Descaso com as nossas cidades – Florianópolis

Já venho há algum tempo vendo coisas bizarras na cidade onde eu moro, Florianópolis, a qual gosto muito, mas infelizmente ainda é uma cidade “pequena” com problemas de cidade “grande”. Bem, ela já tem mais de 400 mil habitantes e esse número aumenta muito na temporada, mas o post de hoje não seria para falar do tráfego parado em vários ponde da cidade, da criminalidade ou do transporte público que não é lá grande coisa…

Quero comentar, na minha humilde opinião, do descaso que a cidade tem com os deficientes visuais.

É simplesmete inadmissível a infra estrutura para quem não exerga ou tem baixa visão. Postes e placas no meio da calçadas, passeios esburacados, sinalização feita mal e porcamente.

Não sei como funciona ou SE EXISTE alguma fiscalizalção para isso, mas a NBR 9050 mostra muito bem como devemos pensar e projetar as sinalizações para deficientes visuais. Mas parece que aqui em Floripa, cada um faz do jeito que quer, principalmete com relação as sinalizações táteis nos pisos.São pisos de alertas em locais indevidos, pisos guias (direcionáveis) que levam diretamente a um poste (não tenho fotos, mas já vi isso) e outros tantos casos que não caberiam contar aqui.

O que me indignou ao ponto de criar o post de hoje, foi ao esperar um ônibus no bairro Córrego Grande, foi ver exatamente isso:

Assim….. COMO????? EU PERGUNTO, COMO UM DEFICIENTE VISUAL PODE CONFIAR EM UMA SINALIZAÇÃO DESSA?

O que veio primeiro, a calçada ou ponto de ônibus? Ao meu ver tanto faz…..se a calçada foi feita antes…não teria porque o piso de direção fazer o desvio. Caso o ponto foi colocado antes…hã, não faz sentido esse piso todo! E se o piso foi desviado, o ponto ficaria mais pra frente? Onde, no meio da rua?

E notem que como em vários lugares de Florianópolis, as sinalizações são colocadas somente em trechos das calçadas, como vocês podem ver na primeira foto. O piso tem um trecho de uns 50 metros sem sinalização, voltando a ter somente em frente ao supermercado.

Atenção proprietários privados e orgãos públicos, ao fazer sinalizações para pessoas que não podem ver, façam de forma correta, pois eu não arriscaria tentar utilizá-las do jeito que são feitas atualmente.

Já conversei com deficientes visuais, que me relataram que não usam muito os pisos, pois não se sentem confortáveis ou seguros para usá-los. Incrível não? As pessoas que precisam, não usam. Então por que fazer? Vale a pena?

Claro, há locais onde são feitos de forma correta…mas pra quem usa, um ou dois pontos que funcionem não valem pra se deslocar pela cidade inteira não é mesmo? Falta fiscalização? Conhecimento da lei? Punição para quem faz errado?

Bem… fica aqui minha indignação com o descaso com essa parcela da população que paga impostos iguais a todos os demais cidadãos.

Para quem se interessou, aqui tem o pdf da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário,
espaços e equipamentos urbanos)

Quero até começar uma “campanha”. Caso você, na sua cidade, tenha algo para mostrar e fica indignado como eu, mande fotos e seu depoimento para que eu possa mostrar aqui no blog o que acontece pelas cidades que está incomodando seus habitantes. Vale qualquer coisa…falta de infraestrutura, descasos, curiosidades…enfim, o que vocês acharem que vale a pena mostrar aqui no blog.

Obrigado!

Advertisements

8 responses to “Descaso com as nossas cidades – Florianópolis

  1. Ow Hiroshi, essa situação é realmente inadmissível e infelizmente muito comum.
    Sugiro que você procure a mãe da Chris, a Márcia, que trabalha no CREA exatamente com enfoque na questão da acessibilidade. Ela pode ajudar muito na averiguação desses absurdos e quem sabe até na solução de muitos deles.

    Abraços!

    Gostar

    • E ai Vini, blz? Bom saber que existem pessoas que trabalham pra que isso não aconteça neh! Incrível como isso pode ser tão comum…
      Vlw pelo comentário….
      Abraço…

      Gostar

  2. Infelizmente, este descaso é realidade em todo o Brasil. Aqui em Salvador só existe um bairro com piso podotátil, mesmo assim a maioria dos moradores do local não sabe da utilidade dele. Encontro as sinalizações na entrada dos bancos e alguns hospitais. E só.

    Gostar

    • Infelizmente essa é a realidade do nosso país… E ainda por cima, nos poucos lugares que tem esse tipo de piso, bem provável eles não são feitos 100% de forma correta.
      Obrigado pelo comentário Marina!
      Até…

      Gostar

  3. existe um descaso efetivo derivado de um desleixo de ordem cultural. cansei de ver boteco da moda na lagoa com riozinho de chorume escorrendo na frente. porque há uma mentalidade onde cada um cuida apenas do seu curral, mesmo quando se sabe que a faixa de calçada é de acesso público, mas ainda se trata de propriedade e responsabilidade do dono do terreno que ela limita. o cara enfeita todo o interior do bar, mas deixa a entrada com rio de chorume.

    dia desses eu vi uma televisão de cachorro no córrego grande. televisão de cachorro já é algo conceitualmente lamentável, mas ali há uma variação de riozinho, agora de gordura de frango, a céu aberto. fotografarei em momento oportuno.

    Gostar

    • Poxa…então muita coisa acontece no córrego grande… Chega a ser triste não é mesmo? Isso só me faz imaginar como a educação e cultura pode mudar um povo. Como um simples exemplo, agora no Japão depois de tanta destruição, você viu alguma reportagem, vídeo ou comentário de saques, furtos ou selvageria na terra do sol nascente? Supermercados, lojas de conveniência, tudo destruído, mas você não vê ninguém roubando nada. Todos se ajudam para o bem do próprio país. Daqui a um ano, já vai estar tudo limpo e começando a reconstrução. Agora, imagina uma tragédia dessa no Brasil, quantos anos levaríamos para nos reerguer?

      Gostar

  4. Pingback: Descaso com as nossas cidades 03 – Joinville « Arquitete suas ideias·

  5. Pingback: Intervenções urbanas #02 « Arquitete suas ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s