Shigueru Ban projeta uma catedral de papelão na Nova Zelândia

Criação temporária do arquiteto japonês para a cidade de Christchurch, atingida por um terremoto em fevereiro, terá capacidade para acomodar 700 pessoas.

O arquiteto japonês Shigeru Ban revelou o projeto de uma catedral temporária para a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, atingida por um terremoto no dia 22 de fevereiro de 2011. Ban prevê a construção de uma cobertura triangular com 64 tubos de papelão, que serão produzidos na própria cidade.

A angulação dos tubos, de 830 mm de diâmetro, mudará progressivamente para que o telhado siga as linhas da cobertura da catedral danificada pelo terremoto. Contêineres serão utilizados para o fechamento do edifício, com exceção da fachada frontal, executada em vitrais pelos próprios cidadãos de Christchurch.

O espaço terá capacidade para abrigar 700 pessoas e, se seu custo for aprovado pela prefeitura local – a obra é estimada em 4 milhões de dólares neozelandeses, ou R$5,5milhões de reais -, o edifício será inaugurado no dia 22 de fevereiro de 2012, exatamente um ano depois do terremoto.

A nova igreja não será construída no mesmo local da antiga, que não foi totalmente destruída com o terremoto. “A catedral servirá como um auxílio no processo de cura dos cidadãos”, disse Ban. Apesar de temporária, existe a possibilidade de a estrutura ser mantida e se tornar um novo símbolo para a cidade. Caso contrário, o edifício poderá ser desmontado e reconstruído em outro local.

 

Leia também:

Shugueru Ban faz uma casa de papel para a marca francesa Hèrmes

Arquitetura em papel

 

Fonte: PINIweb

Anúncios

One response to “Shigueru Ban projeta uma catedral de papelão na Nova Zelândia

  1. Pingback: E se você pudesse ajudar a salvar vidas? Boas ideias mecerem atenção! | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s