Segundo os mitos do Shintoísmo, os deuses criaram o Japão e o seu povo. Até os meados do ano 1900, os japoneses adoravam o imperador, como um descendente direto de Amaterasu-Omi-kami, a deusa do sol e mais importante divindade da religião. Em 1868, o governo japonês, instituiu o Shintoísmo como religião oficial do país. Porém, depois da derrota japonesa na II Guerra Mundial (1939-1945), o imperador Hiroíto renunciou ao caráter divino atribuído à realeza, e a nova Constituição do país passou a defender a liberdade de religião. Contudo, 90% da população japonesa é xintoísta, e os que pertencem a outra religião, permanecem oferecendo sacrifícios devocionais aos deuses e celebrando suas cerimônias e rituais.
O símbolo dos santuários shintoístas o Tori representa a divisão entre o mundo comum e o mundo divino. É a porta de entrada, feita de madeira, sem qualquer telhado ou muros anexados formada por duas colunas ligadas por duas vigas; as colunas representam os alicerces que sustentam o céu, enquanto que as vigas simbolizam a terra.
Depois de uma aula sobre religião, mostro a seguir uma mesa muito interessante, pra quem gosta da cultura japonesa:
O arquiteto japonês Hiroyuki Tanaka desenhou essa mesa baseado em estruturas chamadas de “Toris”, estruturas também muito utilizadas em telhados e pilares dos templos antigos.
Nome do projeto : Mesa templo
Design: HIROYUKI TANAKA ARCHITECTS
Líder do projeto : Hiroyuki Tanaka
Participante do projeto: Hiroki Hanazuka
Material : madeira
Tamanho: largura 1200mm, profundidade 1200mm, altura 700mm
Período de estudo: abril-setembro 2010
Essa mesa de madeira tem 4 blocos intertravados feitos de ripas de mesma secção.
Esta mesa foi derivada do sistema arquitetônico de telhado e pilar. Neste caso, significa que o pilar é a perna da mesa e o telhado seria o tampo dela. Tudo foi resolvido tanto logicamente (estrutura) e no padrão estético (ornamento), como seguiam os costumes quando se faziam antigos templos nesse sistema.
Viu viu viu… Achei teu post no Google Alerts! =)
Bem legal essa mesa! =)
Bjoo
GostarGostar
Olá,
Gostaria de saber qual madeira foi utilizada nesse projeto.
Obrigada.
GostarGostar
Olá Regiane!
Desculpa, infelizmente não sei informar de que madeira foi feita a mesa.
No site de onde eu tirei as informações só descriminava como “white wood”.
Abraço!
GostarGostar
Pingback: Uma mesa dobrável como você nunca viu! De novo! | Arquitete suas Ideias·