Ponte se movimenta com os passos dos pedestres

Quando você pensa em uma ponte, a última coisa que você gostaria, era que ao caminhar, ela vibrasse ou se mexesse certo? Mas ela precisa mesmo ser imóvel? Com a forma de uma hélice, o projeto da ponte DSSH (Dynamic Shapeshifting Helix) chama a atenção não apenas pela iluminação colorida feita com tecnologia de LED, mas também por sua, excêntrica, versatilidade.

Essa construção, que será criada em Montreal, no Canadá, ligando dois prédios, possui um sistema que faz com que ela se mova de acordo com a passagem dos pedestres. Para fazê-la se mover, os arquitetos da empresa “sanzpont [arquitectura]” pensaram uma estrutura flexível que aplica diferentes tensões em pontos diferentes, que se movem quando as pessoas atravessam a ponte.

O projeto também buscou ser sustentável. Sua cobertura feita por células fotovoltaicas produz energia com a luz solar, tornando-a independente de outras fontes de iluminação. Além disso, a estrutura ainda prevê plantas que purificam o ar que circula internamente.

O trabalho foi vencedor do desafio de arquitetura DesignByMany, promovido com o apoio da HP e do site ArchDaily, em julho deste ano.

 

E então? Interessante como conceito ou firula como realidade?

 

Fonte: Exame.com

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s