“House K” – Espaço ao ar livre dentro de uma casa

O arquiteto japonês Yoshichika Takagi projetou essa casa em Sapporo, no Japão. O interior é dividido por uma série de estruturas de madeira de forros inclinados.

Chamada de “House K”, a residência tem plataformas e mezaninos formados em cima dos cômodos com formato de casa, agrupados em torno da cozinha, que fica ao centro.

Como demosntrar o espaço entre o interior e o exterior?

Para esse projeto residencial, o cliente pediu um espaço aberto no interior da casa. Mas ao mesmo tempo, uma das outras condições era que deveria revelar a forma da casa em seu exterior.

Isto tudo era desejo do cliente, assim como gostava do sentimento de estar rodeado de casas, como se fosse em uma vila. Porém o local onde seria implantado a casa estava na verdade, em uma área regular residencial, rodeado de casas de alvenaria.

Considerando o clima frio de Hokkairo, não pareceu ser muito apropriada uma solução onde se faria um amplo espaço aberto no interior da casa, como um local ao ar livre, ainda que mantivesse a forma da casa exteriormente.

O escritório tentou ideias onde o espaço seria “interior” (o que significaria fechado em termos de conforto térmico) mas que desse a impressão de estar ao ar livre, como pano de fundo dentro da edificação.

A condição de se fazer um espaço aberto dentro da residência, levou a ideia direta de se projetar cômodos com formas de casinhas, o que daria a sensação de uma pequena vila.

Com esse formato de várias casas, cria-se uma divisão entre espaço interior e exterior dentro da residência. Essa sensação de um espaço aberto como se fosse uma vila implica num espaço externo, mesmo que sob um teto.

Com todo esse pensamento, foi possível criar esses espaços internos e externos como um cenário para a residência.

Depois de algumas tentativas, foi percebido que um espaço com mais de 3 formatos de casas daria o sentimento de vila, o que potencialmente criaria a relação entre interno e externo.

Ao cobrir todo o conjunto com uma grande forma de casa, tudo funcionaria como um espaço interno nos termos de conforto térmico.

No fim, foi criado um cenário entre o “interno” e o “externo” colocando 6 cômodos em forma de casas, com uma grande casa em seu exterior encobrindo todo o local.

Uma das 6 formas de casas foi feita como um terraço ao ar livre.

Dentro da edificação fica o sentimetno de uma visão de uma vila, com a ajuda de todo desenho entre exterior e interior.

Apesar de se um ambiente fechado, quando as pessoas vivem e usam o interir da casa, o sentimento de estar dentro de uma casa se transforma em um sentimento de estar ao ar livre, aproveitando o espaço externo da casa.

É somente nesse momento que a ideia da inter-relação entre espaços interiores e exteriores seria expressada e percebida.

Especificação do Projeto
Local: Sapporo, Hokkaido, Japão
Finalidade da construção: Residencial
Estrutura da constução: estrutura de madeira com 2 pavimentos
Área total: 379.58 m2
Área construída: 193.77 m2
Área total construída: 226.06 m2
Projeto: Yoshichika Takagi (Sekkei-Sha)
Construção: Daisuke Hasegawa (Daisuke Hasegawa & Partners)

Fonte: Dezeen

Anúncios

2 responses to ““House K” – Espaço ao ar livre dentro de uma casa

  1. Pingback: Tweets that mention “House K” – Espaço ao ar livre dentro de uma casa « Arquitete suas ideias -- Topsy.com·

  2. Pingback: Casa KJC2 – Singapura | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s