Começou no dia 23 de março a votação pública que escolherá três vencedores entre os 11 finalistas do Desafio Global do Changemakers da Ashoka “Moradia Ideal: Colaboração Para Cidades Mais Inclusivas e Sustentáveis“. A votação acontece no site changemakers.com. Os três finalistas com maior número de votos receberão cada um US$10 mil para investir em seus projetos para a construção de comunidades mais resistentes e habitáveis em todo o mundo.
Os 11 finalistas foram escolhidos entre 289 participantes de 48 países por um painel internacional de jurados especialistas no tema. Os jurados selecionaram finalistas cujas ideias foram consideradas as mais inovadoras, mas também as com maior potencial de aplicação em escala em cenários urbanos.
Os finalistas são:
Sume Materiales (“Incorporate materials”) – Reutilization of Materials to Facilitate Access to Housing – Argentina
Developing Real Estate for Squatters and Tenants of the City of Buenos Aires – Argentina
Social Franchising for Development of Sustainable Housing at the Bottom of the Pyramid – México
Programa Bem Morar – Brasil
Kibera Public Space Project: Sustainable Housing Through “Productive Public Space” – Quênia
Zero Waste, Sustainable Architecture, Renewable Energy – Brasil
Green Development Zone – EUA
micro Home Solutions: Safe & Affordable Home Upgrading in Low Income Urban India – Índia
Transforming the Low-Income Housing Development Paradigm – México
Building a Culture of Earthquake Resistant Construction Practices Among Day Laborers in Haiti – EUA
Até o dia 06 de abril de 2011, visitantes do Changemakers.com podem votar em três soluções empreendedoras que constroem cidades mais agradáveis e inclusivas. A participação e votação contribuem para o avanço nos modelos de colaboração significativa e eficaz entre líderes comunitários, urbanistas, acadêmicos, especialistas em transporte, instituições de crédito e financeiras, profissionais de arquitetura e políticas públicas, além de governos locais.
Os vencedores serão conhecidos no dia 12 de abril e além do prêmio de 10 mil dólares, seus projetos serão apresentados e expostos no evento de encerramento da competição que acontece em junho de 2011 no National Building Museum, em Washington, DC.
“Em 2050, três em cada quatro pessoas no mundo viverão nas cidades já que milhões de pessoas continuam a migrar para áreas urbanas em busca de novas oportunidades”, explica a presidente da Ashoka Diana Wells. “Ao criar habitações que sejam acessíveis, sustentáveis e inclusivas e enfrentar o desafio de restrições de energia e alterações climáticas, estas soluções permitem que as cidades possam servir de motores da economia global ao mesmo tempo em que proporcionam comunidades mais agradáveis e resistentes para milhões de pessoas ao redor do mundo.”
Participe você também!
Fonte: Changemakers da Ashoka