Pouco espaço para morar? Sem problemas…

Você já procurou apartamento para morar? Hoje em dia eles estão cada vez menores. Além do que normalmente a procura é maior do que a oferta, levando os preços lá em cima.

Mas depois de achar um bom local, o que fazer quando ele não tem aquele espaço que você sempre imaginou?

Quando você é um estudante ou mora sozinho, ter um espaço só seu, mesmo que pequeno, é muito bom. Mas atualmente a venda de imoveis se encaminhou para um estilo onde todos os apartamentos novos parecem minúsculos não é mesmo? Claro que, à medida que o preço aumenta a área também cresce, mas é surpreendente ver como os espaços estão ficando cada vez menores.

Um motivo disso ter ocorrido é literalmente a diminuição de áreas em relação aos apartamentos antigos vs. apartamentos novos. Antigamente era comum ter espaços como a dependência de empregada por exemplo, cômodo que não se encontra mais nos imóveis atuais. O próprio pé direito, altura do chão até o teto, diminuiu, por questões financeiras, para reduzir custos ou construir mais apartamentos dentro de uma altura máxima.

Porém, após a compra ou aluguel de um apartamento pequeno, há diversas formas de fazer com que ele pareça maior. Comece utilizando cores claras, pois elas refletem melhor a luz e deixam o ambiente mais iluminado, dando a sensação de amplitude. Sensação essa, que pode e deve ser buscada através de espelhos, muito usados para aumentar a sensação de espaço dentro de casa.

Você também pode usar listras nas paredes ou no próprio piso, para alongar os cômodos. Usar móveis planejados para ocupar todos os cantos do seu apartamento sempre é uma boa opção, como na cozinha ou no quarto. A cozinha deve ser bem pensada para que tudo fique sempre à mão, facilitando o seu dia-a-dia.

No quarto e na sala procure posicionar os móveis de maneira a não interromper a circulação e quando possível de forma linear para aumentar a sensação de amplitude. Camas com gavetas na parte inferior são bem-vindas para guardar edredons ou cobertores. Use prateleiras, e as próprias paredes para tirar proveito da área vertical do cômodo, pois você não pode “crescer” para os lados.

As dicas podem ir longe, mas lembre-se de ter uma decoração leve, sem muito rebuscamento, pois quanto mais coisas, mais a sua casa irá parecer entulhada e pequena. Evite também cores muito fortes em um ambiente como um todo, ou colocar o piso na diagonal por exemplo, pois diminui visualmente o ambiente. Tenha móveis embutidos e procure não ter luminárias muito compridas ou grandes.

Use essas dicas, bom senso e criatividade para decorar sua casa, deixando-a com a sua cara! Qualquer dúvida, comentário ou sugestão, por favor, não deixe de escrever!

Anúncios

2 responses to “Pouco espaço para morar? Sem problemas…

  1. Pingback: 37º concurso de design residencial KITASUMA « Arquitete suas ideias·

  2. Pingback: Veja dicas de decoração para apartamentos alugados·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s