Protótipo de sapato gera energia elétrica durante o caminhar

Que tal gerar energia para recarregar aparelhos eletrônicos simplesmente caminhando? Essa é a proposta de pesquisadores da Universidade de Wisconsin–Madison. Eles elaboraram o protótipo de um sapato que poderia gerar até 20 watts de energia, o suficiente para carregar quatro iPhones.

A diferença está na sola do sapato. Nela estão algumas bolsas repletas de uma liga de metais líquidos chamada de galinstan, que é atóxica e hoje usada em alguns termômetros como substituto do mercúrio. Os pesquisadores encontraram uma forma de transformar a energia mecânica gerada pelo andar, que normalmente se perde na forma de calor, em energia elétrica. Uma bateria localizada também na sola é a responsável por armazenar toda a energia gerada.

Outra funcionalidade desses tênis é o de prolongar a duração da bateria de um celular por mais tempo. Como grande parte da bateria dos telefones portáteis é gasta buscando o sinal de distantes torres transmissoras, os desenvolvedores adicionaram ao protótipo a capacidade de amplificar a rede. O sistema Wi-Fi integrado pode captar sinais de rede wireless, e realizar a mesma função.

Pense nas possibilidades. Simplesmente sair de casa sem precisar preocupar-se com o tempo de bateria de seus gadgets. Alguma caminhada e seria possível conectar eletrônicos à saída USB do sapato. Apesar de ser, atualmente, apenas um protótipo, há a expectativa que um produto como este chegue ao mercado em alguns anos. Os pesquisadores responsáveis pelo invento fundaram uma companhia chamada InStep NanoPower com o intuito de arrecadar fundos e possibilitar a sua comercialização.

Agora, pensando nesse mesmo sentido, imagine um piso de uma casa ou escritório, que possua essa mesma tecnologia. Enquanto você caminha em casa ou trabalha, gera a sua própria energia! Muito interessante não? Mais um item nas casas sustentáveis do futuro para amenizar o uso de energia elétrica vinda de outras fontes mais poluentes.

Já comentado aqui no blog, muitas pessoas estão pensando em formas alternativas de energia e como utilizá-la. Já existem pesquisas para gerar energia através da passagem de veículos e pedestres sobre pisos. Ou quem sabe, trocar uma refeição num hotel, por somente algumas pedalas na bicicleta. Confira!

Fonte: Techtudo

 

↓↓↓  Não esqueça de classificar este post!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s