Escritório de arquitetura cresce com sistema on-line para acompanhamento de projetos

Depois de montar negócio próprio, arquiteta angariou clientes nacionais e internacionais e lançou acompanhamento de projetos pela internet

A arquiteta carioca Leila Dionizios, 29 anos, iniciou sua vida como empreendedora antes mesmo de acabar a faculdade. Além de fazer estágio, começou a captar pequenos projetos e realizar alguns trabalhos internacionais. Um ano antes de sua formatura, montou um escritório próprio, cuja sede era sua própria casa. Seus trabalhos começaram a se tornar populares pela divulgação boca a boca. Em 2007, Leila deixou a empresa caseira e investiu R$ 50 mil em um escritório, com a ajuda de parceiros em projetos anteriores.

O passo mais difícil dessa transição não foi a mudança, mas sim a falta de experiência de Leila com o ambiente coorporativo. “Eu nunca estagiei em escritório. Foi difícil entender como ele deve funcionar”, conta. Outro obstáculo no começo de seu empreendimento foi a contratação de funcionários. “Demos muita cabeçada para achar pessoas da área de construção civil que cumpram prazos. Também foi difícil encontrar fornecedores”, diz. “Na tentativa e erro, criamos uma rede boa de contatos.”

Hoje, Leila está à frente de uma equipe de dez arquitetos e decoradores e é responsável por projetos tanto no Brasil como no exterior, no Chile e em Angola, país que foi responsável por 40% de seu faturamento em 2009. “Fiz um projeto para um cliente aqui no Brasil e, ao voltar ao país, fiz mais outros trabalhos para ele. O mesmo aconteceu no Chile”, afirma a arquiteta. O faturamento do escritório foi de R$ 600 mil em 2009 e, neste ano, o negócio já teve crescimento superior a 100%.

SISTEMA ON-LINE

Um diferencial que tem atraído mais clientes para o escritório de Leila é o sistema on-line e interativo para acompanhar os projetos. Cada um tem uma senha que permite o acompanhamento do cronograma, fotos da obra, orçamentos e projetos. “O sistema on-line facilita muito o atendimento do cliente quando ele precisa, sem atrapalhar sua rotina, principalmente com nossos clientes no exterior”, explica.

Agora o foco da arquiteta e empresária são projetos fora do Rio de Janeiro, em outros estados brasileiros e também em novos países.

 

Fonte: Pequenas empresas & Grandes negócios

 

Anúncios

One response to “Escritório de arquitetura cresce com sistema on-line para acompanhamento de projetos

  1. Pingback: Como abrir o seu próprio escritório de arquitetura, parte 1 | Arquitete suas Ideias·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s