Studio Velocity: Montblanc house

O que me atrai na arquitetura japonesa contemporânea, é a criatividade que eles tem. Quando você pensa em uma residência, neste caso, uma residência japonesa, você tende a pensar em uma casa mais tradicional, com um telhado normal, muitas águas e assim vai.

Mas é incrível como os japoneses estão abertos as novas propostas dos arquitetos, e me parece que até gostam de se destacar com projetos “excêntricos” no meio de casinhas normais.

Não digo que no Brasil você não possa ousar, mas é incrível como se pode ver projetos diferentes vindos do outro lado do mundo, principalmente para casas unifamiliares.

Na cidade de Okazaki, no estado de Aichi, o studio velocity fez a “montblanc house”, que é uma casa de três  pavimentos com um pequeno salão de beleza no térreo em um calmo bairro residencial. Apesar de ter outras residências ao seu redor, o projeto procura ter pequenos espaços abertos que mantenham a privacidade e ainda forneçam a vista das montanhas da cidade.


A principal característica do projeto é o telhado inclinado. Parece que a casa consegue brincar com os grandes elementos arquitetônicos, onde as grandes janelas manipulam a escala através de toda a extensão externa da casa.

Essas aberturas, cinco no total, estabelecem a conexão com o entorno, providenciando muita luz natural e circulação do ar, assim como belas vistas do bairro. Sem nenhuma vedação com vidro, criam uma sensação ambígua com relação ao interior e exterior, onde o espaço é aberto mais protegido ao mesmo tempo, como no terraço.

Claro que é um belo espaço para dias ensolarados e quentes, mas quando o tempo vira já não saberia dizer como seria utilizar esses espaços. Mas também a cidade de Okazaki fica em uam região mais central do Japão, onde não deve fazer muito frio e muito menos nevar.

Todo volume interior da casa é separado dessa “casca” onde fica o telhado inclinado, para propiciar isolamento das interpéries do tempo. Assim também há espaços para a privacidade dos moradores.

No térreo um pequeno jardim está localizado ao lado sala de jantar e cozinha; dois terraços externos no segundo andar integram o espaço de estar com o exterior.

Térreo:

Primeiro andar:

Terraço:

Nos cortes você pode entender melhor como se dá o uso dos terraços por toda a casa.

 

 

Fonte: Desginboom

Anúncios

4 responses to “Studio Velocity: Montblanc house

  1. Pingback: NIPOCULTURA | A cultura japonesa ao seu alcance. // Studio Velocity: Montblanc house·

  2. Pingback: Simples como uma vírgula « Arquitete suas ideias·

  3. Pingback: Arquitetura japonesa minimalista #05 | Arquitete suas Ideias·

  4. Pingback: Mais uma micro casa com 3m de largura | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s