Uma ponte dentro d´água

Como criar uma ponte que não ficasse aparecendo no meio da paisagem? O escritório Ro&Ad Architects projetou uma que se parece mais com uma trincheira, no Forte de Roovere em Halsteren, na Holanda.

Era necessário construir uma ponte que permitisse que os visitantes atravessassem o fosso deste antigo forte. Mas para chegar nessa atração histórica os arquitetos acharam um pouco estranho construir uma ponte que ficasse à vista de todos.

“É estranho construir uma ponte sobre o canal de uma fortificação defensiva, especialmente porque a ponte precisaria ser construída do lado onde tradicionalmente o inimigo era esperado.”

Então, o grupo de arquitetos criou uma “ponte” que de longe se torna quase invisível e por esse motivo tem um impacto visual bem menor na arquitetura histórica da fortaleza. O entorno ficou assim bem mais preservado do que ficaria se fosse construída uma típica ponte no local.

Achei muito interessante essa ideia. Isso me lembrou um ditado, que é mais ou menos assim: “Faça o que precisa ser feito e não somente aquilo que te pedem.” Não sei de quem é autoria dessa frase, mas imagino muitos arquitetos projetando as mais diversas pontes, quando perguntados se podiam fazer um projeto para a travessia desse canal.

E vocês, o que acharam?

Fonte: contemporist

Anúncios

5 responses to “Uma ponte dentro d´água

    • Olha, na minha opinião a água nem passa por baixo não. Como o fosso é gigante, deve ter outras saídas pra água escoar. Dai deve ter tipo um ladrão de água para dias de chuva intensa…

      Gostar

    • Sim, com certeza Rodrigo. Eu não vi o projeto da ponte, mas com certeza deve haver um sistema de escoamento para que a água da chuva não invada o local por onde passam os pedestres. Já que esse era o intuito do projeto, que a água ficasse no limite da ponte, tudo deve ter sido pensado desde o começo. Obrigado pelo comentário!

      Gostar

  1. Pingback: Pavimentadora de alta tecnologia | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s