Clique na imagem para assistir o vídeo.
O plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente. E não é por menos, como sua matéria-prima é o petróleo, sendo um recurso natural limitado, os produtos feitos com este material demoram milhares de anos para se biodegradar.
7% do petróleo mundial é utilizado para produção de plástico. Para se ter uma idéia este número é maior do que todo o consumo de petróleo do continente Africano.
Agora me diga, para aonde vão todos estes produtos feitos de plásticos? São três destinos certos: ou eles vão parar em lixões criando montanhas de lixo, são incenerados liberando perigosos tóxicos ou no pior caso vão parar nos oceanos criando lixões flutuantes gigantescos como o Lixão do Oceano Pacífico.
Um outro ponto crítico é que a maioria dos produtos feitos de plástico só são utilizados uma única vez. Em nosso dia a dia estamos acustumados a usar embalagens descartáveis, garrafinhas de plástico, sacolinhas e copos sem necessidade, é possível utilizar outros produtos mais eficientes ou criar estes mesmos produtos com matérias-primas mais sustentáveis.
Para um planeta mais limpo é preciso reduzir o consumo de produtos feitos de plástico e reciclar os já existentes! Apesar dos avanços na conscientização hoje nós produzimos 20 vezes mais plástico do que a 50 anos atrás.
Pensando no problema do descarte a empresa japonesa Blest criou uma máquina que consegue transformar diversos tipos de plástico em um óleo refinado pode se transformado em óleo diesel, querosone e gasolina. A máquina é pequena, simples e segura. Veja o video no começo do post e entenda a proposta.
Hoje essas máquinas só estão disponíveis para empresas, mas o idelizador delas, o professor Akinori Ito luta para que fiquem mais baratas e acessíveis para que todos possam ter uma em casa.
Fonte: Coletivo Verde