Hotel Ryugyong – a maior ruína, prédio mais feio ou o pior projeto do mundo?

É na capital da Coreia do Norte que se situa aquele que é talvez o maior projeto controverso dos modernos: um hotel inacabado com 105 andares. Na sua origem está um projecto megalomaníaco feito para um país onde se vive em permanente miséria e crise econômica.

Na capital da Coreia do Norte, Pyongyang, situa-se um dos mais grotescos edifícios do mundo, o hotel Ryugyong. A sua forma piramidal estrelada, já em si bastante singular, aliada à sua enorme dimensão (105 andares e 330 metros de altura) tornam-no digno de uma qualquer mega-metrópole retrofuturista. Mas o aspecto mais bizarro é o fato de ser uma ruína, uma colossal ruína desde 1992, data em que a sua construção parou. Desde então, no meio da paisagem urbana de Pyongyang, ergue-se da neblina matinal como um fantasma de ar assustador. Até o guindaste que ficou abandonado no vértice do edifício parece evocar uma ave de mau agoiro…

A construção começou em 1987. Julga-se que este projeto megalomaníaco terá sido parte de (mais uma) manobra de propaganda do regime da Coreia do Norte pois, se ficasse concluído no prazo, teria sido o hotel mais alto do mundo. Entre outras características formidáveis teria 360 000 m2 de área habitável, 3000 quartos e 7 restaurantes situados nos andares rotativos do topo.
Mas, como em tantas outras situações, a ambição foi maior do que a capacidade financeira. Na época estimou-se que seriam necessários cerca de 750 milhões de dólares para completar a construção do projeto, qualquer coisa como 2% do PIB do país. O governo norte-coreano comprometeu-se inicialmente a pagar uma parte importante das despesas. Entretanto houve problemas com as matérias primas, com o fornecimento de energia elétrica e com o financiamento. As próprias técnicas construtivas utilizadas levantaram várias dúvidas, principalmente sobre a resistência da estrutura. As obras foram interrompidas em 1992 e assim permaneceram durante 16 anos.

Em 2008, porém, a construção foi retomada. Uma empresa egípcia começou a recuperar os andares de topo e a cobrir de vidro as fachadas. Uma estimativa diz que serão precisos 2 (eu disse DOIS) bilhões de dólares para que o hotel seja completado. No entanto, as dúvidas sobre a resistência da estrutura subsistem, ainda mais porque 16 anos de exposição ao clima deixaram a sua marca em numerosas fendas e corrosão. A ideia do governo é ter o edifício concluído em 2012, data em que se comemora o centenário do nascimento de Kim Il Sung, o fundador do país. Talvez então o Hotel Ryugyong possa parecer qualquer coisa como isto:
Apesar de que muitos não acreditam que o prédio será acabado, chegando ao ponto de que empresas publicitárias apagarem o prédio das fotos quando tem que fazer propaganda na área do hotel, quem sabe em 2012 (se o mundo não acabar) veremos esse edifício pronto, sei lá por quanto tempo antes de fechar as portas definitivamente. Afinal, quem pode ir de férias para a Coreia do Norte??
Anúncios

3 responses to “Hotel Ryugyong – a maior ruína, prédio mais feio ou o pior projeto do mundo?

  1. Oi Hiroshi! tudo bem?

    em primeiro lugar, respondendo a tua pergunta: acho que ninguém pode ir de férias lá, não!
    em segundo, o prédio seria realmente incrível se fosse finalizado, mas realmente não tem cabeça quem ressolve criar sem mais nem menos um projeto desta dimensão em um país tão pobre como a coréia do norte!

    bom, ao menos se tivessem dinheiro para acabar o prédio ou se fosse permitido viajar de férias para Coréia do Norte sem nenhum problema eu visitaria com certeza este prédio!

    Gostar

  2. Pingback: Construções monumentais: O que é preciso para se construir um ícone? | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s