É estressante ser arquiteto?

Muitos diriam com certeza, óbvio, sem dúvida nenhuma, mas até hoje nunca tinha visto um ranking ou estudo sobre o assunto. Segundo o site de empregos CareerCast, é muito estressante levar a vida como um arquiteto. Para ser exato, é a 7ª profissão mais estressante entre 200 outras profissões pesquisadas.

Entre os critérios estavam condições do ambiente de rabalho, grau de competitividade e riscos no trabalho, além de salário e potencial de crescimento na carreira.

De acordo com um estudo recente da Associação de Psicologia Americana, 70% dos profissionais apontam seus empregos como a principal causa para sintomas de estresse.

No Brasil, o cenário não é diferente. Por isso, o site Exame.com listou as 10 profissões com os índices mais altos de estresse e consultou especialistas para entender se a história se repete no país e os motivos para isso.

Mas as pressões, segundo o arquiteto Marcílio Barotti, não estão ligadas ao processo de elaboração do projeto. “O problema são os entornos, a burocracia para aprová-lo junto à prefeitura, as reclamações dos vizinhos e preocupações dos clientes”, diz.

Ele, que trabalha 12 horas todos os dias, estima que, em média, um arquiteto com experiência e negócio estabelecido receba em torno de 20 mil reais por mês.

Claro, não será recém formado que você receberá essa quantia. Demora um bom tempo até que consiga se firmar no mercado, conseguir clientes, ter estabilidade, etc. Ou seja, quanto você tiver passado dos 40 anos, tiver MUITA experiência e um escritório bem estabelecido, aí talvez consiga ganhar os 20 mil reais por mês. Mas isso na minha humilde opinião né? De certo mesmo, o arquiteto se incomoda muito durante sua carreira. Porque é um absurdo que um profissional que lida com a segurança, bem estar e um bem material para vida toda das pessoas seja mal remunerado. E ainda tem os casos de escritórios de arquitetura que nem assinam carteira de trabalho por ser oneroso demais…

Por exemplo, em uma sociedade onde o que o médico diz é lei e você segue a risca o que ele diz, quando se trata da sua casa, em vez de ouvir o arquiteto, que estudou para isso e se dedica para fazer o melhor possível, nessa hora, todo mundo acha que tem um pouco de arquiteto em si e adora dar palpites. Você palpita no seu tratamento dado pelo médico?

É dever do arquiteto ouvir as inquietações, desejos, ânsias dos clientes e colocar em prática a casa dos sonhos de cada um, mas no momento que o cliente começa a ditar as regras de projeto, onde pôr, como pôr e de que jeito fazer as coisas, aí, o arquiteto fica de mãos atadas e não consegue fazer um bom projeto.

Além de ser estressante lidar com todo pessoal ligado a construção de uma casa, desde o pedreiro até o cara das persianas, são meses de problemas para resolver… Afinal, alguém ai já ouviu falar de uma obra que não deu problema?

Mas no final, apesar de tudo é a profissão que escolhi para mim. E você, gosta da sua profissão?

Fonte: Exame.com

↓↓↓  Não esqueça de classificar este post!!!

Anúncios

4 responses to “É estressante ser arquiteto?

    • Olá Rodrigo!
      Que bom que você gostou do blog! Sempre que puder de uma passada por aqui!
      Espero que você faça uma bela carreira na arquitetura!
      Mas antes, boa sorte no vestibular!
      Abraço…

      Gostar

  1. Essa história de contratar sem assinar carteira é uma sacanagem que dá para resolver na justiça trabalhista. Pena que como a maioria tem medo de se “sujar” isso se torna uma prática comum. Uma coisa é alguém trabalhar como PJ de verdade, outra é ser um empregado que não tem todos os direitos que deveria ter.

    Gostar

  2. Pingback: Você sabe o que um arquiteto pode fazer em sua carreira? | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s