Pura arquitetura, engenharia e arte!

Ao fazer um projeto, temos que mostrar para que ele veio, sem máscaras ou rodeios. Essa é uma linha seguida por muitos arquitetos e engenheiros. Revelar como foi feito, deixar materiais e estruturas à mostra, fazer com que o sentimento e a força gravitacional ajam a favor da estrutura física. Foi preciso um ano de esforços e dedicação técnica para desenvolver os projetos de engenharia e arquitetura que culminaram na Hemeroscopium House,  uma casa de vidro, concreto e água, simplicidade aparente, mas de complexa engenharia.

Sete elementos respondem a força gravitacional de forma construtiva, um empilhamento estrutural em forma helicóide gerando um apoio estável para a viga principal, que revestida com panos de vidro forma um dos lados da parede do piso superior.

O sétimo elemento é outro ponto de equilíbrio, chamado de “G” por seus criadores, um bloco de granito de 20 toneladas de contrapeso.

Os espaços da Hemeroscopium House são pura imaginação voltada para busca de luz, com suas janelas e panos de vidro convidando a participar do cenário das montanhas. No piso térreo, destinados a cozinha, quartos e área social, existe uma piscina mais convencional diferente do capricho da piscina em balanço do piso superior, que foi destinada a suíte máster.

A casa, toda pré fabricada, teve toda sua estrutura montada em somente 7 dias!

Assim é a Hemeroscopium House, brutalismo sem brutalidade, situada em Las Rosaz, no vale do Guadarrama, Espanha, desenvolvida pelo Arquiteto Antón García Abril e pela Ensamble Studio. Como Antón García Abril define, “ uma casa cem por cento emocional, onde o sentimento foi completo e se fundiu com a engenharia, resultando em um espaço a ser habitado”.

Assista como a casa foi construída:

 

E uma entrevista com o arquiteto:

 

Fonte: Design.in

Advertisements

5 responses to “Pura arquitetura, engenharia e arte!

  1. Bem legal! O interior tb é uma coisa bem clean.
    Mas dá um medo desse bloco de granito tombar e cair…

    Gostar

    • Acho meio diíficil! Esse bloco tem 20 toneladas!! O arquiteto conseguiu fazer com que parecesse uma pedrinha de 2kg só! Mas a escala da casa toda foi trabalhada para esse fim.
      Abraço!

      Gostar

  2. Pingback: Monumentos abandonados vindos do futuro? | Arquitete suas Ideias·

  3. Pingback: Como um projeto não construído ajuda em projetos futuros | Arquitete suas Ideias·

  4. Pingback: X House, México | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s