Papel de grafeno é 10 vezes mais forte que o aço

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália, produziram um papel feito de grafeno que é dez vezes mais resistente que o aço e seis vezes mais leve.

Ele é dez vezes mais forte do que o aço, fino como papel e pode revolucionar vários setores da indústria, como a de automóveis. O papel de grafeno, criado pelos cientistas da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália, é baseado no grafite.

O grafeno é o material mais fino e forte que se conhece. É constituído por lâminas de carbono com a espessura de apenas um átomo. Foi produzido pela primeira vez em 2004 e, no ano passado, rendeu o prêmio Nobel de química aos pesquisadores Andre Geim e Konstantin Novoselov.

O carbono é o elemento que, conforme a combinação dos seus átomos, forma materiais tão distintos quanto o diamante e o grafite. O papel de grafeno produzido pela equipe liderada pelo professor Guoxiu Wang é feito a partir do grafite moído, purificado e filtrado por meio de processos químicos, até ter suas nano estruturas reconfiguradas e, então, processadas na forma de finas lâminas.

Essas nanofolhas possuem propriedades térmicas, elétricas e mecânicas excepcionais, sendo muito resistentes e flexíveis. Por exemplo, se comparadas ao aço, elas são seis vezes mais leves, cinco a seis vezes menos densas, duas vezes mais duras, possuem 10 vezes mais resistência à tensão e 13 vezes maior rigidez à flexão.

Além disso, o papel de grafeno é reciclável e sua fabricação é relativamente simples. Os pesquisadores acreditam que ele pode revolucionar as indústrias de automação, aviação, elétrica e óptica. Ao substituir o aço, por exemplo, o papel de grafeno pode gerar carros mais leves e resistentes, além de aviões que consomem menos combustível. O estudo foi publicado na Journal of Applied Physics.

Na matéria não comenta, mas imaginem os usos que esse material poderia ter na arquitetura? No mínimo interessante não?

Fonte: exame.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s