Galaxy Soho, de Zaha Hadid, é construído na China

Volumes orgânicos se conectam por pontes em diferentes níveis, mantendo a fluidez dos edifícios em Pequim.

As obras do Galaxy Soho, projetado pela arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, estão em fase inicial na cidade chinesa de Pequim. O complexo de 328 mil m² foi pensado em quatro grandes volumes orgânicos, interligados por pontes em diferentes níveis. No projeto, não existem cantos ou transições bruscas, que quebrariam a fluidez de sua composição formal.

Os edifícios totalizarão 161 mil m² de escritórios e 98 mil m² de lojas. Os grandes espaços interiores refletem a arquitetura chinesa, criando uma área interna contínua com pátios. “Aqui, a arquitetura não é mais composta por blocos rígidos, mas sim por volumes que se aglutinam para criar um mundo de adaptação mútua e contínua e uma movimentação natural entre cada edifício”, descreve a arquiteta.

Os pavimentos têm formas sempre diferentes, que se encontram com pavimentos dos outros volumes, “gerando um sentimento de imersão”, segundo Zaha. “Quando os usuários entram no edifício, eles descobrem espaços íntimos que seguem a mesma lógica utilizada no resto do edifício”, declarou a arquiteta.

Os quatro volumes terão um átrio central, permitindo iluminação natural no local. Todos os edifícios também terão uma cobertura vazada de metal, que segue as linhas de cada edifício. Os três pavimentos inferiores do Galaxy Soho contarão com lojas e espaços para entretenimento. Sobre eles, haverá vários pavimentos dedicados somente a escritórios. Nos últimos andares ficarão bares, restaurantes e cafés.

A altura máxima alcançada pelo edifício é de 60 m. O terreno tem aproximadamente 50 mil m². A estrutura será de concreto, pintado na cor branca, e fechamento em vidro.

 

Conheça também uma escola que Zaha projetou em Londres.

 

Fonte: PINI web

2 responses to “Galaxy Soho, de Zaha Hadid, é construído na China

  1. quero ver essa mongolona dar desculpa pros usuários que não conseguem por uma estante ou uma mesa direito nesse edifício, sem contar infiltrações, etc. etc.

    Gostar

Deixe um comentário