Bicicleta impressa em 3D

Essa biclicleta foi impressa em 3D e é tão forte quanto aço com 1/3 do peso do alumínio.

aero space light weight material,3d printed bike, super light weight bike, ALM product,additive layer manufacturing,EADS bike, air bike, green bike, new bike material, printed parts, next generation material

Com um belo design esta bicicleta está virando notícia no mundo não só pelo estilo, mas pelo modo em que ela foi feita também. A UK engineers imprimiu o modelo usando um composto de nylon e metal que resultou em um material tão forte quanto aço e sendo 65% mais leve que o alumínio. A “Airbike” é o conceito tomando forma para a tecnologia chamada de fabricação por adição de camadas, que literalmente vai montando qualquer objeto camada por camada até estar totalmente completo e funcional. Neste caso para que a bicicleta funcionasse foi preciso imprimir somente 6 diferentes partes. A meta é mostrar como a tecnologia pode revolucionar o design de produtos desde aviões até satélites, chegando até coisas mais “próximas” de nós, como bicicletas.

aero space light weight material,3d printed bike, super light weight bike, ALM product,additive layer manufacturing,EADS bike, air bike, green bike, new bike material, printed parts, next generation material

O Grupo AeroEspacial e de Defesa da Europa, empresa mãe da Airbus, está desenvolvendo a tecnologia para criar materiais mais leves e fortes para equipamentos aeronáuticos. Eles decidiram projetar a bicicleta para mostrar que esta tecnologia não está presente somente nas partes escondidas, mas que também poderá mudar o modo que produzimos as coisas à nossa volta.

O processo chamado de fabricação por adição de camadas, nada mais é do que criar um produto através da união de materiais, ao invés de cortá-los ou retirá-los de outro material. Um fino pó de nylon junto com metal é estendido e derretido com laser. Como uma impressora 3D os layers são feitos consecutivamente um sobre os outros, fundidos, originando um material tão duro quanto o aço.

O processo também usa um décimo do material que seria necessário, por isso torna-se um substituto ecológico. Porém nada foi falado até agora se esse material poderá ser reutilizado ou não. E tem mais um problema: não espere que a Airbike esteja rodando pelas ruas por aí, pois foi somente uma demonstração do que a nova tecnologia é capaz, por enquanto. Uma pena, quem sabe daqui a alguns anos não tenhamos algumas dessas sendo vendidas? O potencial é gigantesco.

Fonte: Inhabitat

Leia também:

Impressora 3D: uma fábrica em casa?

Impressora 3D pessoal chega ao mercado

“Contour Crafting” construirá casa de 600 m2 em 24 horas

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s