vá ajudar muito pois será preciso passar primeiro pelo vestibular. Creio que a maioria das universidades públicas tem um vestibular único para todos os cursos e não são direcionados. Por isso o conhecimento específico da área não importa muito. Em caso de universidades estaduais, existem provas que são específicas da área, o que nesse caso será bem útil.
      Com relação ao salário, tudo dependerá do seu local de trabalho, experiência e vontade de trabalhar. Mas com certeza, tendo conhecimentos prévios, será mais fácil de arranjar um bom emprego.
      Abraço!

      Gostar

  20. Olá, adorei o texto, e tenho como objetivo ser arquiteta, mas já ouvi falar sobre pessoas que se formaram e não conseguem emprego. A área de Arquitetura está muito saturada?

    Gostar

    • Olá Raissa, tudo bem?
      Bem, como em qualquer área, existe sim a saturação. Muitas pessoas se formam todos os anos em diversas faculdades e não é diferente com a arquitetura. Tudo depende também do local onde você quer trabalhar. Com certeza em regiões interioranas há mais vagas do que nas grandes cidades. Mas o que conta mesmo é seu currículo. Pois você pode ser médico, advogado ou educador físico, que em qualquer lugar não será fácil arrumar emprego se você não for competente. Creio que como arquiteto, muitas pessoas resolvam abrir seus próprios escritórios, o que diluiu o montante de vagas faltantes no mercado.
      Mas se você gosta mesmo de arquitetura, estude, trabalhe e sempre corra atrás de uma boa experiência. Deste modo, fica mais fácil arranjar um emprego.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  21. Pingback: Os 5 posts mais vistos do ano de 2013! | Arquitete suas Ideias·

  22. eu ja conclui o nivel medio e pretendo fazer arquitetura. ja fiz algumas projeccoes de edificios e acho qe levo jeito para isso….eu queria saber quais sao as materias mais dificeis no curso de arquitetura…… !??

    Gostar

    • Olá Augusto, tudo bem?
      Que bom que você se interessa pela arquitetura.
      Olha, as matérias mais difíceis do curso dependem do eu você gosta né. Pode ser que seja as de desenho, ou talvez de cálculo, ou até quem sabe de projeto. Você pode ir bem em umas e ir mal em outras.
      O que é certo é que terás que se empenhar pra que passe em todas.
      Para mim, o que tive mais dificuldade e exigiu mas tempo foram matérias de cálculo como aço e madeira.
      Mas você pode vir a gostar e achar bem fácil hehe.
      Projeto demanda bastante tempo, mas no final é prazeroso ver um trabalho seu ganhando forma.
      Boa sorte nos seus estudos!
      Qualquer dúvida, volte a comentar aqui!
      Obrigado e bom final de ano!

      Gostar

    • Olá Lucas, tudo bem?
      Hoje em dia acredito que inglês seja imprescindível em qualquer profissão. Creio que para se destacar como profissional seria bom você ter até conhecimento em uma terceira língua também.
      Não que seja necessário falar outros idiomas para se tornar um arquiteto, mas com certeza isso vai abrir diversas portas para você no futuro.
      Obrigado pelo comentário e feliz ano novo!

      Gostar

    • A questão não é se vale a pena ou não. Todos sabemos que há profissões que geralmente pagam melhor que outras, mas o importante é fazer algo que você goste, para que possa fazer durante toda a sua vida.
      Aqui mesmo nos cometários já respondi outra pergunta de quanto um arquiteto ganha por mês.
      Um arquiteto consegue sim, ser bem remunerado, mas isso também depende de quanto você considera ser este valor. Acredito que, por exemplo, como médico seja mais tranquilo você alcançar os dez mil reais do que sendo um arquiteto, mas a questão é se você gostaria também de ser um médico, entende o que eu digo?
      Não vá somente pela remuneração, escolha algo que você realmente goste, que o dinheiro virá para você com maior facilidade.
      Obrigado pelo comentário e feliz ano novo!

      Gostar

  23. Um arquiteto ele pode trabalhar em apenas um área ou ele pode ser um arquiteto geral,trabalhando como arquiteto de interiores, paisagista, arquiteto industrial ou ele tem que escolher uma área específica?

    Gostar

    • O arquiteto pode trabalhar em diversas áreas simultaneamente, porém é mais comum que ele se especialize em algumas áreas específicas. Normalmente as que ele gosta mais. Há pessoas que gostam mais de interiores, ou paisagismo, como você mesmo falou. Por isso é comum ver arquitetura de interiores ou arquitetos paisagistas.
      Depois de formado cabe a você escolher qual caminho quer trilhar.
      Boa sorte!

      Gostar

  24. Olá Hiroshi,
    este ano irei começar a faculdade de arquitetura, eu sou apaixonado por arquitetura sempre procuro saber sobre a profissão trabalho em uma empresa de gerenciamento de projetos e sempre que possível tento falar com alguns arquitetos que trabalham aqui para saber como é adquirir um pouco de experiencia msm, porem estou com receio na área de exatas não sou mt bom com cálculos isso pode ser um problema dentro do curso ?

    Gostar

    • Olá Valter, tudo bem?
      Isso é muito bom! Continue interessado pela arquitetura que você irá longe!
      Sobre as disciplinas de exatas, com certeza você terá que passar por algumas, mas nada que um pouco de disciplina e estudo não resolvam. Se você já tem noção que não é muito bom em cálculo, deve estudar mais e se dedicar a essas matérias (principalmente para não ter que repeti-las) e tudo ficará tranquilo.
      Eu também não gostava muito das matérias de cálculo, mas elas são imprescindíveis para formar um bom profissional.
      Boa sorte!!

      Gostar

  25. OI BOM DIA, TENHO 38 ANOS PASSEI NO VESTIBULR DE ARQTETURA, JÁ FAÇO DESIGNER DE INTERIORES NO SENAC ESTOU ME DANDO MUITO BE NO CURSO.
    MEU SONHO SEMPRE FOI FAZER ARQUITETURA, MAS ME PERGUNDO SE NÃO ESTOU MUITO VELHO PARA INICIAR UMA FACULADE DE ARQUITETURA.

    Gostar

    • Bom dia Celso, tudo bem?
      Bem, como eu já respondi aqui antes para algumas pessoas, o meu ponto de vista é o seguinte: Você tem que fazer aquilo que gosta. Claro que haverão pedras pelo caminho, mas se você quer trilhar a vida de arquiteto, tens mesmo que correr atrás disso. Desde a faculdade ouço que uma das poucas profissões onde o profissional não se aposenta é o arquiteto. Então se podemos trabalhar até os 100 anos, vide o Niemeyer, começar na casa dos 40 não é assim tão problemático não é mesmo?
      O que importa é que você estará fazendo aquilo que gosta e que lhe faz feliz. Boa sorte no curso, pois ele não é fácil. Qualquer coisa é só comentar aqui.
      Grande abraço!

      Gostar

  26. Olá Hiroshi,
    Vale a pena começar uma faculdade de arquitetura aos 40 anos?
    Estou prestes a concluir minha matrícula na faculdade, mas a dúvida me consome. Fico com receio de não conseguir estágio e não conseguir entrar no mercado de trabalho.
    Será que tem fundamento minha insegurança…?

    Gostar

    • Bom dia Hilda, tudo certo?
      Assim como escrevi no comentário anterior, acredito que para fazer aquilo que você gosta, não tem idade. Muita gente nova nem sabe o que faz da vida e só descobre depois de realmente vivê-la, não é mesmo? E daí se você já tem 40 anos? Se a arquitetura é algo que você quer fazer, por mais difícil que possa parecer, você deve correr atrás disso.
      Entendo sua insegurança sobre o mercado de trabalho, mas acredito que se você confiar em si mesma e no seu trabalho, a idade não será um fator agravante, afinal experiência vem com os anos não é mesmo? Agora, se você pensa em querer se aposentar da carreira cedo, daí é um problema, pois o arquiteto(a) só fica bom (boa) mesmo, com a prática, e isso leva algum tempo para se adquirir.
      Boa sorte com o curso, espero que dê tudo certo na sua nova carreira! Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gostar

    • Olá Gabrieli, tudo bem?
      Para responder sua pergunta, vou dar o exemplo de um dos maiores arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer. Mesmo vivendo mais de 100 anos, ele nunca se aposentou. O fato é: se você gosta do que faz, não vai querer se aposentar. Claro que todos nós merecemos um descanso um dia, então pela lei, mulheres devem ter no mínimo 60 anos e 15 anos de contribuição. Para se aposentar por tempo de contribuição, a mulher precisa contar com 30 anos de contribuições comprovadas. Como arquiteta, que tenha seu próprio escritório por exemplo, talvez você não queira se aposentar com essa idade. Vai depender de você. Na faculdade sempre ouvia que arquiteto não se aposenta, sempre vai querer fazer uma obra a mais, pois sempre o próximo projeto será o melhor. Mas claro, cada um é cada um.
      Boa sorte na sua carreira!
      E obrigado pelo comentário.

      Gostar

    • Boa tarde Sophie!
      Eu acredito que exista um material básico para cursar arquitetura, mas são mais os instrumentos de desenho no início do curso. Como lapiseiras, canetinhas e materiais para fazer maquetes.
      Eu tirei muito xerox de livros também durante a faculdade, em vez de comprá-los.
      Depois de uma determinada etapa do curso, um notebook lhe cairá muito bem, pois terá que fazer projetos no computador e ter essa mobilidade de levar tudo de casa para a faculdade é uma ótima ideia. Na verdade é bem provável que você precisará de um notebook, então é bom ir pesquisando preços e modelos que possam te auxiliar a trabalhar com softwares pesados, para projeto e/ou edição de imagens.
      Obrigado pelo seu comentário!
      Qualquer dúvida é só perguntar, abraço!

      Gostar

  27. +Estou no segundo ano do ensino médio, e não consigo tirar arquitetura da minha cabeça.Realmente, não sou muito boa com desenhos, mas amo criar coisas novas e com ajudas de software sou uma boa designer. Andei fazendo muitos testes vocacionais, e sempre falam em arquitetura, já vi milhões de depoimentos de arquitetos. Tenho quase certeza que é isso que eu quero, mas toda vez que falo com alguém, me desanimam dizendo que não tem área para trabalhar. Realmente é assim ou está faltando profissionais no mercado?
    Desde já muito obrigada!
    PS: Precisa dominar o inglês?

    Gostar

    • Oi Emily, tudo bem?
      Se você gosta do que faz, não terás problemas em trabalhar. Não posso dizer como está o mercado de trabalho de maneira fiel a realidade, pois depende de onde você está inserida e em que área vai querer trabalhar. Mas o que posso dizer é que não é tão simples trabalhar como arquiteto. No começo é difícil ganhar bem e trabalhamos muito. Mas qualquer área está assim não é mesmo?
      Cabe a você se sobressair em relação aos seus concorrentes. Estude bastante, faça curso de línguas ( eu acho que o inglês é fundamental) e tenha sempre algo de diferente para que o empregador escolha você ao invés de outra pessoa.
      Também já passei por fases onde parecia que seria impossível arranjar um emprego, mas corri atrás de um bom currículo. Falo inglês e japonês, já morei fora do país e trabalhei em áreas diversas. Nunca fiquei mais de um mês desempregado se não quisesse.
      Ser arquiteto exige tempo e trabalho e estou longe de ser um bom arquiteto. Temos sempre que melhorar mais e ganhar experiência.
      Não tem área para trabalhar? Pode até ser que sim, mas então caberá a você se destacar e achar um lugarzinho ao sol.
      Boa sorte! Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gostar

  28. Olá, Eu Estava Vendo Sobre Arquitetura e acho a Profissão encantadora, Sou Muito Criativa, mas sou Péssima pra desenhar no papel! Mas já fiz um ”projeto’ estrutural de uma empresa, e recebi muitos elogios, e me perguntaram oq eu tava fazendo em adm. O que eu faço, sigo em frente? ou invisto em outra carreira?

    Gostar

    • Olá Kelly, tudo bem?
      É muito difícil eu te dizer para mudar de profissão, pois cabe a você buscar informações de cada curso para saber se ele se encaixa na sua vida. Se você é criativa e gosta da parte de criar projetos, casas ou interiores vale a pena dar uma olhada mais de perto na arquitetura. Mas o curso não é só isso e envolve planejamento de cidades, cálculos estruturais, urbanismo, paisagismo e outras tantas coisas mais.
      Você acaba aprendendo a desenhar no curso, por isso não é algo que seja imprescindível saber antes. Tudo depende se você gosta ou não da sua carreira atual também.
      Dê uma olhada nos outros posts que fiz falando um pouco sobre como é o curso de arquitetura e qualquer coisa deixe aqui outro comentário. No que eu puder ajudar, ajudarei.
      Obrigado e boa sorte!

      Gostar

  29. Olá Hiroshi, tudo bem? espero que sim!

    Hiroshi, primeiramente parabéns pelo blog, está muito bom.
    Tenho 23 anos e sou de São Paulo/Sp, estou muito interessado e apaixonado em arquitetura, tenho pesquisado algumas coisas sobre o curso, sou bem curioso e tenho dúvidas em alguns casos. Vou começar a faculdade no meio do ano…
    Eu preciso ter algum curso técnico antes mesmo de começar a graduação? (estou pensando estudar o curso de Desenho Técnico e após, iniciar o de AutoCAD).
    Quais cursos são recomendados para estudar?
    É melhor ter um pc ou um notebook para estudar/trabalhar com arquitetura?
    Posso estagiar em empresa no 1° Semestre de faculdade? Qual a renumeração de um estagiário, varia de semestre por semestre?
    Quais as dicas que você poderia dar para passar em uma entrevista de estagio de arquiteto?
    Porque muitos estudantes de arquitetura demoram 6 anos para terminar o curso?

    Ficarei feliz pelas respostas e obrigado desde já.
    Sucesso e felicidades!

    Gostar

    • Olá Eduardo, muito obrigado.
      Para começar, você não precisa de curso nenhum para ingressar na arquitetura. Claro que quem já fez um curso técnico antes terá mais facilidade em algumas matérias, até mesmo pela experiência adquirida, mas não que seja fundamental. Bem provável durante o curso você verá matérias de desenho técnico e autocad.
      Muitas pessoas gostam de fazer cursos antes, principalmente de desenho, mas cabe a cada um verificar suas pendências e saber se realmente precisa fazer algo antes. Eu entrei na faculdade sem fazer nada, mas antes da arquitetura eu cursei um pouco de design industrial, o que me ajudou nas horas de desenhar na arquitetura. Então se você tem tempo e interesse, conhecimento nunca é demais e com certeza irá te ajudar muito.
      Sobre o notebook, é bom ter um para que você tenha mobilidade entre casa/faculdade para fazer seus trabalhos. Eu sempre tive notebook e nunca reclamei. A não ser que você queria algo bem mais potente e precise de um desktop mesmo.
      Eu acho um pouco difícil conseguir estágio logo na primeira fase, já que você não terá muita experiência. Mas tudo depende dos seus conhecimentos prévios e o que o escritório pedirá para você fazer. Talvez esperar um ano pro aí, para se ter noção do que é arquitetura seja uma boa ideia.
      Em um entrevista sempre é perguntado suas experiência anteriores. Se você não tem nenhuma, fica mais complicado arranjar emprego, mas é sempre bom ter confiança e um bom portfolio para mostrar do que você é capaz.
      O curso de arquitetura tem 5 anos, mas ele é bem puxado, por isso é comum as pessoas pegarem menos matérias pro semestre para dar conta de fazer tudo bem feito. São realmente poucas as pessoas que conseguem fazer tudo em 5 anos, além do mais, você precisará de tempo para fazer trabalhos e estagiar ao longo de toda a faculdade.
      Vou criar um post respondendo melhor todas as perguntas que recebo aqui, por isso escrevi brevemente.
      Obrigado e qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Abraço!

      Gostar

  30. Olá, boa tarde.
    Faz tempo que me interesso pelo curso de Arquitetura, porém me indentifico mas com a parte de ambientes, decorações, designer gráfico, móveis interiores e exteriores, paisagismo e comunicação visual. Só que não sou boa em desenhos e exatas, essa é a minha insegurança. Tenho medo de não conseguir realizar o meu sonho, pois não sou boa nas principais “desenho e exatas”. Mas estou determinada à enfrentar todos os meus medos, sei que valerá muito a pena pois estarei fazendo o que gosto.

    Gostar

    • Oi Carolina, gostei do seu comentário.
      Muito bem, mesmo sabendo das suas dificuldades, por gostar do que faz, você vai correr atrás do seu sonho.
      É assim mesmo, às vezes não somos bons em algumas coisas, mas somos bons em outras. O que importa é fazer aquilo que você realmente gosta!
      Boa sorte e qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gostar

  31. bom dia
    gostaria de fazer uma pergunta ja estou com 39 anos,trabalho com designer de calçados,mas sou formando em tecnico em edificações recentemente,(tenho conhecimento em cad,programas 3d), será que não estou velho para formar em arquitetura,ja fiz 3 semestre de mesma,pelo meus contas formaria com 42 anos ,,por ventura não estaria velho para entrar nesta área?
    att
    olimpio

    Gostar

    • Bom dia Neto!
      Como eu venho respondendo para todos que tem essa mesma dúvida, eu acredito que se é algo que você gosta de fazer, vai em frente! Arquitetura não tem idade. O grande arquiteto Niemeyer viveu mais de 100 anos e continuou trabalhando. Ou seja, você se formando aos 40 anos, teria mais 60 anos de trabalho. Sempre ouvi dizer que arquiteto não se aposenta, gosta do que faz e enquanto puder segurar um lápis vai estar projetando
      O importante é estar bem. Claro que há altos e baixos, mas pelo menos você estará feliz com a profissão que escolheu.
      Desejo boa sorte nessa sua jornada!

      Gostar

  32. Olá, tudo bem?
    Então, tenho 19 anos, e desde meu Ensino Médio sempre tive muita dúvida com relação ao que cursar… Aos 16 comecei fazendo Engenharia de Alimentos (entrei mais por medo de cursinho, nunca quis o curso), e no ano seguinte entrei pra Engenharia Ambiental (que era o que eu achava que realmente queria), e estou cursando o terceiro semestre a muito custo, pois estou com a cabeça em Arquitetura/Engenharia Civil. E, novamente, estou na dúvida… Gosto da área, de lidar com construção, gosto muito de pesquisar materiais, me interesso bastante por estruturas, decoração, adoro ver projetos, e é uma diversão pra mim discutir com minha mãe ideias de reformas na minha casa, kkk mas não sou muito confiante quanto à minha criatividade… Não sei se posso desenvolver isso no curso de Arquitetura, ou se devo logo seguir pela Civil. Sei que essa é a área que eu quero seguir, acho que realmente vou gostar, mas o que eu mais tenho medo é de perder mais anos da minha vida trocando de curso, sem ter a certeza do que realmente fazer…
    Alguma opinião que possa me ajudar? 🙂
    Obrigada!

    Gostar

    • Oi Larissa, tudo bem?
      Bem, lendo o que você escreveu já percebi que você gosta de arquitetura. Se você se diverte discutindo uma reforma, por que não trabalhar com isso então? Não creio que você perdeu anos da sua vida com outros cursos, afinal tudo é somado a uma coisa chamada experiência. E isso ninguém tira de você.
      A criatividade é algo que pode ser trabalhada, mas se gosta do que faz, naturalmente vai correr atrás das tendências e de novidades. Desta maneira, vendo muita coisa já feita, você terá suas próprias ideias criativas. A eng. civil está mais ligada a estruturas e cálculos e não tem tantas matérias artísticas como a arquitetura. Aconselho você a pegar um tempo e visitar uma faculdade de arquitetura, conversar com alguns alunos para ver se é realmente isso que quer fazer. Quem sabe pegar uma matéria ou outra optativa para ter noção de como é o curso.
      Mas fique tranquila, se estás em dúvida somente pelo quesito criatividade, saiba que ao longo do curso você pode melhorar isso, naturalmente, sem nem mesmo perceber. Quanto mais a gente aprende, mais se sabe. No futuro, quando tiver 30 anos de carreira, com certeza vai olhar para trás e achar que não era criativa o suficiente, mas que o próximo projeto, sempre será o melhor.
      Boa sorte nessa jornada!
      Qualquer dúvida deixe um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gostar

  33. Olá, Tenho 14 Anos, 1º Ano do Ensino Médio, e tomei uma ÓTIMA decisão na vida que foi fazer a selação do que fazer na faculdade. 2 Opções restantes, sendo meu foco principal Arquitetura, como segunda opção a Eng. de Computação(mas não vem ao caso no momento). Vou fazer aquitetura, mas ja vi comentários que começou a mexer no meu psicológico, sem mudar meu foco, o que é bom. Comentários do tipo que fala que quando começar a trabalhar, não vou ter mais tempo pra vida social(o que é ruim), é verdade? ou depende? Não quero perder contatos com amigos, perder minha vida social, sair com os amigos, etc.

    Gostar

    • Olá Darlan, tudo bem?
      Olha, você não pode ser prender a estes comentários. Você sempre terá sua vida social, é só saber dosar os dois lados. Não pode só estudar ou só trabalhar, tem que ter equilíbrio em todas as partes. Durante a faculdade terá que fazer muitos trabalhos e com certeza em algum momento você vai ter que escolher entre sair a noite ou terminar aquele projeto para amanhã. Quando for trabalhar, como em qualquer profissão, haverá responsabilidades as quais será responsável mas nem por isso você tem que deixar de sair com seus amigos. Tudo tem o seu tempo, só não pode querer fazer tudo junto.
      Não se preocupe, sua vida social é você que organiza. Uns trabalham mais que outros, mas no fim tudo da certo. O que posso dizer com certeza que é diferente. Hoje você tem um rotina de colégio, vê seus amigos todos os dias, tem as tardes ou manhãs livres e tudo mais. Quando adulto, tendo que trabalhar 8h, 9h por dia, seu tempo será reduzido e não terá mais tempo para fazer tudo o que quer num dia somente.
      Boa sorte na sua jornada! Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Abraço.

      Gostar

    • Bom dia Francisco.
      Olha, não sei te dizer exatamente como funciona esse tipo de transferência. O que posso dizer é que não é muito fácil de acontecer. Hoje muitas pessoas querem ir para universidades públicas e a concorrência é grande. Desta maneira transferências de universidades privadas para públicas só acontece quando há vagas, e não sobram muito delas. Aconselho você a entrar em contato com a secretaria da sua faculdade e da faculdade para onde você deseja ir para maiores e mais claras informações.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Gostar

  34. Olá, tenho 15 anos e estou no segundo ano do ensino médio, faço segurança do trabalho mas não pretendo seguir isso, vou começar o curso de design de interiores e queria fazer faculdade de arquitetura, mas tenho muuuitas dúvidas, pois não me dou muito bem com exatas, na verdade tenho muita dificuldade, e não sei desenhar NADA, mas andei pesquisando e gosto muito dessa área, adoro decorar, combinar móveis, cores e tudo isso, amo ler e gosto muito de arte, o que voce me indica? acha que posso me dar bem com a arquitetura ou deveria procurar outra area a seguir?

    Gostar

    • Olá Bianca. Tudo bem?
      Como venho escrevendo para todo mundo que tem essa mesma dúvida, na minha opinião você deve seguir aquilo que você gosta. Vai em frente e estude o que quer estudar. Se não desenha tão bem, você pode correr atrás de melhorar. Como já gosta da área é mais fácil de fazer dar certo né? Mesmo porque estudar não vai ser algo ruim, pois você se interessa pelo assunto.
      Leia também os outros posts que fiz sobre o curso, principalmente o último que tem várias perguntas e respostas.
      Espero que te ajude!
      Obrigado pelo comentário.

      Gostar

  35. Olá,eu estou no 1º ano do Ensino Médio, quero fazer arquitetura.
    Eu gostaria de saber se para passar na UFPR é preciso fazer Cursinho?

    Gostar

    • Olá Leonardo, tudo bem?
      Olha, para passar em qualquer universidade federal é necessário muito estudo. Independente do estado a concorrência é bem grande para entrar nessas universidades, uns cursos sempre são mais concorridos que outros. Não sei como é sua formação, mas um cursinho pré vestibular sempre ajuda. Óbvio que você terá que estudar muito e fazer cursinho não é garantia de passar no vestibular. Por experiência própria posso dizer isso a você. Na primeira vez que fiz vestibular eu também fiz cursinho, mas não estudei tanto quanto deveria. Moral da história: fiquei longe de uma vaga. No ano seguinte, fiz cursinho novamente, de 6 meses, mas passei o ano inteiro estudando muito. Era o dia inteiro estudando. Deu certo e consegui passar na UDESC e na UFSC.
      Boa sorte nos estudos!

      Gostar

  36. olha quero ser muito arquiteta mas ainda sou nova nisso tenho 13 anos me falem o que cai tanto na faculdade de arquitetra??

    Gostar

    • Olá Lanara, tudo bem?
      Nossa, com 13 ano já sabe que quer ser arquiteta!? Que legal…mas você é bastante nova ainda, vai amadurecendo essa ideia, mais pra frente você pode mudar de curso ou realmente fazer arquitetura. Se você gosta de decoração, fazer casas, pensar em como melhorar sua cidade, você está no caminho certo. Mas durante o curso também tem matérias como matemática, física e outras.
      Leia também os outros posts que fiz sobre o curso de arquitetura e talvez eles tirem mais dúvidas suas.
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gostar

    • Olá Thalita, tudo bem?
      Acho que o último post pode te ajudar um pouco mais!
      http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

      Sobre salários, vou copiar uma resposta que já tinha dado sobre o assunto:

      SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL (SMP) A PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2013.

      Jornada de 6 horas diárias = R$ 4.080,00…… 6 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 8 horas diárias = R$ 5.763,00…… 8,5 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 9 horas diárias = R$ 6.102,00…… 9 x salário mínimo (R$ 678,00)

      Mas é difícil que escritórios de arquitetura trabalhem com carteira assinada. Muitos, ou a maioria, não pagam carteira e por isso o salário é bastante variável. Creio que somente em escritórios grandes que sigam a lei corretamente.
      Um arquiteto recém formado, deve vai ganhar em torno de 2 mil reais por mês.
      Depois, tenho conhecimento de arquiteto que ganha até 15 mil. Essa variação acontece em qualquer profissão não é mesmo? Isso vai depender do tempo de trabalho/escritório/localização ou se a pessoa é famosa ou não hehehe…
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  37. Olá tudo bem ? Tenho 35 anos e tenho o sonho de me formar em arquitetura … Vc acha que já está tarde pra me tornar arquiteta ?

    Gostar

  38. Tenho interesse em Arquitetura, estou no 3 Ano do Ensino Médio, mas tenho medo com os cálculos no decorrer do curso, pois não me dou bem em matemática, e tenho medo de ficar frustrado perante os cálculos, mas tenho uma boa capacidade de desenhar, mas creio que isso não seja o foco principal do curso, também sou bastante perfeccionista, muito detalhista, criativo, determinado, mas tenho dúvida quanto as habilidades que necessito, será que posso me dar mau no curso por não se dar bem em matemática? Se não achar que tenho perfil pra Arquitetura me indique outra profissão, please… Por favor não me indique Design, eu não tenho interesse algum nessa profissão.kkkk

    Gostar

    • Olá Lucas, blz?
      Como as pessoas tem me perguntado questões parecidas, acabei por fazer um post que resume muita coisa:

      http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

      Hehe, não posso simplesmente lhe indicar uma profissão, você deve buscar por aquilo que realmente gosta. A dica que eu dou é ir conversar com professores e estudantes do curso que você quer fazer, no caso arquitetura. Não é porque tem dificuldade em uma matéria ou outra que isso impedirá de fazer o curso inteiro, só terá que se dedicar um pouco mais. Corra atrás daquilo que você gosta!

      Qualquer dúvida é só deixar um comentário!

      Obrigado!

      Gostar

  39. Muito obrigado, gostei bastante do post, esclareceu muitas dúvidas que ainda me restavam, vou arriscar futuramente em arquitetura, vou ter mais foco matemática…kkkk…

    Gostar

  40. Olá, penso em fazer Arquitetura mas não tem muita noção de calculo e não sei desenhar, isso atrapalha minha carreira ? tenho que saber desenhar pra fazer Arquitetura ?
    Queria muito, mas fico insegura por não saber.

    Gostar

  41. Olá,
    Bom, eu vou fazer arquitetura e urbanismo estou decidida neste ponto mas, tive a oportunidade de conversar com um arquiteto experiente sobre este assunto mas nao para me aprofundar como deveria, e ele me aconselhou em fazer um curso tecnico de edificacoes antes de comecar a fazer a faculdade, e estou esperando a data da prova para fazer o processo seletivo do curso e tentar garantir minha vaga so que tenho duvidas se isso seria certo mesmo adquirindo mais conhecimentos, mas tenho medo de perder tempo fazendo o curso se ele nao me ajudar em arquitetura pois nao sei se tem algo a ver um com o outro, sabendo que ja poderia estar na faculdade ao inves de estar no curso tecnico. Lhe agradeco se for possivel tirar essa duvida….Obrigada!!

    Gostar

    • Olá Renata, tudo bem?
      Bem, serei sincero com você. Não sei a sua idade, mas todo conhecimento é válido para as nossas vidas. Fazer um curso técnico no 2º grau, para depois cursar arquitetura é um ótima dica. Os dois cursos tem sim similaridades e vai te ajudar muito na hora de cursar a faculdade.
      Caso você já for formada no ensino médio, eu diria para ir direto para a faculdade de arquitetura. Na época do vestibular eu passei na mesma época para design industrial e arquitetura, com um semestre de diferença. O que eu vi no design me ajudou bastante na arquitetura, ou seja, se você tiver um curso de edificações, isso lhe dará maior base para estudar arquitetura.
      Tem gente que quer ser formar logo e faz o curso corrido, mas acredito que o melhor mesmo é ir com calma, fazer estágios e estudar bem e aproveitar a época de faculdade (mas sem exageros né, atrasar no máximo 1 ano já é o suficiente). Eu mesmo fiz intercâmbio durante a faculdade e isso me abriu os olhos. Estudar fora do país é bem legal.
      Não quero me alongar muito, mas se você tiver qualquer dúvida pode deixar um comentário aqui no Blog.
      Espero poder ajudar!
      Obrigado!

      Gostar

  42. Ola, tenho 24 anos e curso educaçao fisica pe sou deficiente auditivaporem ha cinco anos fiz o curso de arquitetura por um ano, teve materias que gostava muito e uma delas que tive maior afinidade e dificuldade foi o projeto arquitetonico, nao conseguia criar nem tinha noçao das medidas, por exemplo as medidas de um terreno ou comodo nos papeis sao diferentes das medidas construidas e reais de um terreno ou comodo entende? Como saber se a medida ta certa ou se for grande ou se for pequena por isso tive mta dificuldade nisso, por iso desisti do curso e nao tive muita ajuda nisso. Entao as vezes me pego pensando em voltar ou nao, sera que vale a pena ou nao devido a essa afinidade, o projeto?

    Gostar

    • Olá Roberta, tudo bem?
      Bem, o que faltou pra você durante o curso foi informação. Com certeza as medidas do papel não conseguem ser as mesmas que as reais e por isso que existe uma coisa chamada ESCALA. Quando trabalhos com a escala, é um jeito gráfico de simbolizar os elementos reais em tamanhos diferentes. A escala pode tanto reduzir como aumentar o tamanho de um objeto para que possamos visualizá-lo melhor. Na arquitetura normalmente usamos escalas como 1/25, 1/50, 1/100 e assim por diante.
      Quando escrevo 1/100 significa que uma unidade foi diminuída 100 vezes, ou seja, um metro na vida real vira 1 cm no papel. E é assim que desenhamos no papel, representando as coisas reais. Claro que outro fator que influencia é a medida de comprimento escolhida para desenhar. Posso desenhar em milímetros, centímetros, metros ou qualquer outra medida. O uso da escala é necessário para que o desenho caiba no papel. Por isso que na hora de desenhar projetos urbanísticos como cidades ou parques as escalas vão ficando ainda menores como 1/1000 ou 1/5000.
      Assim como, em outras áreas existe o fator contrário. Em uma escala 2/1 por exemplo, a peça real é tão pequena, que para entender um desenho dela a escala foi dobrada. Para cada unidade real, no papel ela ficará 2 vezes maior. Em uma escala 10/1, o desenho no papel será 10 vezes maior que o objeto real.
      Se você gosta da arquitetura e quer finalizar o curso, vá em frente. Sempre que tiver dificuldades converse com seus professores, leia livros ou pesquise na internet. Conhecimento nunca é demais!
      Boa sorte!
      Qualquer coisa deixe um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gostar

    • Olá, tudo bem?
      Com design digital você quer dizer fazer maquetes e modelos 3D? Bem, uma coisa está ligada a outra. Trabalhando com arquitetura você precisará do meio digital para expressar suas ideias e projetos. Tendo uma base em modelamento 3D te ajudará sim na hora de cursar arquitetura, pois já terás noção de tamanho, volume, cor e arranjos internos e/ou externos não é mesmo?
      Não saberia dizer de qual lado seria mais fácil começar, mas é certo que ter experiências prévias em qualquer uma das áreas facilitará o processo de aprendizado da outra.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  43. Olá, Sou A Bruna Tenho 17 anos e estou a acabar o ensino médio, 12° Ano, Curso Fisicas e Biológicas, tenho algumas duvidas na Faculdade eu quero fazer engenharia de construção porque gosto de desenhar, e normalmente sei que faz-se 5 anos claro;
    eu queria saber o que é necessário para ser um bom desenhador (arquiteto) ….

    Gostar

    • Olá Bruna, tudo bem?
      Legal você se interessar por essas áreas, mas para cursar arquitetura não é obrigatório que você seja uma ótima desenhista. Claro que ajuda se você souber desenhar, mas tanto o ato de desenhar e projetar é passado durante o curso.
      Para ser um bom arquiteto você precisa de boas referências, estudar muito e no final tudo se resume a experiência. Quanto mais coisa você ver, projetar e ir atrás daquilo que não conhecia, isso vai te preparar cada vez mais para fazer sempre um projeto melhor.
      Gosto não se discute, então é preciso bom senso! Isso lhe deixará as portas abertas para ser uma boa arquiteta!
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer coisa é só deixar outro por aqui!

      Gostar

      • Olá Betheson, tudo bem?
        Primeiro de tudo, cuidado com os erros de português. Em uma entrevista de emprego, pequenos detalhes fazem a diferença. Cuidar para falar e escrever o português correto é muito importante.
        Acredito que qualquer área possa estar saturada, mas empregos não faltam. Faltam sim, pessoas qualificadas para essas vagas. Então a questão é estudar muito e se preparar para o mercado de trabalho.
        Obrigado pelo comentário!

        Gostar

  44. Adorei a matéria, Hiroshi! Muitos alunos meus passam por esses dilemas e dúvidas. E bem como você mencionou no texto: ‘Por esses e outros motivos, o arquiteto precisa buscar sempre estar antenado com o que acontece no mundo e à sua volta.” Aproveito para compartilhar meu trabalho como professora aqui, montei um material gratuito para profissionais e acadêmicos que tem interesse em se capacitar. Minha dica é o segmento de Projetos de Móveis, um mercado promissor: http://curso.amcursosonline.com.br

    Gostar

    • Bom dia Amanda! Tudo bem!?
      Que bom que você gostou da matéria, fico feliz.
      Entrei no seu site e já me cadastrei também, sua ideia é muito interessante!
      Qualquer dúvida ou comentário é só escrever por aqui.
      Vamos nos falando, abraço!

      Gostar

  45. Olá meu nome é Tatiane!!! tenho 25 anos e aos 20 cursei faculdade de Design de Moda porque desde de criança este era o meu sonho,de me tornar uma estilista. Porem no ultimo período da faculdade tive que trancar por motivos financeiros e não voltei mais para a faculdade desde então. Agora eu estou casada e comprei um terreno e eu mesma projetei a minha casa no site da Autodek e me apaixonei pelo 3d,em criar plantas e depois ver como vai ficar em 3d. Graças a Deus eu sei desenhar a mão livre e como não tenho auto cad no pc,sempre faço as plantas no site da autodesk ou no paint. Estou pensando em cursar arquitetura, entretanto não sou fera em matemática e tenho medo de como será cursar arquitetura!!!!

    Gostar

  46. ola!sou jorge luis,tenho 32 anos e sinceramente gosto muito de arquitetura,principalmente,em desenhar plantas de casas e de mansoes,coisas que faço desde da infancia.ja fiz plantas para pessoas formadas na area.Atualmente faço curso tecnologico em gestão publica e vendo este site,notei que vc falava de curso tecnico em edificaçoes,e minha duvida é ,sera que este curso é de nivel superior e me dara total suporte para trabalhar na area de desenho,poderei fazer plantas e assinar por elas ou terei que fazer outros curso complementares.outra duvida.ao terminar a faculdade de gestão publica poderei escolher algum curso na area de arquitetura como pós-graduação

    Gostar

    • Olá Jorge, tudo bem?
      O curso de técnico em edificações forma um profissional de nível médio e não superior. O curso lhe dará suporte para construir e planejar edificações de até 80m². Ou seja, se você quer total suporte para trabalhar na área, você deverá fazer um curso de arquitetura ou engenharia civil, pois só desta forma poderá assinar responsabilidade técnica de estruturas.
      Claro que em uma pós graduação na área de arquitetura lhe ajudará em projetos, mas somente com o curso de nível superior que você poderá gozar dos direitos da profissão.
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer dúvida é só deixar aqui!

      Gostar

  47. oii, gostei mt do seu comentario , eu entrei pra fazer arquitetura mas fui so 3 dias e parei, agr estou kerendo voltar a fazer arquitetura, mas keria q vc me falava se tem q pintar mt ?? e mexer com cores demais?? pq nao gosto mt dessa parte ”odeio” , mas gosto de mexer com construçoes e desenhar oq vc pode falar ai pra faznd fvr vlww.

    Gostar

    • Olá Rafael, tudo bem?
      Bem, você foi só 3 dias!? Muito pouco para saber o que iria estudar pela frente não é mesmo?
      Você não precisará pintar se não quiser, pode se expressar de qualquer outra forma, seja desenhando, fazendo maquetes ou mesmo no computador. No curso de arquitetura você verá de tudo um pouco então precisa se preocupar em ver “cor demais”. Com certeza é bom ter uma noção de cores para não fazer besteira na hora de projetar uma casa, mas você nem precisa seguir na carreira de interiores se não quiser.
      O curso é mais artístico de que a engenharia civil, então talvez seja bom você dar uma olhada neste curto também, vai que você se encontra mais por lá e descobre que na verdade você queria fazer engenharia e não arquitetura? Só se prepare para fazer mais cálculos!
      Qualquer dúvida é só deixar um comentário!
      Obrigado!

      Gostar

  48. Bom dia, sou Técnica de Segurança do Trabalho, mas quero se Arquiteta, não sou boa em matemática. vocês podem me ajudar?

    Gostar

    • Olá Aline tudo bem?
      Como já respondi aqui antes, não é porque você não é boa em uma determinada matéria que você deve desistir do seu sonho. Cabe a você se empenhar mais para poder suprir suas dificuldades. O curso de arquitetura não é só matemática ou física, existe muitas outras coisas para ver e estudar. Eu também não gostava de uma matéria ou outra, mas é preciso passar por todas para poder se formar.
      Boa sorte nessa sua jornada. Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gostar

  49. Bom eu também tenho minhas dúvidas, estou decidido a ser um porém eu quero fazer algum curso técnico e gostaria de saber quais os cursos que eu posso fazer, eu quero fazer ano que vem..

    Gostar

    • Olá Wesley tudo bem?
      Fazer um curso técnico antes da faculdade sempre ajuda, afinal conhecimento nunca é demais. Muitas pessoas fazem curso técnico de edificações no ensino médio e depois fazem engenharia ou arquitetura. Você terá uma boa base para enfrentar a a faculdade depois.
      Se você já tem o ensino médio, acredito que podes ir direto para o curso superior. A não ser que realmente não se sinta a vontade dando esse passo sem antes de fazer um curso técnico.
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gostar

  50. Olá, sou graduado em design gráfico e tenho muito interesse em fazer Arquitetura, inclusive, aproveito algumas cadeiras. Porém, tenho dúvidas se o curso será realmente o que estou esperando. Lá vão algumas dúvidas que tenho.

    – Não gosto muito de teoria, se utiliza muito? (isso serve para cálculos também)
    – Tenho 25 anos e tenho medo, de que, daqui 3 anos, não ser o que eu esperava, e acabar “perdendo” estes anos. E 25 anos é uma idade ruim para começar?
    – Como está o mercado hoje em dia, está em crescimento? está “prostituído”?
    – Como não entendo nada, gostaria de estagiar. Quanto ganha um estagiário em arquitetura?

    Desde já, obrigado.

    Gostar

    • Olá Cristian, tudo bem!?
      Áreas como design gráfico ou industrial e arquitetura se completam sim. Pode-se trocar muita informação entre elas. Mas assim, durante seu curso você deve ter visto muita teoria não? Na arquitetura não é diferente, temos várias matérias de fundamentação teórica. Elas podem parecer meio chatas a princípio (e algumas realmente são), mas são a base para você poder criar e projetar melhor. É preciso estudar a história da arte, sobre as cidades e coisas até como a estética. Da mesma forma é preciso ter uma noção de estruturas e matérias de cálculo são obrigatórias.
      O que costumo falar para as pessoas aqui, é que não é porque elas não gostam de matemática ou outra matéria que elas devem deixar de seguir seus sonhos. Se você quer ser um arquiteto, você terá que passar por matérias que não gosta tanto, mas ao mesmo tempo fará outras que vai gostar muito.
      Já no primeiro ano de faculdade você tem uma boa noção do que se trata e como é o curso de arquitetura. Não digo que serão necessários 3 anos para “perceber” que não é aquilo que se quer realmente. E fique tranquilo, não tem idade ruim para começar, o importante é fazer o que realmente se gosta. Afinal Oscar Niemeyer viveu mais de 100 anos e nunca parou de trabalhar.
      Acredito que em qualquer área, logo depois de se formar você tenha que se “prostituir” um pouco. Afinal ninguém conhece seu trabalho e é comum deixar seu preço mais barato para conseguir projetos novos. Bons profissionais se destacam no mercado, então cabe a você buscar uma boa qualificação.
      Você pode estagiar a partir de qualquer fase, mas o mais comum é escritórios pegarem pessoas somente depois da 4ª fase, pois os alunos tem um melhor entendimento de desenhos e projetos. Para o estágio não existe um valor fixo, pois ele pode ser desde o voluntário, onde só se ganha experiência, até qualquer valor estipulado pelo escritório. É bem difícil achar um escritório que possua estágio regulamentado, com carteira assinada, então a maioria fica na ilegalidade mesmo. No meu primeiro estágio eu ganhava R$ 300,00 mas hoje creio que deva estar em torno de um salário mínimo em média.
      Obrigado pelo seu comentário! Qualquer coisa é só deixar um recado aqui!
      Aproveite e leia este post, pois acho que vai te ajudar também:
      http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

      E boa sorte nessa sua nova jornada!

      Gostar

  51. Muito bom, Hiroshi! Li o post e ambos me sanaram muitas dúvidas. Aproveitando a deixa, gostaria de fazer uma última pergunta. Existe muitas alterações nos projetos por parte dos clientes, ou até mesmo dos engenheiros, como é esse lado profissional/cliente/engenheiro? Muito obrigado pelo seu tempo, Hiroshi.

    Gostar

    • Tudo depende muito do cliente e dos profissionais que trabalham contigo. Sempre vai haver aqueles clientes que vão querer mudar mil e uma coisas durante o projeto, mas cabe ao arquiteto saber lidar com isso e até mesmo colocar em contrato quantas modificações são possíveis depois de uma entrega.
      Tem que ter um diálogo aberto entre o arquiteto-engenheiro-cliente para que a obra saia como o planejado.
      Um projeto que não está bem feito ou detalhado dá margem para que erros aconteçam, por isso é imprescindível estudar com cuidado todas as opções projetuais.
      Também existem clientes que gostam logo de cara do projeto e não pedem muitas modificações. É bastante variável, mas saiba que conversas entre todas as partes para achar uma resposta final são frequentes.
      Abraço!

      Gostar

  52. Olá, me chamo Renata e sou formada no curso Técnico em Design de Interiores, gostei bastante do curso, principalmente a parte artística, de desenhos, pintura, visita a exposições, entre elas a Casa Cor. A parte de projetos eu tinha dificuldade, não achava ruim fazer, mas não conseguia tirar boas notas, por conta de traços e organização. O Auto Cad aprendi muito pouco, pois no curso era bem fraco. Já sou formada em Letras mas não gosto de dar aulas. Estou perdida em relação ao que fazer. Ano que vem quero iniciar uma outra facul, não sei se sigo na área de Arquitetura, pois amo criar, tenho facilidade com desenho, gosto muito de artes, mas sou péssima em matemática, ou se faço Jornalismo, pois sou muito curiosa e gosto muito de ler e escrever. Gostaria de uma ajuda em relação a profissão de arquiteto, pra eu tentar esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas! Obrigada

    Gostar

    • Olá Renata, tudo bem?
      Você não é a única viu, respondo muitas pessoas que tem os mesmos questionamentos que você.
      Como você já fez um curso técnico de interiores, já tem uma boa noção do que pode ser a arquitetura. Você terá sim que passar por matérias de cálculo, história, projeto, mas tudo é relevante para formar um profissional completo. Dependendo da faculdade que você faça, pode ter pontos mais fortes do que outros. Algumas são mais artísticas, outras já são mais racionais. A questão de softwares para desenho, dificilmente você aprenderá na faculdade mesmo, tendo que estudar e aprender por contra própria ou em estágios.
      Parece que você gosta da área então acredito que deve seguir aquilo que você gosta. Arquitetura e jornalismo são bem diferentes, mas um dia você pode fazer como eu, que gosto muito de arquitetura e leio e escrevo sobre isso neste Blog.
      O quer saber mais sobre a profissão de arquiteto?
      Indico a leitura dos posts “Como é o curso de arquitetura” do 1 ao 4, pois eles podem responder várias dúvidas.
      E se quiser escrever alguma matéria sobre arquitetura aqui para o Blog é só entrar em contato!
      Obrigado!
      Abraço…

      Gostar

  53. Olá, me chamo Rebeca, tenho 15 anos e tenho um interesse muito grande pela área de arquitetura. Vivo planejando como seria tal coisa se reformasse, desde bem pequena, eu ficava “assistindo”, reformas na minha casa, na de algum vizinho ou até mesmo de algo no bairro. O problema é que eu não tenho criatividade nenhuma, e o meu maior medo é terminar a faculdade e não consegui emprego na área, porque além de ter perdido tempo, arquitetura realmente é o que eu quero, e onde me encontrei. Acha que é essencial ter pelo menos um pouco de criatividade? Gosto muito de ler, de artes. E é complicado mesmo arranjar emprego nessa área? Tô pensando em fazer um curso técnico, pois ainda estou no ensino médio. Que cursos você poderia me indicar?

    Obrigado, desde já.

    Gostar

    • Olá Rebeca, tudo certinho?
      Que bom que você se interessa pela arquitetura e é legal fazer um curso técnico de edificações, por exemplo, antes da faculdade, vai lhe dar uma boa visão de como é o curso de arquitetura.
      O que eu sempre digo para as pessoas é que elas tem que seguir o que gostam. Se você gosta da arquitetura, siga seu sonho! Criatividade é importante sim e você pode trabalhar isso sem problemas. Ao longo da faculdade você vai ler, ver e presenciar muita coisa, desta maneira poderá melhorar em questões como a falta de criatividade.
      Mesmo porque, se você gosta de criar coisas, fazer reformas e tudo mais, vai querer aprender muitas coisas diferentes e nesta busca por referências você acabará adquirindo mais conhecimento e melhorará sua criatividade também.
      Indico a leitura dos posts “Como é o curso de arquitetura” do 1 ao 4, pois eles podem responder várias dúvidas.
      Boa sorte na sua jornada e qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gostar

  54. Eu quero muito fazer arquitetura. Mais fico em dúvida sobre as matérias que vou ver no decorrer do curso. Eu entrando na faculdade eu já posso fazer estágios ?

    Gostar

    • Olá Mycaelle, tudo bem?
      Logo quando você entrar na faculdade você receberá uma lista de todas as matérias que fará no curso, ou pode entrar no site da sua faculdade e ver quais são elas antes mesmo de as cursar.
      Claro que ler sobre a matéria e realmente cursar ela são duas coisas bem diferentes, mas dá para ter uma ideia.
      Logo no começo do curso é um pouco mais complicado de fazer estágio, pois você não terá muito conhecimento sobre a arquitetura. Os escritórios contram estagiários para que possam ajudá-los nos projetos e creio que você não irá saber mexer nos programas logo de começo. A partir da 4ª fase acredito que já seja mais fácil de conseguir um estágio.
      Mas tudo depende também do seu empenho certo? Se já tiver uma boa noção e souber mexer em programas como Autocad ou Revit, poderá estagiar mais cedo. Ou também pode procurar escritórios que trabalhem mais a mão, ainda desenhando alguma perspectiva do projeto e tudo mais. Já trabalhei em escritórios assim, que mesmo usando o pc algumas imagens eram feitas e desenhadas a mão, para entregar um quadro para o cliente. É interessante, mas creio que seja mais difícil encontrar algo assim hoje.
      Boa sorte e qualquer coisa deixe uma mensagem aqui!
      Obrigado!

      Gostar

  55. Olá! Tenho 23 anos iniciei um curso tecnólogo de Processos Gerenciais, mas não me identifiquei. Sempre tive muita vontade de fazer arquitetura, gosto da ideia de criar/reformar um ambiente, até arrisco brincando com os app em 3D e rabisco em folhas de papel. Ultimamente estou pesquisando bastante sobre o que é preciso para ser uma arquiteta, por exemplo, habilidade de desenhar e ser criativa e não acho que tenho muito dessas duas. Pode me dizer sobre a importância dessas duas habilidades para a profissão e algum curso/material que eu possa pesquisar para ter mais certeza sobre a profissão tenho medo de começar e ser so uma perca de tempo como a primeira.
    Agradeço!

    Gostar

  56. Olá, tudo bom? Me chamo João Carlos, tenho 24 anos e sou formado em Design, mais especificamente em Design Gráfico.
    Trabalho em uma empresa referência de tecnologia aqui em Recife em um dos maiores polos tecnológicos do Brasil, o Porto Digital.
    Sou formado desde 2011 mas já trabalho aqui há 5 anos. Nesses 5 anos de experiências e aprendizado aqui dentro já trabalhei com tudo: desde criação de jogos usando pixel arte há materiais impressos passando por jogos para tv, aplicativos para dispositivos móveis e sistemas web.
    Na metade do ano passado, do nada, me bateu uma vontade de saber mais sobre o curso de arquitetura. Comecei a ler sobre e pela minha experiência com softwares 3D e desenho a mão comecei a fazer um projeto aqui, outro alí e fui gostando disso. Hoje pretendo entrar numa faculdade e cursar arquitetura, mas desejo morar fora e/ou fazer especialização lá.
    Minha dúvida é: Pelo tempo que você têm de experiência qual seria o melhor caminho a seguir? O que você aconselharia: Fazer uma especialização em arquitetura usando meu background em design ou de fato começar um curso de graduação e a seguir partir para uma especialização.
    Outro detalhe é que eu gosto muito da área de design de interiores mas não sei como anda o mercado aqui no BR e principalmente em PE.

    Abração e parabéns pela série de posts 🙂

    Gostar

    • Bom dia João, tudo certo?
      Como você já tem uma certa experiência sabe que o mercado não está fácil para ninguém. Mas é sempre bom quando você se acha e realmente curte o que faz não é mesmo?
      Já que agora você está se interessante pela arquitetura, pode seguir alguns caminhos. Um deles é de fato cursar Arquitetura e Urbanismo, assim você terá aptidões para fazer uma casa do zero, reformas e tudo o que a profissão permite. Caso você queria fazer somente uma especialização ou um curso de design de interiores, poderá somente mexer no interior da residência, sem poder derrubar paredes por exemplo, pois somente quem é formado em engenharia e arquitetura pode ser responsável técnico por isso.
      Como você já trabalha com softwares 3D vai ter bastante facilidade de aprender programas para projetar, o que já te dá uma boa vantagem durante o curso. Não sei como estão as coisas ai em PE, mas o mercado de interiores está aquecido e reverte uma boa grana para o profissional. Mas como em qualquer profissão, existe os bons e ruins, cabe a você se destacar no meio da galera!
      Boa sorte na sua jornada!
      E qualquer dúvida é só comentar aqui!
      Obrigado!

      Gostar

  57. Olá, Tudo Bem? Tenho 17 anos, Estou terminando o ensino médio, Antes queria ser professora, mas depois de conhecer mais a arquitetura, passei a me dedicar e conhecer essa área. Bom… Gosto muito de desenhar, mas nao desenho muito bem, sou criativa, nao sou muito boa em matematica, fisica, mas sou muito dedicada, você acha que vale a pena, seguir essa area, quero estudar pra isso, quero saber também quanto tempo leva para me formar em arquitetura? Sera que tenho futuro nisso, ou devo desistir e procurar outra profissão?

    Gostar

    • Olá Adriana, tudo certo?
      Aconselho você a ler todos os posts que fiz sobre como é o curso de arquitetura, são 4 no total. Principalmente a última parte vai tirar muito suas dúvidas:
      http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/
      Como eu digo para as pessoas que tem dúvida sobre o curso, se é algo que você realmente quer fazer, siga seu sonho! É muito difícil ser bom em tudo e vai ter uma ou outra matéria que você pode não saber, como matemática, mas se quiser um dia se tornar uma arquiteta vai ter que passar por todo o curso. A questão é que vai ter que se esforçar mais em alguns aspectos. Você gosta muito de desenhar mas diz que não desenha bem. Mas é com a prática que se alcança a perfeição não é mesmo?
      O curso de arquitetura dura 5 anos mas muitas pessoas levam mais tempo por causa de estágio, trabalhos ou viagens de intercâmbio. Acredito que não é necessário ter muita pressa para se formar, afinal não importa tanto onde você quer chegar, mas sim aproveitar bem o caminho. Estude, trabalhe, viaje e se concentre na faculdade. Eu mesmo levei 6 anos para me formar, pois fiz intercâmbio no Japão durante o curso.
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado.

      Gostar

  58. Olá, sou super interessada em ser designer de interiores, acho realmente muito interessante, gosto de mudar móveis, deixar um cômodo arejado e perfeito para alguém, mas eu estava lendo que este é um curso técnico, e que muitos aconselham a cursar arquitetura antes, além de que, o salário seria maior.. Acho arquitetura interessante, mas eu não gostaria de fazer um escritório, prefiro trabalhar junto a pessoas, sendo contratada por alguma empresa, isso é fácil de se conseguir fazendo arquitetura ? E a respeito de designer de interiores o que você diz ?

    Gostar

    • Tudo bem Júlia?
      Bem, é verdade que muitos arquitetos preferem abrir seus próprios escritórios. Fato é que trabalhando para si mesma é provável que vai ganhar mais. Porém muitas pessoas também gostam de trabalhar para outros, afinal ter seu próprio negócio dá dinheiro, mas a dor de cabeça também é grande.
      Você pode muito bem ser uma arquiteta e trabalhar em uma empresa. Isso não é difícil. Mas ao fazer isso talvez seu nome não tenha tanta força quanto a do seu chefe. Se não for o seu caso, de querer ficar famosa e ter um escritório, trabalhar para um empresa é uma boa opção.
      Em muitos casos é melhor trabalhar em um escritório de peso do que ter um escritório pequeno e sem tantos projetos. Tudo depende de pessoa para pessoa. Pra mim é importante trabalhar em outros escritórios de arquitetura e empresas que necessitam dessa área, pois é assim que você conseguirá uma boa experiência. Mas também é legal ter seu próprio cantinho para ganhar um pouco de independência.
      Como designer de interiores é a mesma coisa, você pode tanto trabalhar para alguém quanto abrir um negócio próprio. Na verdade não tem segredo, se você gosta de ser contratada por um empresa é só correr atrás disso, não tem problema nenhum. Vai ter seu salário todo mês e não vai precisar se preocupar em gerir a empresa. Em compensação, ter seu negócio próprio lhe abre as portas para ser reconhecido e (teoricamente) ganhar mais no final do mês.
      Boa sorte na sua escolha!
      Qualquer coisa é só entrar em contato!
      Obrigado.

      Gostar

  59. Olá Thiago Hiroshi!
    Gostaria, se possível, de um conselho seu.
    Trabalho há 20 anos em um escritório de engenharia e construção. Moro numa cidade pequena e a faculdade de arquitetura mais próxima na época era a 4 horas de distância, (hoje é a 1:30 h daqui, particular), por isso não pude estudar.
    No escritório em que trabalho, desenho projetos em auto CAD (comecei desenhando à mão em papel vegetal), perspectivas à mão livre, desenhos de móveis, decoração, escolha de materiais, etc. Sempre tive muita facilidade com desenho, adoro projetar e desenvolver projetos de casas e móveis e tenho tido muita satisfação dos clientes. Sou muito grata ao engenheiro com que trabalho por me dar a chance de “exercer” uma profissão sem ter o diploma do curso. Pois tenho toda sua supervisão, acompanhamento e amizade. Mas o sonho de estudar me persegue.Tenho 46 anos, fiz o ENEM pelo segundo ano e estou tentando uma bolsa pelo PROUNI nesta faculdade a 1:30 h de minha cidade. Pela minha nota tenho chances reais de conseguir.
    O que quero te perguntar é: Vale a pena insistir neste sonho e encarar uma faculdade de 5 anos? O diploma vai realmente fazer alguma diferença, além da minha realização pessoal? É tão importante assim o diploma pra quem já tem 20 anos de experiência nesta área?
    Pois não posso assinar os projetos que faço. Ganho menos que um desenhista cadista. Não sinto que tenho uma carreira e me sinto frustrada às vezes. O que você faria no meu lugar?
    Obrigada pela atenção!

    Gostar

    • Olá Ana, tudo bem?
      Fico feliz com seu contato. Lendo sua mensagem me parece que você é uma pessoa que busca sua realização profissional e com isso a felicidade de poder exercer a profissão de forma completa. Eu acredito que na arquitetura não existe idade. Sempre comento para quem tem esse tipo de dúvida sobre o Niemeyer. Ele viveu mais de 100 anos e nunca parou de projetar. Então se você se formar depois dos 50, ainda teria mais 50 anos de profissão hehe…
      Claro que nem todo mundo quer ficar projetando até morrer, mas o que quero dizer que se você tem um sonho, vá atrás dele. Com certeza 5 anos pode parece muito, mas no futuro, você poderá ter seus próprios projetos e conseguir realização profissional vai deixar sua vida muito mais leve.
      Imagine que daqui a 10 anos você pode olhar para trás e se sentir ainda mais frustada por não ter tentado entrar na faculdade. Não perca tempo, se é algo que você gosta e se vê fazendo isso por muito mais tempo ainda, não deixe para amanhã!
      Boa sorte nessa sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Abraço.

      Gostar

      • Fiquei feliz por ter respondido!! Acho que vou tentar sim!! Na verdade, não será sacrifício nenhum pra mim!! Nunca é quando se ama o que faz!! Obrigada pelo empurrão!!! Abração pra você!!!

        Gostar

  60. Ola boa noite eu estou terminando o curso de arquitetura agora ta faltando só o tcc mas eu estou com pouco de medo pq acho que não me sinto preparado pra me formar pra ser arquiteto e fico com essa duvida se sei o suficiente ou se eh pq preciso fazer algum pos graduação ae sim vou me sentir mais preparado ou pq tb onde estagiei não foi bom pra mi e não aprendi muita coisa o que queria aprender realmente e agora que estou no fim eh dificel encontrar estagio então eu queria algum conselho o que vc acha de tudo isso.
    desculpa a falta de virgula pq teclado ta ruim

    Gostar

    • Olá Ayato tudo bem?
      Fique tranquilo, uma coisa é certa, todo mundo sai da faculdade achando que não aprendeu tudo. E nós não aprendemos mesmo! A faculdade te prepara e te mostra diversas coisas mas sem um aprofundamento em cada uma. Ou seja, vemos pouca coisa de diversas matérias. É normal sair com essa sensação de não estar preparado, pois saímos muito crus da faculdade. É em estágios e trabalhando no dia a dia que adquirimos experiência para um dia nos tornarmos realmente bons arquitetos.
      Agora você deve se formar bem e depois procurar um bom emprego. Somente vivenciando o dia a dia de um arquiteto que você aprenderá coisas novas e com o tempo se sentirá seguro sobre a profissão. Ter medo logo no início da profissão também é plausível, já que temos a insegurança de saber pouco ou sobre assinar a responsabilidade técnica de algo. Mas não se preocupe, faça seu melhor, continue estudando e com o passar do tempo você verá que alguns medos vão desaparecendo. Se é algo que gostas de fazer, então não terás problema.
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado, abraço!

      Gostar

  61. Oi, tenho 19 anos. Em 2013 entrei em uma faculdade para cursar publicidade, ao terminar o primeiro semestre conclui que não era isso que eu queria.Tranquei a faculdade, e voltei só agora em 2015,para cursar arquitetura. Estou um pouco temerosa com relação a matemática e física(sou péssima nas duas matérias) e como já fazem dois anos que saí do ensino médio,a minha situação piora mais ainda,pois não lembro NADA do que estudei. Meus pais não me deixariam trocar de curso porque já perdi muito tempo(estou com 19 anos,como mencionei). Sonho muito em trabalhar no ramo de construções…mas gosto principalmente da decoração de interiores. Tenho quase certeza de que estou no rumo certo,mas a parte da matemática me assombra bastante, porque tenho MUITA dificuldade. Por isso tenho medo de desistir do curso. Você acha que eu conseguiria passar nessas matérias? mesmo com essa dificuldade toda?

    Gostar

    • Oi Adria, tudo bem?
      Olha, nada nesse mundo é impossível certo? Se você tem dificuldades com matemática o que terá que fazer é se esforçar mais nessa matéria. Infelizmente não há como você virar arquiteta sem passar por matérias de cálculo e no curso você verá algumas. Sempre existem pessoas que tem mais facilidade em algumas matérias do que em outras, mas também é difícil ser boa em tudo não é mesmo?
      Vá com calma, preste atenção nas aulas e estude bastante. É melhor sofrer um pouquinho e passar de primeira, do que ter que repetir a mesma matéria no semestre seguinte. Confesso que a única disciplina em que reprovei na faculdade foi Cálculo A. Naquele semestre peguei muita matéria e acabei não dando conta. Mas não foi por isso que desanimei. Com erros como esse você aprende a dar mais valor ao seu tempo, pois ter que fazer algo novamente não é legal.
      Boa sorte na sua jornada!
      Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui!
      Abraço!

      Gostar

  62. Eu estou no terceiro ano de ensino médio, e sempre achei a ideia de fazer arquitetura muito interessante. Como sou meio insegura gostaria de me preparar antes de ingressar na faculdade, por essa questão gostaria que, se possível, me indicasse cursos profissionalizantes e técnicos que seriam uteis, tais como para uso de AutoCad ou programas que verei durante o curso. Eu estava pensando em fazer técnico em edificações, pois acho que ganharei mais uma noção sobre o que facilitará na compreensão de algumas matérias depois. Muito obrigada!

    Gostar

    • Olá Ana Paula, tudo bem?
      Com certeza fazer um curso técnico em edificações te ajudará no curso de arquitetura, mas como já está no terceiro ano e logo logo já vai prestar vestibular, acredito que seja mais sábio entrar na faculdade direto. Depois você terá mais tempo para fazer algum curso para aprender um software como você imaginou.
      Indico a você fazer um curso de REVIT, pois o AutoCad já está ficando para trás no quesito projetual. Claro que também é importante saber mexer nele, mas é um programa que poderá ir “fuçando” você mesma para aprender. Caso tenha a oportunidade de fazer curso para ambos, sempre é válido.
      Você precisará muito também do Sketchup, que não é um programa para projeto, mas sim para visualização em 3D, mas é o mais fácil e rápido de se aprender. Creio que hoje é o software mais usado entre os arquitetos.
      Obrigado pelo comentário.
      Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui!
      Abraço!

      Gostar

  63. amo desenhar mais não sou bom em cálculos,fiz cusos de autocad sketchup pro pensando em ser arquiteto e eu não conheço ninguém pessoalmente que fez arquitetura e por isso tenho medo de entrar no curso e me dar mal por causa da matemática.

    Gostar

    • Tudo bem Wemerson?
      Para se tornar um arquiteto é imprescindível que passe por algumas matérias que envolvem matemática sim. Mas não é preciso ser fera na matéria também, só é preciso se dedicar mais se é algo que você não gosta tanto. Na vida sempre vai ter coisas que gostamos de fazer e outras nem tanto. Mas é uma pequena parte do curso que você terá que passar para completá-lo.
      Se gostas de desenhar e já aprendeu a mexer em softwares de projeto, já estás um passo mais próximo do curso de arquitetura. Muita gente que nem gosta tanto assim de desenhar também faz arquitetura, ou seja, não é preciso gostar 100% de tudo o que tem dentro do curso para se tornar um arquiteto. Você deverá cursar todas as matérias, mas vai gostar uma mais do que outras, não tem jeito.
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa deixe um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gostar

  64. Olá, gostaria de saber se ter um segundo idioma (como o inglês) ajuda em algum aspecto um arquiteto, pois faço inglês e tenho muito medo de não utilizar na profissão futuramente.

    Gostar

    • Olá Tamires, tudo bem?
      Saber uma segunda língua é importante em qualquer profissão, não somente para o trabalho em si, mas é essencial para a vida. Penso que saber inglês já seja imprescindível para qualquer pessoa, sendo que o diferencial hoje é saber uma terceira língua.
      O inglês está a nossa volta, em músicas, filmes e na nossa área você o verá principalmente em softwares. É claro que você pode usar programas em português, mas saber o inglês a ajudará a mexer em qualquer um. Eu por exemplo utilizo o AutoCad em inglês, pois já estou acostumado a ele.
      Saber outro idioma é bom pois poderá estudar e até mesmo trabalhar em outros países também. Ou seja, se está com medo que não vai usar, é só procurar meios para utilizar suas habilidades.
      Obrigado pelo comentário!

      Gostar

    • Oi Hanne, tudo bem?
      A pergunta que te faço é, não gostando de matemática nem de desenhar, por qual motivo escolheu arquitetura?
      Sinceramente, não é preciso saber desenhar super bem ou ser craque em matemática para fazer arquitetura, mas com certeza para se formar será preciso passar por ambas as matérias. Se estás disposta a se esforçar e passar por elas, é por que gosta de arquitetura mesmo. Sempre digo que as pessoas tem que fazer uma ou ou matéria que não gosta para se tornar um arquiteto, mas é difícil gostar de tudo na vida né?
      Se é seu sonho, corra atrás dele, mesmo que no caminho tenha algumas pedras.
      Repense o porque da sua escolha e seja feliz.
      Caso venha a escolher arquitetura mesmo, boa sorte na sua jornada!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui, abraço!

      Gostar

      • Digamos que não seja um “sonho”… Escolhi arquitetura pelo simples fato de nenhum outro curso me motive a estudar realmente.. .É o único curso, no entanto que me interessa. Já pensei em fazer vários outros cursos, mas quanto mais me aprofundo em qualquer outro curso, mais eu desisto. E por enquanto não desisti de arquitetura… Preciso de ajuda sabe ..

        Gostar

  65. Ola meu none é a Emanuelli estou na 6 serie estou comfusa ..🙈🙈🙈🙊.
    Fiquei sabendo sobre a arquitetura mas..sou pessima em matematica e sei desenhar muito pouco.
    Quero começar estudar e não sei por onde, por favor o Senhor poderia me ajudar??
    Moro em Brisbane na Austrália, nunca estudei no Brasil e ano que vem já tenho que decidir o que quero ser…porque já começo com as materias q irão me ajudar ….minha mãe diz que é diferente no Brazil.
    Me ajude please!!

    Gostar

    • Olá Emanuelli, tudo bem?
      Deixe eu te perguntar uma coisa, quantos anos você tem? Já está pensando na sua carreira profissional!?
      O que eu posso te dizer é que há muitas coisas pela frente ainda. Muitas pessoas não gostam de matemática ou não desenham bem e ainda se tornam ótimos arquitetos. Sempre haverá matérias que você gosta mais e outras que gosta menos, é só se esforçar mais para estudar aquelas que não tens tanta aptidão.
      Você vai se mudar para o Brasil? Até chegar na faculdade terás tempo para decidir estudar arquitetura e até lá pode ir pesquisando mais sobre o assunto ou até mesmo rabiscando desenhos para ir se acostumando. Se você gosta de ficar vendo casas, reformas e coisas do tipo a arquitetura pode ser uma boa para você, mas saiba que tem muita coisa além disso no curso. Por exemplo, projetamos e pensamos desde um móvel até uma cidade inteira! Ou podes trabalhar com paisagismo ou com interior de barcos! Ou seja, depois de formada poderá trabalhar em diversas áreas, a questão é só escolher qual.
      Obrigado pelo seu comentário! Qualquer coisa é só perguntar!
      Abraço.

      Gostar

      • Estou bem obrigada.
        Não respondi antes porque não tenho muita franquesa em escrever português ai então preciso de minha mãe .
        Mas gosto de pesquisar tanto aqui na Austrália quanto no Brazil.
        Tenho 11 anos e estou muito ansiosa no que ser …
        Não penso em morar no Brazil porque meus pais tem muitos planos aqui mas tem propriedades ai então penso muito nisso.
        Quero te agradecer por me aconselhar …gostaria de te mandar um desenho que fiz:)
        Como posso faze isso?

        Gostar

      • Que legal Emanuelli, continue assim e você será uma ótima profissional, em qualquer área que queira trabalhar!
        Mas vá com calma, você tem bastante tempo pela frente ainda.
        Agora eu que estou ansioso para ver seu desenho!
        Você pode me mandar via e-mail, tire uma foto ou digitalize, mande no arquitetesuasideias@gmail.com e ainda, quem sabe, posso até publicar ele no Blog! O que acha?
        Abraços!

        Gostar

  66. Ola,me chamo wender ,tenho 14 anos,e estou cursando o 9° ano do ensino fundamental, penso em ser arquiteto desde os meus 10 anos de idade,mas tenho medos e duvidas,meus medos são;depois de concluitra faculdade/curso de arquitetura ,voou conseguir emprego na área facilmente ou nao!?.moro no Rio de janeiro cidade que cada dia mais vem crescendo as obras e planejamentos,creio que seja uma ótima profissão e amo ela,e quando soube dos salários quase cai para trás,afinal um ótimo profissional deve ter um ótimo salario,e minhas duvidas são;quais cursos tenho que ter para me tornar um ótimo arquiteto, sei que mexe muito com edificação, então pensei em curso de edificação, e tbm em desenho, em urbanismo,dising,e outros!..quais os principais cursos?..obrigado pela atenção

    Gostar

    • Olá Wender, tudo bem?
      É normal ter dúvidas antes de entrar na faculdade, afinal é um local totalmente novo não é mesmo? Como qualquer profissão, existem muitas pessoas se formando todos os anos, então não é simples dizer que vai ou não conseguir emprego na área facilmente. Tudo vai depender do seu currículo, do que você estudou, onde trabalhou e se realmente gosta do que faz ou não. Mas não se preocupe, bons profissionais encontram emprego rapidamente sim, o que você precisa fazer é estudar muito e sempre tentar melhorar.
      Durante o curso você verá muitas matérias diferentes, algumas vai gostar mais do que outras, mas todas são importantes. Na minha opinião, a partir do segundo ano você já pode começar a procurar estágios, para ir aprendendo na prática como é a vida de um arquiteto.
      Invista em um curso de língua estrangeira também, pois isso sempre ajuda. Se possível tente alguma bolsa para estudar fora do país, como o ciência sem fronteiras, por exemplo. Depois quando alguém for te contratar, pesa na decisão quando um candidato estudou fora e quis aprender coisas novas.
      Também é bom saber desenhar, mas não é essencial. Hoje com os programas 3D de projetos saber mexer no computador é algo muito importante.
      Boa sorte na sua carreira!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Abraço.

      Gostar

  67. Olá, me chamo leonardo e tenho muitas duvidas em qual curso fazer, porém me apresentaram a arquitetura, sempre tive gosto por desenhar, criar e Gosto de imaginar e tentar reproduzir (desenhos).
    Não sou nenhum eximiu desenhista, mas simplesmente gosto.
    ACREDITA QUE JÁ PENSEI EM ADM, ENGENHARIA, MEDICINA E ATÉ PENSEI EM TENTAR NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA ?
    Pois é, nunca pensei pelo meu perfil e meus gostos, mas acredito que agora encontrei um curso onde realmente eu sentiria prazer em estudar e seguir pelo resto da minha vida.
    Gostaria de saber de um arquiteto como é a vida no cotidiano depois de formado.
    Acredito que encontrei o curso ideal pra mim.

    abraços

    Gostar

    • Olá Leonardo, tudo bem?
      Que bom que você se encontrou, realmente a arquitetura é um curso bem interessante. É preciso pesquisar bem antes de escolher e ver se é isso que você quer fazer o resto da sua vida. Como qualquer outra profissão, depois de formado não é fácil, é tempo de batalhar muito e trabalhar bastante. Mas é bastante gratificante. No começo é difícil ganhar bem, mas com o tempo isso vai normalizando. Estude bastante, especialize-se e nunca pare de evoluir. Desta maneira sempre terás trabalho garantido.
      Não é um trabalho das 8h ãs 18h. Normalmente é preciso trabalhar mais e até nos finais de semana, principalmente se você tiver um escritório seu. Mas ao trabalhar para os outros a rotina pode ser menos intensa.
      Boa sorte na sua jornada, qualquer dúvida é só deixar um comentário!
      Obrigado.

      Gostar

  68. Ola .. Tenho sonho de ser arquiteta ..
    Mas tenho medo …
    Eu queria saber si tudo q eu vo gasta na faculdade de arquitetura , vo recebe em troco .. ??
    Eu tenho medo de ser muito caro , e não consegui ..

    Gostar

    • Oi Cynthia, tudo bem?
      Muitos cursos são realmente caros, seja pela mensalidade ou por coisas que você vai ter que comprar ao longo do curso. Mas você pensa em fazer uma faculdade pública ou privada? Nessa questão seus custos já serão bem diferentes. Claro que se você tem um sonho de ser arquiteta, creio que o investimento valerá a pena, já que no futuro você vai trabalhar com aquilo que ama.
      Com muito estudo e trabalho duro, com certeza colherá fruto do que você plantar agora. Sei que nesse momento de indecisão o medo de não se encaixar na profissão ou não obter o retorno desejado possa se alojar na sua mente, mas se você for feliz no que faz, com certeza receberá tudo em retorno.
      Boa sorte na sua jornada!
      Obrigado pelo comentário e continue nos visitando.

      Gostar

  69. Olá! Acebei agora o nono ano. Qual o curso que tenho de seguir para ser arquiteto? E meus pais não querem me meter na Faculdade depois e acabar o 12º, posso ter uma profissão de arquiteto sem ter ido para a faculdade?
    Muito Obrigado

    Gostar

    • Olá, tudo bem?
      Você precisa prestar um vestibular para entrar na faculdade de arquitetura e urbanismo. Pode escolher por uma universidade pública ou particular, mas para se tornar um profissional é necessário sim, ir para a faculdade.
      Não é obrigatório fazer curso nenhum antes, mas muitas pessoas que fazem arquitetura já tem uma noção de desenho, ou gostam um pouco da área de exatas ou simplesmente gostam de casas e interiores.
      Durante o curso você verá muito mais do que somente fazer casas, mas aprenderá a entender a cidade como um todo.
      Se possível converse com alunos ou professores de arquitetura na sua cidade (se houver uma faculdade onde mora) para tirar maiores dúvidas e saber se este é o curso mais indicado para você.
      Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui!
      Abraço!

      Gostar

    • Olá Joab, tudo bem?
      Vai ter que repensar? Por que? Não era bem o que imaginava?
      Deixe suas dúvidas e comentários aqui, quem sabe podemos lhe ajudar!
      Abraço.

      Gostar

  70. Olá Hiroshi!
    Muito legal seu blog suas dicas, parabéns!
    Então, eu tenho 30 anos, sou formada em administração e trabalho na área, numa empresa multinacional a 6 anos. Tenho uma boa remuneração que garante manter minha casa e ajudar meus pais. Pois bem, sempre tive uma queda muito grande pelo mundo da arte, me considero muito criativa e criar, imaginar e planejar é um grande prazer. Não estando muito satisfeita com meu emprego (e as possibilidades que ele me proporciona) e sem vontade de investir em alguma pós e tals, resolvi procurar outros caminhos e acabei me interessando muito pela arquitetura. Entretanto algumas dúvidas pairam sob minha cabeça. Primeiro, vc acha possível eu conseguir fazer uma transição de carreira? Eu obrigatóriamente precisaria largar meu emprego e fazer estágios? Existe a possibilidade de fazer alguns trabalhos independentes e obter retorno financeiro ainda cursando a faculdade? Eu realmente não posso abandonar meu emprego, por tanto o plano é fazer uma reserva financeira até ir me firmando na nova profissão, porém precisaria ir ganhando algum dinheiro paralelamente. Essas são dúvidas que estão me impossibilitando de seguir em frente. Aos 30 anos não é muito tarde pra começar td do zero?
    Agradeço antecipadamente!
    Abraços,
    Fernanda.

    Gostar

    • Olá Fernanda, como estás?
      Essa é uma das principais dúvidas que recebo aqui no Blog. A questão da idade X carreira. Para isso, o que sempre respondo é o seguinte: o importante é ser feliz. Se o seu atual emprego não proporciona isso, você deve seguir com seu sonho! E para você ter ideia, o arquiteto Oscar Niemeyer, um dos maiores representantes da arquitetura brasileira, viveu mais de 100 anos e continuou trabalhando como arquiteto até o fim. Ou seja, se você começar uma carreira agora, teria mais 70 anos de profissão. É uma vida inteira pela frente, e é melhor mudar agora do que se ver com mais idade e pensar que lá trás poderia ter tido a decisão de mudar de carreira e não a fez.
      Mudar de carreira não é fácil e entendo todos os receios que as pessoas tem, mas o importante é ser feliz e gostar do que faz. Durante o curso é muito bom fazer estágios, para aprender como é realmente a carreira, mas infelizmente eles não pagam tão bem quanto um emprego normal.
      Largar o que você faz agora e se jogar de cabeça pode não ser uma atitude sábia, por isso é bom ir devagar, sentindo o terreno e verificar se é realmente isso que quer fazer. Pode ser que durante o curso você não goste por exemplo, certo?
      Como muitos cursos são em período integral, fica difícil trabalhar das 8-18h e ainda cursar a faculdade, mas não é impossível. Durante a faculdade não vais poder assinar nenhum projeto, por isso o retorno financeiro não será tão grande assim, mas dependendo de onde você mora, pode haver estágios que paguem bem sim.
      Siga seu sonho e o que te faça feliz. Procure ter uma reserva financeira e vá cursando outra faculdade para ir se firmando na nova profissão, mas uma hora creio que vais ter que escolher entre largar o trabalho e se dedicar aos estudos ou continuar na administração. Quem sabe você não consegue um bom emprego em um escritório de arquitetura que consiga te manter? Sempre há essa possibilidade.
      Boa sorte na sua nova jornada, espero que de tudo certo.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Obrigado.

      Gostar

  71. Ola, tenho 15 anos estou no primeiro ano do ensino medio,e meu sonho é dazer arquitetura e urbanismo e gostaria muito de saber se é bom eu saber algo ou ter algum cursoa antes de fazer a faculdade ?

    Gostar

    • Oi Lucila, tudo certinho?
      Que bom que já sabe o que quer fazer na faculdade né. Muita gente vai prestar vestibular e nem sabe ao certo o que quer para sua vida. Sabe, não é necessário nenhum curso especial antes de entrar na universidade. Você pode sair direto do ensino médio para a faculdade de arquitetura, porém muitas pessoas gostam de estar mais bem preparadas que as demais e por isso cursos extras podem vir a te ajudar. Para se preparar para o mercado você pode fazer algum curso de desenho, línguas estrangeiras, softwares de projeto entre outros.
      Mas saiba que não é necessário obrigatoriamente. O importante é verificar se arquitetura é o que você quer cursar mesmo. Se possível converse com alunos, professores ou até mesmo algum arquiteto da sua cidade para saber se esta é mesmo a profissão que você quer seguir. Só de você já estar procurando em sites, Blogs e na internet sobre informações sobre o curso já um grande passo dado.
      Estude bastante e não se esqueça de curtir o caminho ao longo da jornada também!
      Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui.
      Abraço!

      Gostar

  72. Olá, meu nome é Júnior, estou no Segundo ano do Ensino médio e demorei muito para me interessar por Arquitetura e mudei muito de opinião. Sempre adorei desenhar (desenho mal, mas tanto faz) e desde criança desenhava a minha futura casa por dentro e por fora, com a cerca de madeira e a laje hahsushsuiahasu, do jeito que imaginava mesmo.
    Adoro jogos como Age Of Empires, The Sims e SinCity onde construimos casas e cidades inteiras. Eu vejo minha vida na arquitetura de todas as maneiras, posso dizer que sou apaixonado por isso e bom em humanas e exatas. Mas eu tenho um sonho meio louco, quero ser arquiteto acima de tudo, para deixar uma marca no mundo. Existe alguma area da arquitetura que projeta lugares grandes? Tipo monumentos, predios, pontos turisticos etc.

    Gostar

    • Olá Junior, como você está?
      Que bom que encontrou o que quer fazer na sua vida! Essa ambição de deixar a sua marca no mundo é bem legal. Como arquiteto você poderá sim fazer isso. O profissional não faz somente casas ou reformas, ele pode fazer também obras grandes como monumentos, prédios e praticamente qualquer obra civil. Trabalhando com outros profissionais, como engenheiros, designers entre outros, você pode projetar inúmeras coisas. Durante o curso você aprende a projetar e pensar nos espaços, seja de um único projeto ou até mesmo uma cidade inteira. Este quesito está mais relacionado ao Urbanismo onde você aprenderá sobre como pensar na cidade em si, fazendo parques, melhorando fluxo de vias, decidindo como bairros devem crescer entre muitas coisas. O profissional aprender diversas coisas durante a faculdade e cabe a ele após se formar, escolher o que mais lhe agrada e assim seguir pesquisando e estudando para melhorar naquela área escolhida. Você pode trabalhar fazendo casas, prédios, estádios, reformas, decoração, cidades, paisagismo e até mesmo fazer móveis. Ou seja, é puramente escolha sua o que você vai fazer como arquiteto.
      Espero ter ajudado. Boa sorte!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário, abraço!

      Gostar

  73. Ola Hiroshi, como está?
    Primeiramente muito obrigado pela matéria, me auxiliou em alguns aspectos que estavam pendentes sobre o rumo da minha vida profissional e, aproveitando venho lhe trazer um questionamento. Irei me formar em Design (antigo desenho industrial) no final do ano, porém não me identifiquei muito com o curso, estou até pensando em mudar de área. Em meus estágios sempre passei as 6hrs/diárias na frente do computador e isso foi um pouco massacrante, me sentia inquieto. Sinto que sou mais dinâmico, gosto de interagir com pessoas e ajudá-las.
    Em contrapartida, durante o curso de Design desenvolvi um interesse pela Arquitetura e Urbanismo e meu questionamento é: O Arquiteto em sua jornada de trabalho passa suas horas somente na frente do computador? Há áreas dentro da Arquitetura mais “dinâmicas”, com uma interação interpessoal maior?

    Desde já, muito obrigado!

    Gostar

    • Olá Giovani, tudo bem?
      Sendo bem direto, infelizmente o arquiteto passa hoje muitas horas na frente do computador sim. Os projetos são feitos basicamente em softwares 2D e 3D e é normal passar o dia inteiro com o mouse na mão.
      Claro que há aspectos da profissão em que você pode meter a mão na massa, ir a campo, tirar medidas e supervisionar projetos e obras. Mas esse dia a dia na execução da obra é somente um lado, pois para o projeto sair do papel é preciso ficar horas na frente do computador projetando. Em um certo momento da carreira você poderá contratar outros arquitetos para fazerem isso, mas no começo creio que será você que irá projetar no computador. Depois é possível sim ter uma interação maior com o cliente, visitar obras e até mesmo colocar a mão na massa, por que não?
      Mas saiba que na profissão do arquiteto você fará muitas coisas, desde ficar na frente do pc até ter reuniões com clientes, ir a loja em busca de materiais, visitar os projetos em andamento, fazer medições em terrenos, etc…
      Eu gosto da arquitetura pelo fato de ser dinâmica e você poder fazer diversas coisas, mas não tenho problemas de ficar no pc o dia inteiro também, então sou suspeito para falar, mas se é algo que você se interessa e é feliz fazendo, vá em frente e siga seu sonho!
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só entrar em contato, abraço!

      Gostar

  74. Olá, tenho 16 anos me chamo Milena, estou no segundo ano do ensino médio, bom irei fazer um vestibular neste ano da Unesp, como treineiro.. Vi toda sua matéria, e os comentários também rs.. Enfim sempre fui apaixonada por arquitetura, e sempre que alguém me pergunta o que irei ser, logo falo que irei cursar arquitetura, desde criança faço desenhos, e me dou muito bem em exatas, porém com algumas pesquisas que ando fazendo sobre o curso de arquitetura, me deixam um pouco com receio, pois dizem que não há vagas de empregos suficiente, morava em Sp e agora estou no interior de SP, fico com medo também em não ter lugar nesta área por aqui, fiz testes e me falam que há sinal verde.. me ajude, devo seguir mesmo em frente?

    Gostar

    • Olá Milena, tudo bem?
      Olha, o que eu costumo dizer para as pessoas que tem as mesmas dúvidas que você é o seguinte: você deve fazer aquilo que te faz feliz. Imagine que você irá passar no vestibular com 17 ou 18 anos e vai se formar 5 anos depois. Você terá uma vida inteira pela frente de trabalho, então é melhor ganhar dinheiro com aquilo que se gosta não?
      O mercado de trabalho realmente não está dos melhores, mas para nenhuma profissão é fácil. Alguma vez você ouviu dizer que está sobrando emprego por aí? É complicado né? A questão é estudar muito, fazer cursos, línguas, fazer intercâmbio se possível, para que você possa se sobressair diante dos seus concorrentes.
      Siga seus sonhos! Se você quer se tornar arquiteta, vá em frente! No futuro, estando segura de si mesma, não vai faltar oportunidade de trabalho. Para quem não gosta de estudar, leva as coisas nas coxas e não corre atrás, realmente fica bem mais difícil de conseguir um bom emprego.
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só avisar!
      Abraço.

      Gostar

  75. Bem estou na 7serie e quero me profinaliza na arquitetura que admiro muito sou muito boa em desenhos cauculos etc decidi seguir essa careira por admirala e ter o que précisa para me tornar parte dessa função a arquitetura de perde da pessoa realizar sempre com sesseso o que foi pedido para VC eu já estou pelo menos pronta para essa careira quero cursa a faculdade me especializar na área antes mas já tenho as caracteriscas para me tornar um arquiteto muito obrigada

    Gostar

    • Oi Aliene, tudo bem?
      Que bom que já escolheu cedo o que quer fazer no futuro! Continue estudando muito para se tornar uma grande arquiteta!
      Boa sorte e siga sempre seus sonhos!
      Abraço!

      Gostar

  76. Olá, tudo bem? Meu nome é Franciellem, e eu tenho várias dúvidas sobre arquitetura e urbanismo, eu gosto muito da área e sou bastante criativa, mas na verdade tenho medo de não conseguir dominar a matemática. E outra coisa, a pessoa que faz arquitetura, tem que se especializar em outra coisa, tipo, design de interiores por exemplo? E esses cursos citados acima, quem.os exexuta, faz a MS coisa que um arquiteto MSm ou não?

    Gostar

    • Oi Francielle, como está?
      Sabe que muitas pessoas tem a mesma dúvida que você? Bem durante o curso você vai precisar sim estudar matemática e física, mas o que eu sempre digo para quem tem essa dúvida é o seguinte: se você quer mesmo se tornar uma arquiteta, será que uma ou duas matérias que você não gosta vão te impedir de alcançar seu sonho? Acho que não né? Talvez você tenha que estudar mais uma determinada matéria, mas no futuro isso vai recompensar. Durante o curso você verá muitas coisas ao mesmo tempo, e os estudantes acabam por se especializar em algumas coisas que mais gostam, mas não que seja obrigatório. Porém saber de tudo um pouco e não fazer nada bem também não é legal. Você pode focar em interiores, ou talvez paisagismo, urbanismo, estruturas, daí vai do seu gosto.
      No caso do designer de interiores, ele não tem as mesmas atribuições de um arquiteto, pois não pode assinar projetos arquitetônicos e se responsabilizar por uma obra inteira por exemplo. Para te ajudar leia este post que explica um pouco as diferenças: http://arquitetesuasideias.com/2013/04/24/a-diferenca-entre-o-arquiteto-o-design-de-interiores-e-o-decorador/
      Qualquer dúvida é só avisar.
      Abraço!

      Gostar

  77. oi, achei muito interessante e motivador o texto.O que me levou a ler até a última linha foi a curiosidade nesta área. Curso o primeiro ano do ensino médio e estou confusa da área que quero exercer, sei que falta alguns anos para eu entrar em uma faculdade, mas já me preocupo com o futuro.
    Eu adoro geometria que está inclusa na matemática, mas por outro lado não tenho afinidade em desenhar a mão livre, e muito menos em programas de computador.Queria uma opinião acerca da minha situação se seria uma boa escolha eu optar por fazer arquitetura.
    será que você pode dar o seu ponto de vista sobre a minha causa???

    Gostar

    • Olá Ana, como vai?
      Bem, a arquitetura vai além do desenho geométrico e do desenho a mão livre. Claro que as duas coisas se fazem presente, mas o que eu sempre digo é que se você gosta realmente do que está estudando ou trabalhando, não será um problema ou outro que lhe afastará do seu objetivo não é mesmo? Hoje com certeza o uso de computadores para fazer projetos é indispensável e durante o curso você terá que aprender a mexer em programas para conseguir fazer seus projetos.
      Muita gente me pergunta se é necessário saber desenhar muito bem para fazer arquitetura e eu digo que não. O importante é você conseguir passar sua ideia, mostrar aquilo que está pensando no papel. Pode ser um rabisco feio, mas se seu cliente entender é o que será preciso. Mesmo porque nem sempre você terá um computador a mão para fazer um desenho certo?
      Arquitetura estuda a cidade e como as pessoas se conectam e usam ela, além de outras coisas como história, cálculos estruturais e várias outras coisas. Se é o que você quer e gosta de fazer/estudar, vá em frente, siga seu sonho!
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Abraço.

      Gostar

  78. Olá, ótima postagem!
    Muitas pessoas aqui possuem a mesma dúvida, mas não encontrei nenhuma muito parecida com a minha rsrs
    Gostaria de um conselho. Tenho 22 anos e nunca entrei em uma faculdade. Passei anos fazendo cursinho (pré-vestibular) tentando entrar em uma faculdade de medicina. Passaram-se 3 anos e a sensação que tenho é que não evoluí em nada. Estou cansada e desgastada.. Agora, penso em uma segunda opção.. Sou um pouco criativa, gosto de desenho e desenho razoavelmente. Gostaria de desenhar mais, mas por falta de tempo e prática acabei não evoluindo muito. Gosto da harmonização de uma casa, das cores, texturas e da organização de móveis.. mas acho que nunca tentei usar minha criatividade para analisar uma casa. Sei que gosto de admirá-las, mas às vezes penso que isso tudo é só admiração. Não sonho em ser uma arquiteta, mas admiro a profissão. Gostaria de saber se me daria mal com a arquitetura por não ser apaixonada por isso. Será que seria uma boa opção para mim? Queria também saber se é possível conciliar faculdade de arquitetura e cursinho (pré-vestibular).
    Abraços!

    Gostar

    • Olá Priscila, como você está?
      Bem interessante a sua dúvida heim? São muitos os questionamentos que vem a nossa cabeça nessa hora não é mesmo? Mas vamos por partes. Primeiro que medicina e arquitetura são cursos completamente diferentes. Você saberia dizer qual você gosta mais? Somente gostar de desenhar não deveria ser um fator principal para fazer arquitetura. Mas também conheci muita gente que não sabia desenhar e hoje é arquiteto(a). Ou seja, o importante é gostar do que se faz. Você pode não saber desenhar, não gostar de matemática, mas se é algo que você quer mesmo, é seu sonho, nada vai te impedir.
      Seria bom você pensar no que quer trabalhar no resto da sua vida. Não que você não possa mudar de profissão ao longo dela, mas por exemplo, tanto medicina quanto arquitetura exigem uma carga horária de estudos muito grande. Se você não gostar de estudar ou trabalhar na área, vai ser meio decepcionante não acha?
      O curso de arquitetura é integral, então fazer cursinho só se fosse em um período apenas, e acredito que ficaria apertado ainda. Pois ainda durante o curso é preciso fazer estágios e isso deixa a carga horária apertada, além de ser pesado ao longo do tempo.
      Procure conversar com alguém que esteja cursando arquitetura ou que seja arquiteto(a) mesmo para saber como é a profissão. Poderia escrever aqui, mas acredito que ficaria muito massante. Procure pensar no que te faz feliz, se você trabalharia na sua profissão mesmo ganhando pouco, por exemplo. Aí você descobre se faz porque gosta ou se faz somente porque quer ganhar dinheiro.
      Boa sorte na sua escolha! Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Abraço!

      Gostar

      • Oi Hiroshi!
        Pensei em tudo o que disse e dentre todas as profissões eu ainda prefiro a medicina. Alguns dias atrás fui em uma formatura de medicina e os discursos dos formandos me comoveram muito. Dentre todas as alternativas, trabalhar como médica seria a minha preferência. O problema é que como você mesmo disse, se fosse uma profissão em que o salário fosse mínimo, ela não seria minha primeira opção assim como arquitetura não é. Mesmo ambas sendo muito diferentes, uma seria a primeira e a outra a segunda opção dependendo do salário, entende? Medicina requer muita dedicação, poucas horas de sono, várias horas de estudo e principalmente muita responsabilidade. Então, sendo uma profissão pouco remunerada eu não me sujeitaria a tanto esforço. Aliás, ela não é muito remunerada, equivale apenas aquilo que ela é ou talvez até menos. São muitas horas de plantão para que seu salário seja relativamente alto. Já a Arquitetura, vejo como uma profissão menos complexa. Claro que um arquiteto também gasta horas na criação de projetos além de depender da criatividade, mas não sei se isso seria um problema para mim. Eu queria mesmo era começar o ano que vem em uma faculdade junto com o cursinho, porque não quero mais ser um “zé ninguém” hahaha Mas queria entrar em uma que (caso o cursinho não dê mais resultado) eu possa seguir em frente com uma nova profissão. Há! e meu cursinho é bem flexível em relação às horas. São apenas 4 aulas de 3h cada, podendo ser manhã, tarde, ou noite. Meu medo é não conseguir conciliar cursinho e faculdade, pelo menos nos primeiros períodos. Vai que eu goste? rsrs Você sabe me dizer mais ou menos como são os primeiros períodos? Talvez assim eu tenha uma ideia para ver se vou conseguir administrar o tempo pra tudo.
        Obrigada por responder minhas dúvidas!

        Gostar

      • Bem, Priscila, como você já sabe, o começo da sua jornada não será fácil. Fazer cursinho e faculdade ao mesmo tempo vai tomar bastante do seu tempo. Porém as primeiras fases do curso de arquitetura são as mais tranquilas e você terá sim um pouco mais de tempo para fazer outras coisas. Cabe a você saber organizá-lo bem.
        Até é melhor assim, pois mesmo com menos carga horária, você já terá uma boa noção de como é o curso de arquitetura.
        Eu não saberia dizer qual profissão realmente é menos complexa, mas ambas necessitam uma dedicação quase que exclusiva, por isso que comentei que era bom realmente saber qual gostaria de fazer.
        Espero que dê tudo certo no seu caminho e que se torne uma excelente profissional, independente do curso que escolher.
        Boa sorte e qualquer coisa é só avisar!
        Abraço.

        Gostar

  79. Hirosi, ao término da graduação eu posso me especializar em mais de uma área? Por exemplo: Urbanismo, restauração e projeto… E, não pretendendo dar aulas, vale a pena cursar mestrado e doutorado (pós graduação)?. Pretendo cursar arquitetura na UFPR, mas também gostaria de saber como é aplicado o curso na UFSC.

    Gostar

    • Olá Victor, tudo bem?
      Depois da faculdade você pode estudar o que quiser. Durante o curso vemos várias matérias diferentes e você pode escolher um caminho mais voltado ao urbanismo, paisagismo o que quiser. Dependendo do que você quer para seu futuro, logo de começo um mestrado ou doutorado pode não auxiliar muito, pois no mercado de trabalho o cliente não vai escolher você ou outro arquiteto somente porque um tem mestrado e o outro não. Claro que na vida acadêmica é muito importante, mas no trabalho diário pode não ajudar muito.
      Porém com a pós graduação você pode focar em uma área que gosta de trabalhar e estudar, e com isso melhorar sua reputação ou currículo. Ter conhecimento, independente da área é muito bom. O importante é nunca parar de se atualizar.
      Boa sorte na sua jornada.
      Abraço.

      Gostar

  80. Hiroshi, que belo trabalho, cara! Eu realmente gostei. Encontrei o site enquanto pesquisava sobre o universo profissional da arquitetura. E você se demonstra muito generoso dividindo um pouco do seu tempo e principalmente de suas experiências enquanto formando e mesmo agora arquiteto. Eu sempre fui fã de humanas. Na escola, antigo segundo grau, já estava decidido a cursar história. E cursei. Só que eu sempre tive uma inclinação para a arquitetura, digo, mais especificamente, para o patrimônio histórico e suas formas de restauro. Quando cursei na faculdade as matérias de “Patrimônio Histórico e Cultural”, “História da Arte” entre outras, que são, de certa forma, base referencial para o lado “artístico do arquiteto”, eu percebi que meu sonho de cursar história era parte de um sonho que só seria completado quando eu vencesse minha “birra” ou medo dos números na área de exatas.Esses temidos “cálculos”, dão o embasamento técnico e exato para as obras arquitetônicas. que são em minha opinião obras de arte. A arquitetura que é uma arte, eu acredito, de bom ou mau gosto, dependendo do arquiteto e do seu público, algo subjetivo. A arquitetura é ampla, como você bem disse em várias de suas postagens. Tem espaço para o arquiteto “mão na massa”,para o arquiteto “designer de interiores”, para o arquiteto “restaurador”, etc. Lembra muito a medicina, todos são médicos, mas cada um se especializou naquilo que mais tem afinidade. Bem, deixa eu acabar logo essa história. Eu com 36 anos, vou iniciar o curso de arquitetura em 2016. Espero vencer a “barra” de seu lado agarrado a área de “exatas”, e pra isso, vou tentar me deleitar com seu lado artístico mais próximo da área de humanas. Meu sonho ainda está sendo sonhado. Boa sorte pra nós sempre! Muito obrigado Hiroshi, seu blog é perfeito. Genial. Muito esclarecedor e útil. Valeu.

    Gostar

    • Olá Carlos, tudo bem!?
      Nossa, muito obrigado pelo seu comentário! Fiquei imensamente feliz ao ler suas palavras. São comentários como esse que me dão energia e vontade de continuar escrevendo para o Blog. Por vezes é difícil arranjar tempo para manter tudo no ar, mas fico emocionado ao saber que posso estar ajudando alguém do outro lado na tela do computador a seguir seu sonho de cursar arquitetura.
      Boa sorte na sua nova carreira!
      E qualquer coisa que surgir no futuro, é só entrar em contato!
      Muito obrigado!

      Gostar

  81. Pingback: Qual a diferença entre técnico de edificações e o arquiteto?·

  82. Sonho em ser um arquiteto, mais sou ruim em exatas isso pode me prejudicar? Ou nem tudo que vou estudar vai ser exatas. E outra pergunta as aulas são mais praticas do que teóricas?

    Gostar

    • Olá Luismar!
      Como eu sempre comento para os leitores que tem essas mesmas dúvidas, não é porque você não vai bem em uma ou outra matéria que vai deixar de seguir seu sonho não é mesmo? Durante o curso você verá sim matérias de cálculo mas creio que com um pouco de empenho a mais você conseguirá passar sem problemas. Existem outras matérias sim, que vão desde história da arte até aulas práticas onde você faz concreto, mas no geral as aulas são praticamente teóricas. Infelizmente são poucas as disciplinas que tem algo na prática mesmo, onde você constrói algo efetivo.
      Mas durante o curso é bom fazer estágios, e é durante essa fase que você terá experiência de obras.
      Boa sorte na sua jornada, qualquer dúvida é só avisar.
      Obrigado!

      Gostar

  83. Olá, estou no nono ano e quero ser arquiteta. Ano que vem vou fazer técnico,mas estou com dúvida em qual curso devo fazer, edificações ou design de interiores. A princípio queria fazer edificações, mas alguns profissionais me deixaram na dúvida, pois me disseram que esse curso leva mais pro lado da engenharia.

    Gostar

  84. Olá, tenho 16 anos vou pro último ano do ensino médio, desde de pequeno desenho e crio objetos, sempre gostei de desenhar, e de uns tempos pra cá fui me interessando cada vez mais pelo curso de arquitetura, e pelas diversas modificações tanto em casas como em vários outros espaços, pode ser até estranho e hilário mas sabe o jogo Minecraft ? Então, eu usava ele pra desenvolver os projetos que apareciam do nada da minha cabeça e alguns que eu passava pro papel também experimentei o Sketchup entre outros, minha dúvida é sobre a elaboração de projetos, li seus artigos e vi que um arquiteto demora certo tempo pra elaborar todo o projeto, eu estava apreensivo porque eu não consigo elaborar assim algo rápido e achei que isso fosse me atrapalhar bastante a ponto de decepcionar meus clientes, o que você sobre isso ? Aguardando resposta..

    Gostar

    • Olá Henrique, tudo bem!?
      Que legal que você já se interessa por arquitetura desde cedo. Mas não se preocupe tanto com a relação ao tempo de projeto, realmente nada surge assim do nada!
      Com o tempo e a experiência você conseguirá fazer projetos em menos tempo, mas isso não é uma regra. Tudo depende do tamanho do projeto, do tipo e da dificuldade. Uma obra de interiores pode ser mais rápida do que uma casa, mas se o projeto tiver 300m² e a casa 50m², você percebe que também o tempo vai ser diferente não é mesmo?
      Quando você se tornar um arquiteto, existirão prazos a serem compridos e tudo deve ser descrito na hora de fazer o contrato com o cliente. Mas estude bastante e nunca pare de se atualizar. Com isso você terá melhores chances de fazer seus projetos com mais eficiência.
      Para não decepcionar seus clientes, nunca exceda o tempo de projeto que você pediu para fazê-lo. Se pediu um mês para fazer o projeto, entregue-o dentro de um mês. Assim como em outros serviços que nós utilizamos, não gostamos que as coisas atrasem, o mesmo vale para projetos de arquitetura. Com a experiência, você perceberá em quanto tempo poderá fazer um projeto e depois poderá dar o prazo que melhor se adeque.
      Boa sorte na sua jornada!

      Gostar

  85. Olá,tudo bem? Eu acabei de concluir o ensino médio e agora neste ano irei fazer técnico de edificações. Tenho quase certeza que vou fazer arquitetura,me identifiquei muito. Desde pequena adoro desenhar,gosto de fazer cálculos,nunca tive muitas dificuldades em fazer. Vou fazer o técnico e pretendo estudar muito para passar no vestibular da ufrgs em 2017. A minha pergunta é sobre o tempo. Pra quem vai fazer arquitetura e estiver estagiando é muito puxado,dá para conciliar? Eu vejo muitas pessoas falando que quem faz arquitetura não tem muito tempo e passa várias noites em claro terminando projetos. Também queria saber sobre a disciplina de história,poucas pessoas comentam.O que principalmente é estudado nas disciplinas de história? É legal ou um pouco chato e cansativo? Eu gosto muito de história,mas gosto mais da idade contemporânea. Desde já agradeço. E obg pela oportunidade de podermos esclarecer nossas dúvidas.

    Gostar

    • Olá Bruna, tudo bem?
      Muito completa e interessante sua pergunta. Para começar, parabéns pelo seu entusiasmo em querer aprender cada vez mais e estudar aquilo que lhe agrada.
      A ideia de fazer edificações e depois arquitetura é bem vinda, pois você uma boa noção quando começar a universidade. Estagiar e estudar é bem puxado, mas não é impossível. Eu aconselho começar a trabalhar depois do segundo ano de faculdade, pois é bom curtir também o ambiente da universidade. Mas depende de cada um, tem pessoas que já querem estagiar logo no começo do curso, mas é mais difícil de arranjar trabalho nessa fase.
      A carga horária fora da faculdade é bem alta também, você precisará fazer muitos trabalhos e projetos, o que eventualmente não permita que você durma algumas noites. Porém, volto a dizer, depende de cada um. Caso você seja uma pessoa bem organizada, é possível minimizar esses efeitos sobre seu sono durante a faculdade. =)
      Você terá algumas matérias sobre história, desde história das artes até história das cidades. Para alguns é um pouco chato, pois as matérias são bem teóricas mesmos, mas se você gosta de história, pode ser bem interessante! Não vou dizer que não é cansativo, ficar horas e horas ouvindo sobre história, mas é fundamental aprender isso para entender como pensamos e vivemos as cidades nos dias de hoje.
      Boa sorte na sua nova jornada!
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui, abraço!

      Gostar

  86. Olá tenho 25 anos. E acabei de terminar o ensino médio, parei os estudos em 2008 quandi engravidei da minha filha, e em 2015 voutei e terminei o ensino médio. Na minha mente era tarde de mas para cursar uma faculdade de arquitetura ou engenharia civil.mas tomei uma decisão e resolvi fazer arquitetura.vc acha que estou com uma idade avançada para me formar nessa área?????

    Gostar

    • Olá Paloma, como você está?
      Você ainda é muito nova! De maneira nenhuma deve pensar que está com idade avançada para fazer qualquer coisa! Se você gosta de arquitetura, não desperdice seu sonho, corra atrás dele! Mesmo se formando aos 30, 40, 50 anos, tem uma vida inteira pela frente. O exemplo que dou é sempre do grande arquiteto Oscar Niemeyer, ele viveu mais de 100 anos e até o fim continuou projetando. Então, acredito que você pode ter ainda várias décadas de trabalho a sua frente hehe…
      Boa sorte na sua jornada!
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Obrigado.

      Gostar

  87. Oi. Tenho 16 anos, estou no 3° Ano e penso muito em cursar arquitetura, porém não me dou muito bem em física mas em matemática digamos que eu me dou bem, e sabendo que cálculos são usados, tenho minhas dúvidas se devo seguir com meu sonho de ser Arquiteta.. É possível cursar arquitetura tendo dificuldades com física? Obrigada desde já 🙂

    Gostar

    • Olá Thaís, tudo bem?
      Dando uma resposta bem rápida para você dando uma pergunta: se o seu sonho é ser arquiteta, ter dificuldades em física vai te desviar dele?
      Claro que não! Sempre temos dificuldades em algumas coisas, mas somos bons em outras. Corra atrás do seu sonho! E mesmo que você não goste muito de física, é só um detalhe e algumas horas de estudo a mais, para que consiga fazer o que te fará feliz.
      É possível cursar arquitetura sem problemas, só terás que se dedicar mais nas matérias que tiver um pouco mais de dificuldade! Não desista!
      Boa sorte na sua jornada…
      Abraço!

      Gostar

Deixe um comentário